quinta-feira, 17 de abril de 2014

Recordar é Viver: MAC volta à elite do futebol paulista












Por Wanderley Marcos `Tico´ Cassolla


A cidade de Marília está em festa com a volta do MAC (Marília Atlético Clube) a divisão de elite do futebol paulista. O MAC, depois de cinco anos, conseguiu com todos os méritos e dentro das quatro linhas mais este importante acesso. Em dois anos o MAC virou o jogo: em 2.013 estava no campeonato paulista A-2, subiu e agora vai disputar o mais importante certame estadual do Brasil no próximo ano.
Ganha a cidade de Marília e também toda a região, que fica fortalecida com mais um representante na série A-1, ao lado do Linense e da Penapolense. No “Abreuzão” teremos grandes jogos, principalmente contra times da capital. Na última terça-feira teve até passeata dos jogadores pelas principais ruas de Marília,  numa demonstração de agradecimento e já de esperança de cumprir uma boa campanha no próximo ano.
A façanha do MAC repercutiu em toda a região e em Garça não poderia ser diferente, onde o “Tigrão” tem muitos torcedores. Um dos mais fervorosos foi o Wilson Caroccia, que assim que terminou o jogo no sábado de manhã, vestiu a nova camisa do MAC e comemorou bastante. O Wilson, que defende o Guanabara no suíço master, já apostava na subida do time, desde a metade do campeonato. Presente na maioria dos jogos fazia questão de afirmar que ia subir o MAC e mais três times. Acertou na mosca.  E no próximo dia 25, o Wilson reunirá seus amigos e torcedores maqueanos num churrasco para comemorar o memorável feito. Serão convocados:  Álvaro Chagas,  Dr. João Carlos Gomes, José Roberto Ferrez Lopes, Marquinhos, Tonho Uzai, Washington Cateto, Vaguinho, Julião Cassola, Chiquini, Dr. Jair Lopes Machado, etc.

A HISTÓRIA DO MAC: Fundado no dia 14 de abril de 1.942, é popularmente conhecido como “Tigrão”. As cores nas camisas são azul e branca. O clube manda seus jogos no Estádio Bento de Abreu Sampaio Vidal, o “Abreuzão”.  O MAC nasceu do idealismo do esportista  Benedito Alves Delfino com o nome de Esporte Clube Comercial. A partir de 11 de julho de 1.947 passou a se chamar Marília Atlético Clube. Campeão Amador do Interior com apenas um ano de vida, em 1.943, se  profissionalizou em 1.953. Neste mesmo ano, faz sua estréia na Segunda Divisão do Campeonato Paulista, herdando a vaga deixada pela Associação Atlética São Bento, também de Marília. Nessa época, os dois times disputavam as atenções da torcida local, mas poucas vezes se confrontaram no profissionalismo. Nas décadas de 50/60 foi a vez do São Bento duelar com o Garça Esporte Clube. Nos anos 70/80, MAC x Garça disputaram o derbi regional num clima de muita rivalidade.  Os principais títulos: campeão paulista da então segunda divisão no ano de 1.971 e  2.002,  torneio Jose Ermírio de Morais Filho, em 1.975 e vice-campeão brasileiro da Série “C” ano 2.002.
Nos flagrantes: Wilson Caroccia feliz com a camisa do MAC, cujo patrocinador master é a PPA, empresa genuinamente garcense; Pedroso (esq.) e João Luiz, que vestiram a camisa do Azulão e do Tigrão; Polaco, Pupo Gimenez (treinador) e Jorginho Putinati, formados nas equipes de base do MAC, foram campeões do interior nos anos de 1.977/78.  E sob o comando de  Walter Zaparolli, o Maquinho conquistou o inédito título de Campeão da Copa São Paulo de Futebol Jr. no ano de 1.979.