sexta-feira, 11 de abril de 2014

Recordar é Viver: "Garça ganhou mimo do SAAD"








Por Wanderley `Tico´ Cassolla


No ano de 1971 o  Garça participou do campeonato da primeira divisão do interior paulista. O “Azulão” despontava como um dos favoritos para conquistar o título. Com um time forte e competitivo todos apostavam no time garcense.  A rivalidade entre as equipes era muita e todos almejavam subir para a divisão de elite, e assim ter a oportunidade de enfrentar os grandes da capital paulista.
Num dos jogos,  no dia 27 de junho de 1.97l,  o Garça  recebeu a visita do SAAD e empatou sem abertura de contagem. Apesar do amplo domínio, o Azulão não conseguiu marcar.  Mas o que  “marcou” mesmo foi o espírito de esportividade do time visitante, que surpreendeu todos os garcenses presentes no Platzeck. Recordamos a  ficha técnica do confronto. O Garça jogou com Lula; Ari Lima, Zinho e Pedroso; Rogerinho (Itamar Belasalma) e Helinho; Toninho Bodini, Osmar Silvestre, Daniel (Cláudio Belon) e Davi. O SAAD foi de Ronaldo; Roberto, Flávio, Oscar e Ari Clemente; Zanetti e Raimundinho; Antenor, Nelson, Arlindo Fazolim e Fernandes. A arbitragem foi de Carlos Afonso Lopes, auxiliado por Dirceu Fernandes e Hildo Fernandes Oliveira. A renda foi de Cr$ 8.200,00.
Vale lembrar que ambas as equipes voltariam a se enfrentar no “pentagonal” final em São Paulo, para ser conhecido o campeão. Com arbitragem do polêmico Roberto Nunes Morgado, o SAAD ganhou de 3 a 0. Só que o título foi para o MAC (Marília), que conseguiu o acesso.

O MIMO: Assim noticiou a “Comarca” em sua edição esportiva: “Uma demonstração de apreço e carinho pela gente garcense e em particular pelo seu público esportivo, foi realizada no último domingo pelo SAAD. Antecedendo sua entrada em campo, dois garotinhos portando uma vistosa faixa branca, com os dizeres em azul – as cores daquela agremiação saudaram a torcida. Na faixa a mensagem de confraternização: “O SAAD Esporte Clube e o povo sulcaetanense agradecem o bom acolhimento”.
O público, como não poderia deixar de ser, não negou seus aplausos a esta simpática e inédita maneira de saudá-lo. E provando que o esporte faz amigos, as gentilezas da delegação visitante não pararam aí. Momentos depois o presidente do Garça, João Bento, recebeu uma carinhosa lembrança deste encontro futebolístico, ofertado pela diretoria do SAAD. Nós que sempre vimos a luta esportiva restrita as quatro linhas do gramado, esperamos que estas atitudes frutifiquem e sirvam de exemplo para as demais agremiações interioranas”. No flagrante, o repórter Nilson Bastos Bento, da extinta Rádio Clube de Garça, entrevistando o presidente João Bento ( e também seu pai), com o mimo recebido (uma taça de cristal) dos dirigentes do SAAD.
Recordamos uma das formações do Garça, em foto rara, contando com a presença do presidente João Bento. Em pés da esquerda para direita: João Bento (presidente), Plínio Dias, Ari Lima, Jorjão, Egídio, Coquinho, Pedroso e Zé Massagista; Agachados: Jorginho, Vaní, Zé Carlos Coelho, Osmar Silvestre e Rogerinho. Neste dia o Garça se apresentou na cidade de  Tupã (SP).