sábado, 14 de janeiro de 2012

Futebol Regional em crise!!!

Por Wanderley 'Tico' Cassola 


O futebol de nossa região já viveu dias melhores em tempos passados. Seja no profissional ou na base a região sempre contou com grandes e fortes times, era um verdadeiro celeiro de jogadores. Os tempos mudaram e hoje em dia manter um time no profissionalismo fica cada vez mais difícil e caro. Haja grana para se “tocar” um clube durante o campeonato. Tradicionais agremiações simplesmente desapareceram.  Um dos maiores exemplos é o nosso glorioso Garça de tantas e tantas glórias, que está com suas atividades paralisadas e sem perspectivas de retorno. Acho até mesmo impossível reverter esta situação.                 
O maior exemplo da decadência do futebol regional está na recente Copa São Paulo de futebol júnior. Todos os participantes caíram logo na primeira fase. Marília, Noroeste, Linense, Mirassol, América (Rio Preto) cumpriram péssima campanha. E pensar que outrora brigavam pelas primeiras posições, vendiam caro uma derrota. De todas estas equipes a que conseguiu o maior sucesso foi o  Marília: campeão na temporada de 1.979. Só que neste ano, na sede de Lins, o Marquinho tomou duas sonoras goleadas (perdeu para o Linense por 5 a 1 e depois para o Atlético Paranaense por 7 a 0) e venceu o Sinop (Mato Grosso) por 2 a 1. Já retornou mais cedo para casa.
A coluna relembra a vitoriosa trajetória do Maquinho na inédita conquista.  Naquele ano a copinha teve a participação de 16 equipes: Portuguesa, Brasilia, Juventus, Atlético Mineiro, Vasco da Gama, Cruzeiro, Fluminense, Grêmio de Porto Alegre,  Londrina, Marilia, Nacional de São Paulo, Santos, São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Internacional de Porto Alegre. Só times de ponta, praticamente a elite do futebol brasileiro. Diferentemente das 96 equipes que participaram da competição neste ano.
A campanha: Marília 1 x 1 Atlético Mineiro;  Marília 1 x 0 Corinthians; Marília 2 x 1 Brasília; Marília 1 x 0 Cruzeiro-MG; Marília 1 x 1 Juventus (nos pênaltis 4 a 3). Na decisão, disputada no dia 20/01/1979, o  Marília venceu o Fluminense pelo placar de 2 x 1, se tornando a primeira equipe do interior a conquistar a copa. Ainda por cima de forma invicta. O treinador era Valter Zaparoli, que no ano anterior dirigiu o Garça no campeonato da então 2ª Divisão. O “Azulão” foi a primeira equipe profissional que o Zaparoli comandou.
O Maquinho começou a ser montado bem antes pelo técnico Pupo Gimenes,  que selecionou somente jogadores da região. Em 1.978  venceu os jogos regionais em  Osvaldo Cruz, e os jogos abertos em  São José dos Campos,com a formação que hoje recordamos.               
Em pé da esquerda para direita: Jorginho Putinati, Paulo Cézar, Márcio Rossini, Marinho, Mazinho, Pereira e Pupo Gimenez (treinador); Agachados: Polaco, Edinho, Cacá, Sérgio e Reinaldo.
Na outra foto, flagramos o recente encontro do técnico Valter Zaparoli (centro), com seus pupilos: Márcio Rossini (esq) e Reinaldo Rossini, o Polaco.



Fonte: jornal Comarca de Garça - coluna 'Recordar é Viver'