sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Coluna Recordar é Viver - 'O goleiro Marcos pendurou as luvas'

Por Wanderley Marcos 'Tico' Cassola


Nem bem começou a temporada futebolística no Brasil e já tivemos uma notícia bombástica. O goleiro Marcos, do Palmeiras, anunciou que está “pendurando as luvas” isto é, vai se aposentar do futebol. Um goleiro pra lá de notável. Um atleta à moda antiga, extremamente profissional, ídolo do Palmeiras e respeitado pela torcida contrária. Apesar de corintiano, tinha grande admiração por ele (aliás, quem não tinha?), por isto a coluna presta uma homenagem ao Marcos Roberto Silveira Reis, reproduzindo matéria publicada no blog do grande palmeirense Marco Antonio Morais: “o goleiro Marcos confirmou que não é mais jogador de futebol. Ele se aposenta após inúmeros problemas físicos que o perseguiram durante a carreira. Vai prolongar suas férias em mais dois meses e depois decidir o que fazer, não estando descartada a possibilidade de assumir um cargo diretivo no time. Adorado por todos, inclusive por adversários, sincero, honesto, de riso fácil, esse palmeirense nascido em Oriente passou pela Lençoense, antes de ser “canonizado” pelos palestrinos. Quem não se lembra do pênalti defendido na Libertadores de 2000, cobrado por Marcelinho, que eliminou os “gambás” que choram até hoje a desclassificação traumática - com gol de Galeano no tempo normal. Foi o goleiro titular, campeão mundial na Coréia/Japão em 2002. Passou pelo inferno em 2003, quando o Palmeiras disputou a Série B do Brasileiro. Mas sempre esteve lá, com a sua camisa nº 12, defendo o gol e recusando uma milionária proposta do Arsenal da Inglaterra.
Ele foi um dos poucos jogadores que hoje em dia se identificam com a torcida. Espécime em extinção, raro de se encontrar. Fará muita falta e deixará muita saudade. Mas, aos 38 anos, realmente chegou a sua hora. A sua última partida foi no dia 18 de setembro, em Florianópolis, no empate com o Avaí, 1 x 1. Claro que ele ainda viverá a emoção de um jogo de despedida para ser ovacionado pela nação alviverde, que o idolatrou como ninguém”
A carreira: Pelo Verdão, nos quase 20 anos, foram 530 partidas disputadas. É o sétimo atleta que mais jogou pelo clube, está atrás apenas de Ademir da Guia (901 jogos), Leão (617 jogos), Dudu (609 jogos), Waldemar Fiúme (601 jogos), Valdemar Carabina (584 jogos) e Luís Pereira (568 jogos). Entre os goleiros, é o segundo que mais atuou na história alviverde, atrás apenas de Leão (617 jogos).
Os títulos: Campeonato Brasileiro 1993 e 1994, Torneio Rio-São Paulo 1993 e 2000, Campeonato Paulista 1993, 1994, 1996 e 2008, Copa Mercosul 1998, Copa do Brasil 1998, Copa Libertadores da América 1999, Copa dos Campeões 2000 e Campeonato Brasileiro Série B 2003; Torneio Lev Yashin (Rússia) 1994, Copa Euro-América 1996, Taça Governador de Goiás 1997, Torneio Maria Quitéria 1997, Troféu Naranja (Espanha) 1997; Pela seleção: Copa América 1999, Copa do Mundo 2002 e Copa das Confederações 2005, todas como titular em um total de 29 jogos com a camisa amarelinha.
Nas fotos a emoção dos garcenses que tiveram a oportunidade de encontrar recentemente o ídolo na cidade de Oriente, durante jogo festivo de final de ano: acima o goleiro Marcos (esq) e Marco Antonio Morais. No outro flagrante, Rafael, Marcos, Miltinho Palmeirense e Eleny. Segundo o Miltinho, o Marcos deixa os gramados para se tornar uma lenda.







Fonte: Jornal Comarca de Garça