sábado, 30 de julho de 2011

Jogos Regionais: sai a classificação final da 55ª edição


Terminou oficialmente nesta sexta-feira (29), os JR, 7ª região esportiva, que na atual temporada foram realizados em P. Prudente. Com o encerramento de todas as competições, foi divulgado o boletim final, onde consta a posição de todos os 78 municípios participantes.
Na 1ª divisão, após 13 anos, Prudente comemorou o título, com Marília, até então pentacampeã, ficando com o vice-campeonato geral. Caíram Tupã e Cândido Mota, que cederão lugar no ano que vem em Dracena, para Paraguaçu Paulista e Adamantina, respectivamente, primeiro e segundo colocado da 2ª divisão.
Garça, em relação ao ano passado em Assis, caiu algumas posições. Se em 2010 a Sentinela do Planalto terminou em 7º lugar, com 86 pontos - a melhor campanha da história - neste ano ocupou o 17º lugar, com 54 pontos. Alguns fatores contribuíram para esta colocação: desfalques de última hora do atletismo e da natação, esta, faturando cinco medalhas em Prudente, contra 35 no ano passado em Assis, com a pontuação final da modalidade caindo substancialmente, futsal e tênis de mesa masculino integrando a 1ª divisão e não pontuando como em anos anteriores, ausência do tênis de mesa feminino, medalhista nos dois últimos anos e que teve os seus preciosos pontos fazendo muita falta, derrotas inesperadas da bocha (oitavas) e voleibol (quartas), modalidades que, tradicionalmente, sempre pontuaram, e bem, na classificação final. Sem contar que vários municípios literalmente "contratam" atletas somente para os Jogos Regionais, prática não adotada pela Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer de Garça, que confirmou a participação em 11 modalidades na atual temporada. "Existem cidades que disputam os Regionais em alguns esportes com os atletas sequer passando ou conhecendo o município que defendem, não sabendo nem ao menos onde fica e chegando diretamente para as competições e depois indo embora. Somos contrários a esta prática", comentou o titular da SEJEL, Manoel Mascarenhas.Ressaltando que a posição final não possui nenhuma relação com o número de medalhas conquistado pelo município. Garça conquistou 11 ao total, sendo três de ouro, quatro de prata e quatro de bronze.