sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Recordar é Viver: ´Sempre é Carnaval´






Por Wanderley `Tico´ Cassolla 

A coluna dá aquela famosa pausa para a bola e recorda um pouco dos antigos carnavais de salão. Antigamente era só carnaval, futebol nem pensar. Os tempos mudaram, e a bola vai rolar em plena folia de momo. Hoje pelo “Paulistão” o São Paulo e Corinthians entram em campo. Amanhã será a vez do Santos e do Palmeiras.
Ao longo dos anos o mundo vem mudando, com isto algumas festas  vão sendo relegadas e “jogadas para um segundo plano”. Assim como o futebol, o carnaval perdeu muito de sua tradição. Em cidades interioranas de pequeno porte o carnaval  simplesmente acabou, tal qual o futebol profissional. Está difícil, pra dizer caro, os clubes contratar  bandas para animar os shows e organizar os aparatos da festa. Carnaval de rua então é bem mais complicado. Pelo jeito folia mesmo só nas capitais e nos grandes centros, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, etc., lá sim a folia vai correr  solta.
E pensar que outrora acontecia em nossa cidade um dos melhores bailes carnavalesco da região.  Clubes lotados, quem não se lembra dos bailes do Clube Zé do Patrocínio, Kai-Kan, Clube do Garça, do Grêmio e do Tênis. Sem falar do “Panelão”, que fervia pra tudo quanto é lado de tanta animação. Apesar dos pesares, somente o Clube da Terceira Idade procura manter a tradição com o seu tradicional `Forróval´.
Neste ano, felizmente o Grêmio e o Tênis Clube programaram uma noite para recordar os bons carnavais do passado.
Hoje acontece no Tênis Clube, a partir das 23 horas, o “Carnaval das antigas”, com a Banda do Zé Pretinho,.
No Grêmio, na noite de segunda feira, “Carnaval no Tempo das Marchinhas”, a partir das 21 horas, onde os organizadores prometem recordar as eternas músicas carnavalescas: “Mamãe eu quero, Cabeleira do Zezé, Saca-Rolha, Turma do Funil, Transplante de Corintiano, Marcha da Cueca, Me dá um dinheiro aí, Allah-la-o, as românticas Máscara Negra e Cidade Maravilhosa e tantas outras, alem de sambas enredos e carnavalesco  serão tocados  noite adentro. Na tarde de terça-feira acontece a matinê para a garotada.
Na região o destaque vai para a cidade de Gália, a “Princesinha da Seda”, que terá quatro noitadas:  “Carnaval, a Alegria que Contagia” , no Ginásio Municipal de Esportes. A solidariedade entra nos festejos do momo, uma vez que os ingressos podem ser trocados por  um quilo de alimento nos supermercados da cidade. Tudo que for arrecadado será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Gália. A animação será da Banda Santa Fé.
Em se falando de carnaval a coluna faz uma homenagem ao eterno maestro Geraldo Moisés e sua banda que animou o carnaval do clube do Garça, no ano de 1.985. “Seo” Geraldo aparece à direita, seguido pelo Fernando Brito, Paulinho e Mateus. Quem assistiu disse que foi um verdadeiro show de bola. “Seo” Geraldo tocou todos os instrumentos de uma banda durante a folia.
Na outra foto, do ano de 1.971, um “trio” da pesada de comunicadores da Rádio Clube de Garça cobrindo mais um carnaval. Da esquerda para direita: Clodoaldo José Serzedelo, Nilson Bastos Bento e Zancopé “Zento” Simões, segurando o seu inseparável Rádio Mitsubishi importado, com duas potentes ondas.

Fonte: Jornal Comarca de Garça