segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Coluna Bate Pronto (19/02)



O maior clássico do futebol paulista terminou empatado. Corinthians e Palmeiras – Verdão está admitindo o retorno de Kléber ´Gladiador´, sem espaço no Grêmio -, ficaram no 2 x 2, no Pacaembu, pelo Paulistão. Émerson e Romarinho – anotou o quarto gol em três jogos diante do alviverde -, anotaram para o Corinthians, cabendo a Vilson e Vinícius, após falha de Cássio, marcarem para o Palmeiras. Ambos chegaram aos 13 pontos na zona de classificação do Campeonato Paulista.

O São Paulo (13 pts) venceu o Ituano (9 pts), 3 x 2, com destaque para o gol de PH Ganso que decretou os três pontos para o Tricolor e o `frangaço´ de Rogério Ceni, no primeiro gol do time interiorano. Aliás, em jogo atrasado, o São Paulo estará em campo amanhã, 19h30, no ABC, frente ao São Caetano (5 pts), que foi derrotado em seus domínios pelo Bragantino (12 pts), 2 x 1. Já o Santos (14 pts) perdeu para a líder Ponte Preta (18 pts), 3 x 1, em partida realizada em Campinas, que teve como grande destaque a expulsão de Neymar. Demais resultados: XV de Piracicaba (9 pts) 2 x 3 Guarani (7 pts); União Barbarense (5 pts) 1 x 2 Mogi Mirim (14 pts); Mirassol (7 pts) 4 x 3 Botafogo (12 pts); São Bernardo (5 pts) 0 x 0 Paulista (10 pts); Atlético Sorocaba (6 pts) 2 x 3 Linense (16 pts); Oeste (8 pts) 2 x 0 Penapolense (13 pts).

O maior ídolo da história do Flamengo vai completar no dia três de março, 60 anos de vida. Arthur Antunes Coimbra, o Zico, merecerá muitas homenagens por parte do rubro-negro. A principal delas será a inauguração de uma estátua, na Gávea. Todo o movimento já tem até um nome, “Zico, 60 anos, um mundo rubro-negro”. Mais do que merecido.

Há muita pressão por parte de conselheiros do Palmeiras para que José Carlos Brunoro seja demitido pelo presidente Paulo Nobre. Isso porque o novo mandatário alviverde sequer tem um mês no cargo. Eles não aceitam a forma como foi conduzida a negociação com o Grêmio, que levou Barcos a Porto Alegre. Rondinelly, Léo Gago, Leandro e Vílson, fizeram caminho inverso, com o maior problema tendo sido a negativa de Marcelo Moreno, que preferiu continuar no sul. Aliás, o Verdão terá direito ainda a R$ 2,5 milhões, além de 15% do valor em negociação futura do atacante boliviano, segundo cláusula constante no contrato entre as partes. No fundo, o negócio foi bom para o Palmeiras, ainda mais pelo fato do próprio argentino ter forçado a sua saída devido aos atrasos de pagamento e por não querer disputar a Série B. O tempo dirá. Porém, como nunca há paz nas alamedas do Parque Antárctica, o time ameaça novamente atravessar uma temporada em clima de muita hostilidade entre os próprios conselheiros. É uma pena!

Mas em todos os grandes times o clima é pesado. Mesmo campeão da Libertadores e do Mundial, o Corinthians atravessa uma fase `beligerante´ nos bastidores, envolvendo a Odebrecht, segundo o jornalista alvinegro, Paulo César Andrade. Acontece que, para acalmar o grupo de Andrés Sanches, que hoje está afastado do poder no Parque São Jorge, o atual presidente, Mário Gobbi, indicou Andrés para ser o responsável pelo projeto `Fielzão´, ou simplesmente ser o interlocutor entre o time a empreiteira. O problema é que a Odebrecht não quer diálogo com o ex-mandatário, que chegou a confidenciar a pessoas próximas que “A Odebrecht, se quiser receber o que investiu e que ainda investirá terá que concluir a obra”.

A construtora desconfia que os empréstimos tomados até o momento em seu nome, que somam algo em torno de R$ 300 milhões, dificilmente serão ressarcidos aos seus cofres. A esperança era o `naming rights´ do estádio. Porém, não há nenhuma certeza que isso acontecerá, pois nenhuma grande empresa se arriscará a pagar tamanha fortuna sabendo que o estádio nunca deixará de ser chamado por ´Itaquerão´ ou `Fielzão´.

Não querendo entrar em conflito com o Governo Federal ou até mesmo com o ex-presidente Lula, que foi quem conduziu as negociações preliminares, a Odebrecht deverá terminar o estádio, porém, não se preocupando muito com o prazo para o seu encerramento. Depois pretende acionar o Corinthians na Justiça. Isso ainda dará muito o que falar! Pena que a grande imprensa não divulgue nada sobre o assunto.

O Corinthians fará a sua estreia na Libertadores, amanhã, 22 horas, frente o San José, em Oruro, na Bolívia. A partida terá transmissão pela Rede Globo. Tijuana-MEX e Milionários-COL, completam o grupo do alvinegro. Amanhã também será dia de Fluminense e Grêmio, no mesmo horário, no Engenhão. Se o time de Luxemburgo perder, ficará em situação muito complicada logo na fase de grupos.

Fonte: Jornal Comarca de Garça