sexta-feira, 4 de maio de 2012

Copa Lions é disputada desde 1966






Por Wanderley 'Tico' Cassolla

Hoje e amanhã a grande atração esportiva  serão os jogos finais da Copa  Lions ou Taça Cidade de Garça, tradicional torneio futebolístico promovido pelo Lions Clube,  que faz parte dos festejos de aniversário da cidade.
Logo mais à tarde no conjunto Poli-Esportivo “Manoel Gouveia Chagas”, as equipes do Dinos e Cotrag,  medirão forças para ver que vai faturar o caneco pela primeira vez. Uma decisão inédita que levará muita torcida no poli-esportivo.  Amanhã cedo mais duas decisões. No futebol suíço será a vez do Dinos enfrentar o Independente,  numa disputa sem favoritos. Vale lembrar que o Dinos corre atrás do “tri”, pois já foi campeão nos anos de 2005/06. O Independente tenta seu primeiro título.
No Estádio Municipal “Otojiro Toyota’, em Vila Rebelo, acontece a final do futebol amador. Dois times novatos e uma só missão: ganhar a taça também pela primeira vez:  Ferroviária/Vendaço e São Lucas desbancaram os times mais tradicionais e fazem outra decisão inédita. De acordo com o Edson Flávio Zanon, membro do Lions Clube, neste ano os homenageados serão os seguintes esportistas: Cláudio Alves, Robson de Oliveira Gomes “Pezão” e José Ferreira Filho, o Piúza.  O grande destaque desta edição fica por conta da equipe do Dinos, que vai decidir em duas modalidades: no suíço e no suíço master. Portanto um final de semana pra lá de movimentado e emoção em dobro para a família Bonfim, comandante dos Dinos, em especial os “guerreiros” Nezinho, Orlandinho, além do Zé Becão e o Beto (Dinos master).
A coluna presta uma homenagem a esta tradicional agremiação, próxima de completar 30 anos, e recorda o Dinos, da temporada de 2.004. Os atletas na foto: Lu, Pinta, Toninho Pipoca, Edinho e Maurício; Fia, Tedesco, Téo e Vicente.

HISTÓRIA DA TAÇA: A primeira taça foi disputada no ano de 1966, somente com o futebol de campo, o campeão foi o Mercado. A decisão foi no dia 04 de outubro fez parte dos festejos de inauguração do Estádio Municipal “Frederico Platzeck”, e em 1980 foi a vez de inaugurar o “Toyotão”. No ano passado o campeão foi o JP.
O torneio foi crescendo e no ano de 1991 foi a vez do futebol suíço participar. O primeiro campeão foi o Café Delicioso, com o Kosminho vencendo em 2.011.  No ano de 2.008 foi estendido até o suíço master e o Flamengo o primeiro campeão, enquanto o último foi o SEC.
Importante ressaltar que além de movimentar os times, a solidariedade também entra em campo. Como taxa de inscrição, cada clube participante doará uma determinada quantia em alimentos, que posteriormente  será destinada a uma entidade beneficente. No outro flagrante, quando da primeira decisão do futebol de campo no ano de 1966,  os times ganharam uma bola de "capotão”. O goleiro João Luiz Zancopé e o beque-central Jair Cassola aparecem recebendo a bola das mãos de um integrante do Lions Clube.  


Fonte: jornal Comarca de Garça - Coluna 'Recordar é Viver'