quinta-feira, 10 de abril de 2014

Coluna Bate Pronto (11/04)




Com dois gols de Luis Fabiano e outro marcado por Pato, o São Paulo (foi o último jogo de Juvenal Juvêncio como presidente) avançou na Copa do Brasil, ao derrotar, anteontem, o CSA, 3 x 0, no Morumbi. Na sequência, o tricolor vai enfrentar outro alagoano: o CRB. Aliás, foram definidos ainda os oponentes do Palmeiras e do Corinthians na sequência da CB. O Verdão terá pela frente o Sampaio Corrêa-MA, ao passo que o alvinegro medirá forças com o Nacional-AM. Outros paulistas em campo: o Guarani foi eliminado pelo desconhecido Santa Rita-AL, 2 x 1, enquanto a Lusa deu adeus à competição, mesmo vencendo o Potiguar-RN, 2 x 1 (0 x 1, na ida). O Bragantino se classificou ao derrotar o Lajeadense-RS, 1 x 0, o mesmo ocorrendo com o Grêmio Barueri, que ficou no empate sem gols diante do Goianésia (2 x 2, na ida).

Os dois cariocas foram eliminados ainda na fase de grupos da Libertadores. O Botafogo, numa tragédia anunciada, foi batido pelo San Lorenzo-ARG, 3 x 0, ao passo que o Flamengo, em pleno Maracanã, caiu ante ao Leon-MEX, 3 x 2. Outra equipe desclassificada foi o Atlético-PR, que não suportou a força do The Strongest-BOL, que venceu por 2 x 1, em La Paz. O Cruzeiro, que chegou a estar em situação dramática, com duas vitórias nas rodadas finais, qualificou-se ao passar pelo Real Garcilaso-PER, 3 x 0, no Mineiro. Atlético-MG e Grêmio, previamente classificados, cumpririam tabela ontem à noite.

De Thiago Prado, em ‘Veja': "Na semana passada, a Fifa demonstrou mais uma vez a sua insatisfação com a organização da Copa no Brasil. A alfinetada foi dada por Sven Schaeffner, diretor da entidade no Brasil. Em uma palestra em São Paulo, Schaeffner, que fala português fluente, ironizou os atrasos das obras no país: ‘Aprendi que no Brasil sempre existe o fator NHV. Na Hora Vai'.”

Chamando mais a atenção do que os próprios campeonatos realizados no Brasil, a Champions League definiu os semifinalistas da temporada, após grandes jogos que aconteceram durante a semana. O principal certame de futebol do planeta apontou Real Madri, Chelsea, Bayern e Atlético de Madri, que eliminou o Barcelona (eliminado antes das semis pela primeira vez, nos últimos seis anos), ao derrotá-lo por 1 x 0, como os quatro melhores da Europa. Hoje serão definidas as séries que apontarão os finalistas, após sorteio realizado pela UEFA. Apenas o Atlético de Madri, onde jogam o zagueiro Miranda (ex-São Paulo), o lateral Filipe Luís, que foi convocado por Felipão para a Copa das Confederações, Diego (ex-Santos) e o polêmico Diego Costa, que não atuou por estar contundido, nunca levantou a taça. Foi vice-campeão em 1974.

Domingo será conhecido o campeão paulista da temporada. No Pacaembu, 16 horas, Santos e Ituano decidirão o título. O time de Itu, após surpreender e levar o primeiro jogo, 1 x 0, joga com a vantagem do empate. O Peixe vai precisar vencer por dois gols de diferença para festejar a conquista. Em caso de vitória alvinegra por um gol, a decisão será levada à cobrança das penalidades máximas.

Do LanceNet!: “A 5ª Câmara do TJ-SP negou anteontem, em voto por unanimidade, o recurso (Agravo de Instrumento) pedido pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) que pedia a revisão da concessão de uma liminar favorável à Portuguesa. O MP-SP havia entrado com uma Ação Civil Pública  contra a decisão do STJD na 43ª Vara Cível de São Paulo, que negou uma liminar favorável à Lusa. O promotor do MP Roberto Senise Lisboa entrou, então, com um recurso para que reconsiderassem a concessão da liminar. A decisão, que é decidida em instância superior – a 5ª Câmara do TJ-SP – e  cujo relator foi o desembargador Edson Luiz Queiroz, negou por unanimidade o recurso do MP-SP. A ação ainda corre na 43ª Vara Cível da Barra Funda, em São Paulo, que decidirá o caso em 1ª instância, cabendo recurso da Portuguesa.

Para Carlos Miguel Aidar, que advoga pela CBF em ações movidas por torcedores e na ação do MP-SP, a decisão da 5ª Câmara do TJ-SP tem mais peso, visto que o desembargador Edson Luiz Queiroz, durante a sessão, ”entrou no mérito” do julgamento do STJD, reafirmando a ilegalidade da escalação do meia Héverton e a legalidade da punição de 4 pontos. Ainda segundo Aidar, a ação movida pela Portuguesa contra a CBF, na qual ele não participa, perde força com essa decisão da 5ª Câmara.”

Fonte: Jornal Comarca de Garça

Atualização 1: a CBF conseguiu cessar os efeitos da Liminar que mantinha a Lusa na Série A, nesta quinta-feira (10). Agora a Portuguesa, pelo menos por enquanto, está de volta à Série B;

Atualização 2: pela Libertadores, fechamento da 1ª fase, Atlético-MG 1 x 0 Zamora-VEN; Grêmio 1 x 0 Nacional-URU;

Atualização 3: definidos os confrontos envolvendo brasileiros no `mata-mata´ da Libertadores. O Grêmio vai enfrentar o San Lorenzo-ARG, time do papa Francisco. O Cruzeiro terá pela frente o Cerro Portenõ-PAR. Em caso de classificação, ambos vão se enfrentar na próxima etapa. Por outro lado, o Atlético-MG decidirá a sua permanência na competição diante do Atlético Nacional-COL. Não há a possibilidade de uma final brasileira. O máximo que poderá ocorrer é uma semifinal.