sábado, 31 de março de 2012

FPFS: em seu retorno, futsal garcense é derrotado em Pompeia


Retornando às competições organizadas pela Federação Paulista de Futsal após duas temporadas, o futsal garcense fez a sua estreia no certame interiorano, cat. sub/20, jogando na Arena de Esportes e Eventos, em Pompeia, frente à equipe local.
O time comandado pelo prof. Cassiano Pelegrini acabou batido pelos locais pelo placar de 4 x 1 (2 x 0, no 1º tempo) nesta noite de sábado (31).
Apesar do revés, o time conseguiu criar inúmera chances de gols, que acabaram desperdiçadas na hora da conclusão. Desta feita, os locais acabaram aproveitando melhor as oportunidades e fecharam com o resultado positivo e os três primeiros pontos na classificação geral. Realçando que o goleiro Zé Eduardo foi o marcador do único tento do time garcense.
Buscando a reabilitação, o sub/20 retornará à quadra no sábado (7), quando receberá no ginásio João Gonzáles a equipe de Sertãozinho. Existe a possibilidade da utilização de Ediélson e João Carlos, atletas oriundos de Bebedouro e que ficaram fora do confronto da estreia.

Foi um zoológico!!!


Nós, torcedores do campeão do século XX, temos que começar, urgentemente, uma campanha para não jogarmos mais no Pacaembu. Acontece que neste local maldito, utilizado por uma equipe de menor estirpe que não tem estádio e por isso o usa, tem nos dado muito azar.
Não há outra explicação para uma derrota para o Mirassol, 1 x 0, gol de Preto. Isso não é zebra, é um zoológico!!! Jogamos no mesmo gramado onde São Jorge desceu com o seu cavalo e meteu a espada na bola para favorecer o SCCP e assim deixar o Small Clube Camisinha Paulista blindado com uma bolha de largura sem fim. Também é lá que deve ter sido enterrado um sapo cururu, que teve a boca costurada, com um papel colado bem no seu de sua boca com a frase: "Anseio ser grande como o Palmeiras. Neste local o alviverde não glorificará a sua torcida e encontrará mares revoltos e gambás ensandecidos que terão que ser ultrapassados para voltar a triunfar".
Não há explicação lógica. Desta feita, o Palmeiras segue com 35 e podendo ser ultrapassado pelo Santos. O Mirassol, que veio para este campeonato só para nos atrapalhar - ô time excomungado!!! - foi a 21 e não briga por mais nada.
Tivemos outros dois jogos: Mogi Mirim (34 pts) 3 x 1 Paulista (19 pts); XV de Piracicaba (14 pts) 2 x 1 Comercial (8 pts). E o Bafo, simpático time de Ribeirão Preto, com este resultado, está voltando para a Série A-2.
E neste domingo, vamos secar o Camisinha, os sardinhas e as donzelas!!!

Dinos e SEC em mais uma decisão do suíço master garcense

Emílio marca de cabeça e sai para festejar o gol que valeu a classificação do Dinos
Guanabara pressionou no final, mas não conseguiu alterar o marcador
Foram realizadas neste sábado (31) as semifinais do futebol suíço master em seu torneio preparatório, a Copa Enéas Sport. Sem qualquer dificuldade, o SEC passou pelo CAF, 6 x 0, alcançando mais uma decisão.
O seu adversário será o Dinos, que venceu o Guanabara pela contagem mínima, com gol marcado por Emílio, na etapa complementar. Será a quarta decisão seguida em que estas agremiações estarão se enfrentando. Repetem a final da Copa Enéas e Taça Cidade de Garça - vencidas pelo SEC - e do certame municipal, conquistado pela primeira vez pelo Dinos, todos no ano passado.
O encontro decisivo será no sábado, 07/04, 16 horas, no Heitor Gonçalves. Em caso de empate, decisão através das penalidades máximas, sem a necessidade da prorrogação.

SEC não encontrou resistência na partida semifinal, vencendo-a com tranquilidade
Jacó 'abriu a porteira' na vitória do atual bi-campeão da Copa Enéas Sport

SEJEL: um exemplo de apoio ao esporte de Garça

Este sábado (31) é marcado por uma grande movimentação das equipes que recebem o total apoio da Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer e respaldo da Administração Municipal. Dezenas de atletas garcenses, inseridos no saudável mundo esportivo, podem participar de várias competições, em modalidades diferentes.
"Esta é uma de nossas prioridades. Nunca esquecemos ou esqueceremos o esporte formativo, as categorias de base e a importância dos jogos para estas crianças. Como recebemos grande incentivo da Administração, vamos fazendo o máximo e colocando todos para atuar", relata o titular da pasta, Manoel Mascarenhas.
As palavras do secretário ganham eco na satisfação dos jovens atletas, felizes e muito satisfeitos com as oportunidades conquistadas. Você acompanha abaixo como o esporte de Garça é difundido e movimentou mais de uma centenas de atletas neste sábado:

Igor (D): cestinha do time na vitória do sub/13 na Barra Bonita pela LBC
Basquetebol - 
O time sub/13 (nascidos em 1999), esteve atuando na Barra Bonita, pela primeira rodada, fase de classificação, do campeonato promovido pela Liga de Basquetebol do Centro Oeste Paulista, sediada em Bauru. O placar final apontou a vitória dos comandados do prof. Rafael Cipolli, 52 x 24 (22 x 11, no 1º tempo);

Atletas do pólo Módulo Esportivo estiveram jogando em Limeira sob o comando do prof. Pedro Soares
Futebol - 
O pólo que funciona no Módulo Esportivo em vila Manolo, sob o comando do prof. Pedro Soares, deslocou-se até Limeira, quando enfrentou, em três categorias, a escolinha da AD São Caetano. Foram duas vitórias - no sub/13 (3 x 1) e no sub/15 (3 x 2) -, além de um revés, no sub/17 (3 x 2). Enquanto isso, quase três dezenas de atletas, sob o comando do prof. Rodrigo Dantas, o Diguinho, treinaram forte no campo do CT, com vistas aos Jogos Abertos da Juventude, fase sub-regional;

Futsal: quatro jogos no João Gonzáles pela LMFS
Futsal - 
Quatro times estiveram jogando no ginásio João Gonzáles, frente Pirajuí, pela primeira fase das competições organizadas pela Liga Mariliense de Futebol de Salão. Foram duas vitórias - 7 x 0, no sub/11 e 3 x 1, no sub/17 -, além de duas derrotas - 2 x 1, no sub/11 e no sub/13. Os próximos confrontos serão em Paraguaçu Pta., após a Páscoa;

Arena Pompéia receberá o time sub/20 de futsal garcense na abertura do certame do interior
Federação Paulista - 
As competições de alto nível ainda marcam um fim de semana bem movimentado. Neste sábado, 20 horas, em Pompéia, acontecerá a estreia do sub/20 no Campeonato Paulista do Interior de futsal, promovido pela FPFS. Neste domingo (1º) será a vez do basquetebol sub/17, com o CSA/SEJEL/Garça jogando pelo Paulista, 15 horas, na capital, contra o atual campeão paulista, o EC Pinheiros.

CSA/SEJEL/Garça: sub/17 enfrenta o campeão paulista de basquetebol, Pinheiros, neste domingo na capital


Definido o adversário de Garça na segunda fase da Copa TV Tem


O futsal masculino da SEJEL já sabe contra quem atuará na segunda fase da Copa TV Tem. O time do técnico Fabinho Martins vai jogar na terça-feira, 03/04, 20 horas, em Agudos, frente Rubião Jr., no ginásio municipal, em confronto eliminatório.
Até o momento, a equipe realizou três jogos, com dois empates em Garça (Guapiranga e Tibiriçá) e uma ótima vitória em Pirajuí, 8 x 5, que valeu a classificação em primeiro lugar, após levar vantagem no saldo de gols diante de Guapiranga, que teve a mesma pontuação.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Betão Aguiar: um recordista de títulos

Por Wanderley 'Tico' Cassolla






O Flamengo Esporte Clube, o mais antigo time do futebol amador em atividade, completou nesta sexta-feira (30/11) 35 anos de existência. Sem sombra de dúvida o Flamengo está entre as melhores equipes que já existiu no futebol menor garcense. Os números estão aí e não mentem: 11 vezes  campeão amador e inúmeros outros títulos de menor expressão. Portanto, em número de conquistas, é o recordista. Por mais que já pesquisamos e contatamos esportistas mais antigos, não se tem notícias de  uma outra equipe mais vitoriosa. Na seção de esportes do “Comarca” em ampla matéria do palmeirense Marco Antonio Morais, o leitor poderá acompanhar toda a trajetória vitoriosa do Flamengo Esporte Clube, o simpático e admirado clube nascido em Vila Rebelo.
Em se falando de vencedor o grande destaque do Flamengo está fora  das  quatros  linhas: o técnico Gilberto “Bétão” Aguiar, que comanda a equipe desde a fundação, ou seja, do dia 30/03/1977.  Um caso único no futebol, mesmo se tratando de futebol amador.  O Betão Aguiar está sendo páreo duro para o Sir Alex Ferguson, que está há 26 anos à frente de “treneiro” do Manchester United, tradicional clube do futebol inglês.
Só que guardadas as devidas proporções, os números do Betão Aguiar são impressionantes: 14 títulos do amador, sendo 11 pelo Flamengo e 3 no comando do VIMEC),  8 títulos da Copa Lions, 5 títulos do Torneio Prepativo,  1 Taça Cidade de Garça, e 1 campeonato juvenil.  No “futebol de salão”  mais 4 vezes campeão.
O corintiano Betão Aguiar é uma unanimidade entre os esportistas. Não tem uma equipe que não o queira como técnico. Sem falar que goza de muito prestígio entre a boleirada. E apesar de todas estas conquistas continua com a mesma humildade  desde quando conquistou o primeiro título no certame juvenil de Vila Rebelo, lá no longínquo ano de 1977.  Com certeza esta base vem alicerçada pelos seus maiores torcedores e entusiastas: os pais João Aguiar (faleceu em 2009) e dona Maria, que dificilmente perde um jogo.
Como bem afirmou o Marco Morais: “o Betão Aguiar é um grande “gentleman”, um exemplo de esportista que merece toda a admiração da comunidade  esportiva garcense. Ao longo destes 35 anos não se tem notícias de que ele tenha se envolvido em tumultos ou agredido, verbalmente que seja, adversário ou arbitragem, ou mesmo tenha sido advertido ou expulso de campo”.
A coluna recorda duas passagens do mais vitorioso treinador da história do futebol garcense. Acima posando com parte do elenco da temporada de 1987/88. Em pé da esquerda para direita: Valter Matos (dirigente), Betão Aguiar, Natalino, Jabu, João Paulo e Igurê; agachados: Geraldo (massagista), Renato (dirigente), Isaías, Tino e Cabreirinha.
No outro flagrante em foto recente, Betão Aguiar posando com o troféu de campeão amador da temporada de 2011. Aliás, o 11° título à frente do Flamengo e o 14º da carreira. 


Fonte: jornal Comarca de Garça
Coluna 'Recordar é Viver'        

Mudanças na programação da fase sub-regional dos Jogos da Juventude

Futebol fará o último jogo da sub-regional contra Marília no Módulo Esportivo 
No basquetebol, saldo de cestas será o critério de desempate no caso de uma vitória para cada lado
A Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer de Garça recebeu a confirmação nesta sexta-feira (30) que ocorreram mudanças na programação da fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude, competição disputada por atletas nascidos até 1994. A informação foi passada pela Delegacia Regional, sediada em Marília. Acompanhe os jogos das equipes de Garça:

- Futsal feminino -
Ginásio João Gonzáles - 09/04
19 horas - SEJEL/Garça x Marília

Arena de Eventos - 16/04
19 horas - Pompéia x Garça

- Basquetebol masculino - 
Ginásio João Gonzáles - 12/04
15h30 - CSA/SEJEL/Garça x Marília

Yara Clube - 17/04
15h30 - Marília x CSA/SEJEL/Garça

- Futsal masculino - 
ADPM - Marília - 12/04
19h30 - Marília x SEJEL/Garça

Arena de Eventos - Pompéia - 19/04
19h30 - SEJEL/Garça x Vera Cruz

Ginásio João Gonzáles - 26/04
19h - SEJEL/Garça x Pompéia

- Futebol - 
Mineirão - Marília - 13/04
19h30 - SEJEL/Garça x Pompéia

Alvinlândia - Est. Municipal - 15/04
8h - Alvinlândia x SEJEL/Garça

Fernão - Est. Municipal - 22/04
8h - Fernão x SEJEL/Garça

Garça - Módulo Esportivo - 28/04
8h30 - SEJEL/Garça x Marília

Futsal terá três jogos para garantir a classificação para a fase regional

Pérolas do esporte de Garça

Zancopé (com a bola), terá que 'aguentar' as reclamações dos técnicos Tite e Roberto Cavalo
Mais uma sessão de frases, para deleite dos nossos internautas. Acompanhe-as:

"Domingo vou trabalhar no jogo daquele bando de loucos, em Presidente Prudente"
(Cássio L. Zancopé, garcense que atuará como quarto árbitro da partida do Corinthians contra o Oeste de Itápolis, em P. Prudente, pelo Paulistão no domingo, com transmissão da Globo)

"Ei!!! Tô precisando de mais cinco fichas, pois alguns jogadores preencheram à caneta"
(Ele, o irritante Milton Félix, do Revelação, que está voltando a se chamar Frei Aurélio, sobre as fichas de cadastro de atletas de sua equipe no futebol suíço)

"Nós não vamos disputar, pois dá muito trabalho ficar correndo atrás de jogador. A gente acaba até largando o serviço por causa disso. Vamos apenas com o time do suíço!!!)
(Roberto da Silva, diretor do Vimec, explicando o porquê da desistência do time em disputar o suíço master)

"Eu fui deixar com o Zé de Jafa e me arrependi!!! Tá faltando foto, tá faltando documento, tá uma zona!!!)
(Nezinho Bonfim, lamentando o fato de ter que correr atrás das fichas do Dinos B, que tem vários atletas com documentação incompleta, mas que disputará o futebol suíço normalmente)

"Estou estou tranquilo este ano, com a base formada e aguardando o fim do torneio (Copa Universitária) pois tenho certeza que vão sobrar jogadores. Pode não servir para alguns times, mas para o meu pode!!!"
(Marquinhos, da Lanchonete, explicando por que não inscreveu todas as fichas de atletas de sua equipe no suíço, fato que todos os times deveriam se atentar, pois sempre é bom ter fichas na 'reserva')

"Marcão, você está certinho!!! Concordo com tudo o que você escreveu!!!"
(O grande amigo deste espaço, Enéas Filho, comentando sobre o último post divulgado neste espaço sobre o retorno do futebol profissional; afirmamos que o retorno do Garça é muito simples: vá até a FPF, pague os R$ 800 mil e depois pode começar a discutir - e não exigir - algumas situações)

"O São Lucas e Álvaro de Carvalho pegaram as fichas? É que eu tenho um jogador de cada time para inscrever no Amador!!!"
(Cido Amaral, dirigente da AE Jafense, em contato mantido com a SEJEL)

"Rapaz, nunca aconteceu isso com a gente!!! Tá todo mundo estourado!!!"
(O ala Kinzinho, do basquetebol sub/17, comentando sobre o grande número de atletas contundidos do elenco, fato que causa grandes problemas para a comissão técnica visando o jogo contra o campeão paulista, o EC Pinheiros)

"O Pepê vai jogar bola, rapaz??? Ele nunca jogou!!!"
(Rodrigo Dantas, o Diguinho, sobre a possibilidade do Dinos B inscrever o conhecido Pepê Tiarim no futebol suíço)

Mais um indício de que o Itaquerão não é do Corinthians

A Odebrecht e o Banco do Brasil acabam de assinar um contrato de empréstimo ponte no valor de R$ 150 milhões que serão investidos na obra da arena do Corinthians, em Itaquera, Zona Leste de São Paulo.  Em dezembro a construtora foi ao mercado mais uma vez para conseguir o primeiro empréstimo de valor aproximado. Esse esforço é para tocar  o estádio que vai abrir a Copa 2014, até que o empréstimo de R$ 400 milhões seja liberado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).
O dinheiro do BNDES deverá ser pago em 15 anos. Até lá, os donos da arena serão Odebrecht e Banco do Brasil. Um analista que conversou com UOL sob condição de anonimato garantiu que “o dinheiro do BNDES deverá ser liberado por volta de junho”. Até lá, os custos operacionais serão mantidos pelo novo empréstimo liberado pelo Banco do Brasil
O BB será também o agente repassador do dinheiro a ser liberado pelo BNDES. O banco de fomento estatal não empresta diretamente dinheiro a tomadores particulares (só para governos, com pagamento  garantido pelo Tesouro Nacional).
“Sendo agente repassador nada mais natural que o segundo empréstimo seja feito pelo BB”, disse o analista.  “Como repassador, o banco transfere o dinheiro da carteira do BNDES, cobra uma taxa de intermediação e fecha o contrato com o cliente”, explicou o técnico.
A maior dificuldade operacional na gestão da obra e a liberação do capital necessário para execução do projeto é a aceitação das garantias reais, exigidas pelo BNDES.


Por Roberto Pereira de Souza - UOL/São Paulo

Cresce a expectativa pela estreia do sub/20 de Garça no Campeonato do Interior

Atletas 'pratas-da-casa': o ala Reginaldo e o fixo Marinho Peres
Goleiro Zé Eduardo e o fixo Douglas
O ala Chokito e o fixo Henrique Gerlin: opções do treinador Cassiano Pelegrini

Um caminho árduo, com jogos difíceis, porém, sentindo-se vitorioso mesmo antes do início de sua participação pela grande luta que foi a reativação do futsal que volta a disputar os campeonatos organizados pela FPFS. Assim está sendo encarada a estreia do time sub/20 de Garça no Campeonato do Interior.
Num projeto encabeçado pela Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer, com retaguarda total da Administração Municipal e com parceiros que acreditaram no projeto, o time comandado pelo prof. Cassiano Pelegrini enfrenta Pompeia, 20 horas, neste sábado (31) naquela cidade.
“Antes de mais nada, agradecemos a confiança depositada em nós pelo prefeito Cornélio e vice Rodrigo, além do secretário Mascarenhas. Se hoje estamos alcançando este grande sonho de voltarmos a integrar a elite do futsal paulista, muito se deve ao apoio que recebemos deles”, agradece o treinador, que conta com um elenco basicamente ‘prata da casa’, com apenas dois jogadores que chegaram para reforçar a equipe, no caso, o ala Ediélson, o Didi, além do fixo João Carlos, ambos oriundos de Bebedouro. Aliás, devido à burocracia, ambos não poderão fazer a sua estreia hoje, devendo atuar normalmente frente Sertãozinho no sábado (7), no ginásio João Gonzáles.

Elenco – 2012
Goleiros: Zé Eduardo, Gabriel Arcanjo e Esley;
Alas: Reginaldo, Thiago Lopes, Danilo, Chokito, Cezário, Ediélson e Guilherme Santos;
Fixos: Douglas, Henrique Gerlin, João Carlos e Marinho Peres;
Pivô: Joílson, Mauro e Maurício.
Técnico: Cassiano Pelegrini
Assistente: José L. F. Tech
Preparador-físico: Fernando Rizzi
Fisioterapeuta: Lucas Moreira
Massoterapeuta: José Luiz de Oliveira
Diretor: Manoel Mascarenhas

Tabela – 1ª fase

31/03 - 20 horas 
Pompéia x AD Garça Futsal

07/04 - 20 horas 
AD Garça Futsal x Sertãozinho

10/04 - 20 horas 
AD Garça Futsal x Botucatu

14/04 - 19 horas 
Vocem/Assis x AD Garça Futsal

05/05 - 20 horas 
AD Garça Futsal x Pompéia

12/05 - 18 horas 
Sertãozinho x AD Garça Futsal

15/05 - 20 horas 
Botucatu x AD Garça Futsal

20/05 - 20 horas 
AD Garça Futsal x Vocem/Assis

Receptividade ao projeto tem sido a melhor possível

Desde que foi confirmado o retorno do futsal sub/20, houve uma ótima receptividade junto à comunidade esportiva de Garça. “Quem foi contatado nos atendeu da melhor forma possível. Desta maneira, conseguimos garantir um essencial apoio para a temporada. Estas parcerias são primordiais para que tudo transcorra dentro da melhor maneira possível”, acrescentou o treinador.
São os casos da Academia Work Body, Restaurante Ponto de Encontro, Hotel Garça Hotel e Centro Ótico, que estarão junto com o futsal sub/20 em seu retorno.

Mais uma parceria fechada visando as competições oficiais
Secretário Mascarenhas e o prefeito Cornélio Marcondes: futsal sub/20 agradece o apoio e a confiança para que o time pudesse retornar às competições oficiais




Categorias de base enfrentam Pirajuí em quatro categorias neste sábado (31)


Foi confirmada a antecipação dos jogos válidos pela LMFS, fase de classificação, das categorias de base da Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer de Garça. Desta forma, os confrontos diante de Pirajuí serão neste sábado, começando às nove horas, no ginásio João Gonzáles.
Estarão em quadra o sub/9 (líder com três pontos), sub/11 (líder com seis pontos), sub/13 (oitavo com três pontos) e o sub/17 (seis pontos após três rodadas).

Equipe confirma desistência do futebol suíço master garcense


Infelizmente as projeções se confirmaram e após uma passagem fugaz pelo suíço master, o Vimec, de forma oficial, informou a SEJEL que não montará time para o municipal da modalidade. Segundo Roberto da Silva (foto), "ficamos sobrecarregados. Seria muito para nós. Agora vamos nos dedicar apenas ao time do futebol suíço".
A participação da equipe ficou restrita a alguns amistosos e a dois jogos pela Copa Enéas Sport, quando empatou com a Cotrag, 2 x 2, e perdeu para o Dinos, 4 x 2.
Desta maneira, os atletas que defendiam a equipe ficam liberados para atuar por outras. Existe a expectativa de que uma nova equipe seja montada. Diretor conhecido do master retirou as fichas e pediu prazo para entregá-las, até a próxima quarta-feira. Aliás, por falar em fichas, apenas a Ferroviária não as entregou na SEJEL até o momento.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Coluna Bate Pronto (30/03)

Crédito: Nelson Almeida (UOL)

Corinthians e Palmeiras venceram pela contagem mínima os seus confrontos do meio de semana pelo Paulistão. Com gol de Ramón, na segunda etapa, o vice-líder do Paulistão – o São Paulo derrotou a Catanduvense, 2 x 0 e leva vantagem nos critérios de desempate -, passou pelo XV de Piracicaba, no Pacaembu. Já o Palmeiras, venceu o Paulista, em Jundiaí, com o tento anotado por João Vitor, aos 42’ do segundo tempo, ele que entrou no lugar de Wésley, que fez a sua estreia com a camisa alviverde. Nos demais resultados: Botafogo 2 x 3 São Caetano; Comercial 0 x 2 Oeste; Mogi Mirim 2 x 2 Ituano; Mirassol 2 x 3 Bragantino e Ponte Preta 3 x 1 Portuguesa.

O Flamengo se complicou de vez na Libertadores. Anteontem, foi batido no Paraguai pelo Olimpia, 3 x 2, caindo para o terceiro lugar, com apenas cinco pontos em quatro partidas, em seu grupo. Para não depender de ninguém, precisará derrotar o Emelec-EQU fora e o Lanús-ARG no Engenhão. A pressão está muito forte sobre Ronaldinho Gaúcho e o técnico Joel Santana.

A crise se abateu definitivamente no Campeonato Carioca da 2ª e 3ª divisão. Segundo um estudo feito recentemente, desde 2008, 46 times encerraram as atividades. Entre eles, agremiações conhecidas como o Canto do Rio de Niterói, Entrerriense, Cardoso Moreira, que há algumas temporadas chegou a estar na divisão de elite do Rio de Janeiro e o mais famoso de todos, o Campo Grande, querido ‘Campusca’, que hoje vê o seu estádio, o Ítalo Del Cima, às moscas. Há muita reclamação sobre o recolhimento de uma taxa cobrada pela Federação – 10% sobre a renda líquida de cada jogo – que está acabando de dizimar os combalidos cofres das equipes. O problema é que a entidade nem se movimenta para tentar uma solução.

Porém, há associações que insistem em se manter, aproveitando-se de sua tradição no futebol. Ao contrário dos times citados, outros bem conhecidos seguem firmes e fortes, ‘remando contra a maré’, porém, fazendo todos os esforços possíveis para continuar na ativa na 2ª divisão carioca. Os casos mais conhecidos: Olaria, São Cristóvão, Friburguense, Portuguesa da Ilha do Governador, Goytacaz, Cabofriense e o mais simpático clube do Rio de Janeiro, o América-RJ, campeão carioca em 1913/16/22/28/31/35/60. O Ameriquinha, que teve como um de seus torcedores mais ilustres, o saudoso Tim Maia, ocupa apenas a quarta posição em seu grupo na série de acesso do futebol do Rio.

A situação do futebol carioca é alarmante. Recentemente, o Americano de Campos, que é o lanterna do campeonato, recebeu o Fluminense. Quando o técnico Abel Braga tentou entrar no vestiário, tomou um choque, tamanha era a sujeira e imundície reinante no local. Ele não pensou duas vezes: do próprio bolso, providenciou produtos de higiene e pessoal para limpar a dependência. Somente depois disso é que permitiu que os atletas entrassem para se vestir e ouvir a sua preleção. Muito triste.

Contratado do Corinthians, o campeão mundial de MMA, Anderson Silva, mostra-se incomodado com o retumbante fracasso do documentário “Como Água”, que conta a história de sua luta contra Chael Sonnen. Exibido em 162 salas, alcançou apenas R$ 396 mil de bilheteria, resultado da presença de pouco mais de 60 mil espectadores. Não figura hoje entre os ’10 mais’ do cinema nacional.

Com o término do contrato com a Hypermarcas, o Corinthians tem tudo praticamente acertado com os coreanos da Hyundai, que estaria disposta a pagar R$ 30 milhões anuais por um contrato de três temporadas com o time de Parque São Jorge. Porém, há uma interessante cláusula contratual no patrocínio master: os atletas profissionais serão obrigados a usar os carros da marca, que cederia dois modelos a cada um e, ao final de um ano, teriam a possibilidade da compra dos mesmos. Na diretoria, existem pessoas que julgam que o problema será convencer os atletas mais tarimbados do elenco. Os mais novos não devem se opor.

O Comitê Olímpico Brasileiro está projetando a conquista de 15 medalhas em Londres. Espera-se que a delegação tupiniquim conte com cerca de 250 atletas, em quase três dezenas de modalidades. O criticado e contestado Carlos Arthur Nuzman, presidente da entidade, frisou durante a semana que são as confederações esportivas as responsáveis pela preparação dos atletas. O COB só repassa o dinheiro.

A antepenúltima rodada do Paulistão, primeira fase, terá o Palmeiras recebendo amanhã, 18h30, no Pacaembu, o irregular Mirassol. XV de Piracicaba e Comercial farão o duelo dos desesperados no Barão da Serra Negra, enquanto o Mogi Mirim receberá o Paulista. No domingo, o jogo da TV será entre Oeste e Corinthians, 16 horas, mesmo horário de Portuguesa e Santos, no Canindé. Às 18h30: Ituano x São Paulo; Guaratinguetá x Ponte Preta; Linense x Botafogo; Catanduvense x Guarani; Bragantino x São Caetano.

Bonecas vencem e retomam a liderança do Paulistão


O time mais feminino do país venceu a Catanduvense na Arena Barueri, 2 x 0, gols de Fernandinho e Samuel contra na etapa final, e voltou a liderar o Campeonato Paulista. Leva vantagem nos critérios de desempate com os gambás (número de Libertadores conquistadas) e por isso é o primeiro colocado, com 37 pontos.
Em outra partida realizada hoje à noite (29), no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, o Guarani passou pelo Linense, 2 x 1, chegando aos 30 pontos. O Elefante da Noroeste está com 19 pontos e não vai cair e muito menos chegar entre os oito primeiros.
E na Vila Belmiro, sem qualquer dificuldade, o Santos massacrou o Guaratinguetá, 5 x 0, com destaque  para Neymar, que anotou três vezes, sendo duas delas na cobrança de penalidades máximas. O Peixe segue em quarto, com 33 pontos. O Guaratinguetá, por sua vez, segue em sua caminhada rumo à Série A-II, hoje ocupando o 18º lugar, com 11 pontos conquistados.
Restam três rodadas para o encerramento da fase de classificação.

Flamengo: 35 anos de glórias

Esta sexta-feira (30) é especial para o futebol amador garcense. O Flamengo Esporte Clube, de vila Rebelo, está festejando os 35 anos de sua fundação. Equipe mais antiga em atividade na várzea, o rubro-negro é o recordista em títulos ao longo dos tempos. Reproduzimos abaixo uma matéria veiculada no jornal Comarca de Garça, que conta a história da agremiação. Confira:

Fonte: jornal Comarca de Garça 
Série 'Grandes Times'


Fim de 1976. Numa reunião entre amigos realizada no Vendão, começava a nascer o Flamengo EC. “Estava eu, o Renato (Desiderato), o Paulo (Desiderato) e o Édson (Alves, irmão caçula de dona Maria Aguiar, residente em Itapeva) e começamos a conversar sobre a formação de um time. Foram colocados alguns nomes – Corinthinha e Palmeirinha, entre eles - e o escolhido foi Comercial”, relembra Gilberto Aguiar. “Mas, no dia 30/03/77, chegamos a um consenso e como o time já tinha uma grande torcida no bairro, foi sugerido que o nome fosse Flamengo. Todo mundo aceitou e assim começamos a nossa história”, complementou.
Formado para as disputas do campeonato existente em vila Rebelo na época – entre 1977 a 1980 – o rubronegro nascia com a ajuda de algumas pessoas, pois não tinha patrocínio. “O Seu Lázaro, pai do Renato e do Paulo, ajudou muito no começo. Meu pai (o saudoso João Aguiar) foi ao Banespa e fez um empréstimo para comprar o primeiro uniforme. Mas não caiu bem, pois o mesmo era bordô, sem a ‘cara’ do Flamengo. Não restou outra alternativa senão comprarmos o uniforme do Shel que tinha o Americano em vila Manolo. Ele possuía um rubronegro e acabamos negociando e adquirindo aquele mesmo”, finalizou.


Primeiro título conquistado pelo Flamengo na várzea garcense, o juvenil em 1977, ano de sua fundação
Corinthinha veio primeiro, mas depois houve a unificação

O futebol sempre conviveu com os integrantes da família Aguiar. No clã já existia outra equipe, o Corinthinha, que era comandado pelo tio do conhecido Betão, Pedrinho. No alvinegro jogavam os outros irmãos, Nardão e Ênio. Nem precisa salientar que a rivalidade era ferrenha. Betão não se esquece: “Meus avós torciam pelo Corinthinha”. Mas o tempo e o bom senso trataram de aproximar as duas equipes. Desta feita, houve a unificação, com o Flamengo se tornando ainda mais forte.
Após a participação nos campeonatos de base em vila Rebelo, prevaleceu a opinião de se aventurar pelo amadorismo. E logo em sua participação inicial, na Copa Lions de 1980, o time chegou à decisão na inauguração do Toyotão, contra o Ipiranga. Foi o impulso que faltava para o Flamengo perpetuar o seu nome nos gramados garcenses.
Durante a sua participação na várzea, muitos esportistas contribuíram efetivamente para a manutenção do time. Entre eles destacam-se: Válter de Mattos, Antonio Marangão, Luis Quine, Jair Zanata, Leite Néctar e a empresa RCG.


Flagrante do Corinthinha, no Toyotão, em 1980 
É o time mais vitorioso da história do amadorismo garcense

Uma dezena de títulos no Campeonato Amador, seis vezes vencedor da Copa Lions, quatro torneios preparatórios, uma Taça Cidade de Garça (1982, ano que não aconteceu o Amador) e um certame juvenil. A galeria flamenguista reúne o maior número de troféus entre todos os times que já passaram pelos gramados garcenses.
Tudo começou com o juvenil em 1977, ainda nos torneios realizados em vila Rebelo. Vindo para a várzea, venceu quatro vezes o Preparação, que até na década de 90 tinha a nomenclatura “Torneio do Prefeito”. O time levantou o troféu de campeão nos anos de 1982/87/91/10/11.
Na Copa Lions, o rubronegro deu a “volta olímpica” nas temporadas de 1983/93/94/05/07/08, enquanto no Campeonato Amador, o principal da “Sentinela do Planalto”, o título veio nos anos de 1985/86/87/88/90/91/92/97/06/10/11.


Time campeão amador de 1985 
O bi-campeonato: 1986
Em 1987 se tornou tri-campeão 
Único tetra-campeão legítimo - 1988 - em mais de 60 anos de campeonato
Em 1990, o quinto título da história da equipe 
Flamengo, campeão amador de 1991
Mais um tri-campeonato, agora em 1992
Após o título de 1997, o time paralisou as atividades, retornando, através do patrocínio da empresa RCG, em 2004
Em 2006, primeira vez campeão amador após o retorno
O 10º título veio em 2010 
Campeão em 2011 com gol marcado aos 13' do segundo tempo da prorrogação em épica decisão com o JP
Gilberto Aguiar: eterno vencedor e recordista

Falar em recordes no amadorismo garcense é falar em Gilberto Aguiar. Militando nos gramados de nossa cidade desde a década de 70, Betão é uma espécie de “lenda viva” do futebol. Amigo, educado, cortês, colecionou ao longo dos anos uma legião de simpatizantes e admiradores. Sem nunca precisar bater no peito após a conquista dos seus vários títulos ou gritar que é o melhor técnico, pois sempre foi escolhido pelos próprios adversários para a seleção da temporada, o treinador rubronegro merece aplausos por sua conduta exemplar. Não se tem notícias de que Betão tenha se envolvido em tumultos ou agredido, verbalmente que seja, adversário ou arbitragem. Enfim, um grande “gentleman”, um exemplo de esportista que merece toda admiração da comunidade esportiva de Garça.
Maior vencedor da história dos campeonatos municipais, Betão continua tendo a humildade, simplicidade e cordialidade como características. É impossível não passar a respeitá-lo após conhecê-lo. Desta maneira, tornou-se campeão por quatro décadas diferentes – se contarmos o título juvenil em 1977 -, alcançando na última temporada a sensacional e incrível marca de uma dezena de títulos no Campeonato Amador. Isso se contarmos apenas o Flamengo, pois no Vimec, foi o vencedor em outras três temporadas.
Tendo o irrestrito apoio familiar, o respeito de seus comandados e o reconhecimento dos adversários, Gilberto Aguiar pode ser considerado o maior técnico nos 60 anos do amadorismo garcense.


                           Este é o técnico Gilberto “Betão” Aguiar
14 títulos
Campeonato Amador
                  8 títulos
Copa Lions
                  5 títulos
Torneio Preparação
                  1 título
Taça Cidade de Garça
                  1 título
Campeonato Juvenil
                  4 títulos
Copa de Futsal

Gilberto 'Betão' Aguiar: ninguém ganhou tantos títulos no amadorismo
 João Aguiar, o grande símbolo flamenguista

No dia 21 de junho de 2009, o esporte garcense entrou em choque com a notícia do falecimento de João Aguiar. O patriarca da família rubronegra acabou perdendo a luta contra uma severa enfermidade, causando uma consternação poucas vezes vista.
De humor refinado e sempre com um sorriso no rosto, gostava como ninguém de discutir sobre futebol. Só mudava o tom brincalhão quando os gloriosos Corinthians e Flamengo eram o centro dos comentários dos adversários. Mas logo conseguia transformar o assunto numa grande confraternização entre amigos, tamanha admiração que gozava junto aos seus pares.
“Seo” João acompanhava ao lado da matriarca dos Aguiar, dona Maria, todas as partidas da equipe fundada no seio de sua família. Esportista contumaz assistia a toda transmissão pela TV, na maioria das vezes, independentemente da modalidade. Funcionário público reverenciado pelos companheiros pela competência e amizade, qualquer fosse o cargo ocupado por seu semelhante, João Aguiar deixou os estádios municipais mais tristes com a sua partida para o plano celestial. Nunca será esquecido, principalmente pelo fato de ter se tornado o grande símbolo do Flamengo nos mais de 30 anos de atividades da equipe. Que saudade o futebol amador sente do “seo” João!


'Seo' João Aguiar, Betão Aguiar, o saudoso Betão, torcedor do time, irmão do zagueiro Tanajura,  titular da equipe de 1985, primeira campeão amadora rubro-negra e agachados, Ênio Aguiar e Nardão Aguiar, em foto de 1987
Betão e a matriarca da família, dona Maria Aguiar 
Emoção: recebendo o troféu João Aguiar no Teatro pela conquista do título do Campeonato amador/10 

Três jovens garcenses viajam para integrar a base do São Caetano

Abel Neto, Evandro Inácio, Polaco e Vitinho: viagem para o ABC na segunda-feira
Três jovens promessas do futebol garcense partirão na segunda-feira (2) com destino ao Grande ABC visando a sua integração nas categorias de base do São Caetano. São eles: o volante Abel Neto (96), o meia atacante Vitinho e o atacante Evandro Inácio, nascidos em 1997 e integrantes da escolinha de futebol comandada por Reinaldo Rossini, o Polaco, que funciona na Academia Work Body.
Segundo o responsável, "Eles foram observados em uma de nossas viagens de intercâmbio com o São Caetano, time com o qual temos uma forte ligação. Agora vão para um período de adaptação e, pela qualidade deles, temos certeza que ficarão por lá", otimizou.
Aliás, em São Caetano já existem dois atletas da escolinha que vão completar um ano de Azulão: Silas e Caio. Ambos disputam o Campeonato Paulista pela equipe.

Sub/17 finaliza preparação para enfrentar o atual campeão paulista

O lateral Aislan: 'Acho difícil conseguir jogar no domingo'
Mesmo com o dedo deslocado, Kinzinho deverá atuar frente o Pinheiros
O CSA/SEJEL/Garça terá uma parada indigesta neste domingo (1º), 15 horas, na capital do Estado, quando enfrentará o forte EC Pinheiros, atual campeão paulista. Estas equipes se enfrentaram no play-off do ano passada, fase de quartas de finais, com vantagem do time de São Paulo. Além disso, o clube do bairro dos Jardins vem de uma vitória massacrante sobre P. Prudente na estreia, 121 x 35, ao passo que o basquetebol garcense foi batido no João Gonzáles pela vice-campeã do interior, Limeira, 69 x 63.
Se a situação já não fosse tão desfavorável, ainda há um grande problema para o time comandado pelo técnico Rafael Cipolli: vários atletas com problemas físicos.
São os casos do ala/armador Vitor Cassola e dos alas Rafa Vaz, Kinzinho e Aislan, todos dúvidas para o domingo. "Estamos poupando os atletas ao máximo dos treinamentos durante a semana, visando a recuperação. Mas acreditamos que nem todos poderão atuar", disse o treinador, bastante resignado com a improvável situação de ter vários atletas sem condições ideais de jogo.
A delegação deixará Garça no domingo, por volta das 7h30, defronte ao antigo CT do Garça. Posteriormente haverá uma paralisação na competição devido à Páscoa. O compromisso seguinte também será fora de casa, em Prudente, 16 horas, frente os locais, no dia 14 de abril.


Basquetebol - Garça/SP
Apoio - 2012
Restaurante Tempero Manero - Alimentando a cidadania
Olimpus Academia - Há uma década lado a lado com o basquetebol garcense
CSA/Objetivo - 63 anos de modernidade e tradição no ensino
www.bolinhadequeijo.com.br - Seu site de compras coletivas de Garça!
SEJEL - Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer 

Campeonato Amador: mais quatro equipes entregam fichas para cadastro na SEJEL

Sol Nascente, uma das equipes que entregou as fichas na SEJEL
Revelação é o único time que ainda não entregou as fichas para cadastro no futebol suíço
E o Vimec? Vai ou não vai no master? 
A Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer de Garça informa que mais três equipes entregaram as fichas para inscrição dos atletas visando o Campeonato Amador: CHG, Sol Nascente, Cavalcante e LM.
Com estes, chegam a oito os times que respeitaram o prazo, pois Ferroviária, AE Jafense, Flamengo e JP, já haviam cumprido com a obrigação. Apesar disso, a organização trabalha com a possibilidade de que  o certame sofra atraso de uma semana, pois ainda restam algumas equipes - Unidos, São Lucas, Atlético Jafense, Cruzeiro/J. Mesquita e Álvaro de Carvalho - que ainda não entregaram as fichas. Sem dizer que o Nova Garça sequer as retirou, apesar de afirmar na SEJEL que disputará o Amador.
Não nos esqueçamos que a semana entrante será 'curta', pois quinta e sexta será ponto facultativo no funcionalismo público municipal.

Suíço 

Todas as equipes, com exceção do Revelação, entregaram as fichas de inscrição. Caso a competição não comece será por mero capricho do sr. Milton Félix, que é o responsável pelo time que tomou 32 gols em dois jogos na primeira fase da Copa Universitária.

Master 

Só falta entregar a Ferroviária e o Vimec, sendo que paira sobre este a dúvida se irá disputar ou não o municipal. Há outra equipe em vias de confirmar a participação, que pediu prazo até a próxima quarta-feira para conseguir montar o elenco e entregar as fichas.