quinta-feira, 10 de julho de 2014

Coluna Bate Pronto (11/07)





Num cenário de `terra arrasada´, após a humilhante e vexatória derrota para a Alemanha nas semifinais, 7 x 1, o Brasil voltará a campo amanhã, 17 horas, em Brasília, na decisão do terceiro lugar da Copa do Mundo. Vai enfrentar a Holanda, que anteontem perdeu nas penalidades para a Argentina (0 x 0, no tempo normal; 4 x 2, nas penalidades máximas. A seleção volta a decidir o bronze após 36 anos, pois a última vez que isso ocorreu, foi em 1978, quando derrotou a Itália, na Argentina. Por sua vez, a Holanda decidiu o terceiro lugar em 1998, sendo derrotada pela Croácia. Um jogo que não atrai a motivação de nenhum jogador envolvido nele. Simplesmente melancólico.

Luiz Felipe Scolari, de salvador da pátria a culpado pelo maior vexame da historia do futebol brasileiro. Desde que a seleção foi atropelada pela Alemanha, o treinador tem sido duramente criticado. De todos os lados. Dentro da própria seleção, atletas estariam descontentes, desde o episódio em que ele se encontrou com meia dúzia de jornalistas para pedir conselhos antes da semifinal. Para alguns, o fato de se reunir com quem não é `boleiro´, mostrou bem como ele estava perdido à frente do time. As críticas aumentaram de forma tão violenta que, o homem que foi chamado de `pai´ da família Scolari em 2002, agora é citado como `avô´, pelo fato de estar totalmente superado e não ter conseguido acompanhar a evolução tática da modalidade.

O jogo de amanhã, valendo o terceiro lugar do Mundial, será o último de Felipão à frente do comando da seleção brasileira. Tomara que também seja o último de Carlos Alberto Parreira, figura constante na CBF desde a Copa de 70. O nome de Tite aparece muito forte, como o natural sucessor do gaúcho. Alexandre Gallo ficaria responsável pela seleção olímpica, que começaria a preparação para 2016. A CBF já tem a sua programação definida para o 2º semestre, com a seleção entrando em campo no dia 5 de setembro, em Miami, ante à Colômbia. Depois terá o Superclássico das Américas contra a Argentina, em Pequim e mais um amistoso, em Istambul, contra a Turquia, nos dias 11 de outubro e 12 de novembro.

Difícil acreditar, mas oito pessoas pelo mundo acertaram o inusitado placar de 7 x 1, em que a Alemanha humilhou o Brasil, pelas semifinais da Copa. Um cidadão na Europa pegou 20 dólares (R$ 44) e apostou no resultado em questão. E ainda acrescentou que um dos gols seria anotado por Sami Khedira, um exímio volante de contenção! Foi o que bastou para faturar algo em torno de R$ 102 mil. Na Inglaterra, uma casa de apostas recebeu quatro palpites vencedores, sendo que o maior deles no valor de U$ 8. Este recebeu U$ 4.277 como prêmio pelo inacreditável acerto.

Ele esteve no Mineirão, torcendo pelo Brasil diante da Alemanha. Deu no que deu. Estamos falando de Mick Jagger, que demonstrou mais uma vez ter os pés oriundos de um iceberg. Foi a primeira partida em que acompanhou no Mundial, porém, anteriormente, havia declarado apoio à Itália e Inglaterra. E todos sabem o que aconteceu. Só para ilustrar: em 2010, na África do Sul, Jagger também estava torcendo pela seleção, na derrota que selou a eliminação frente à Holanda, 2 x 1.

Caso venha se classificar para o Mundial da Rússia, daqui a 4 anos, o Brasil deverá cumprir uma campanha pífia. Ocorre que Pelé fez uma previsão: o Brasil será hexa na próxima edição da Copa do Mundo. Ela foi divulgada, via Twitter, após a brutal humilhação sofrida pelo Brasil nas semifinais. O `Rei do Futebol´ ainda frisou: “Eu sempre disse que o futebol é uma `caixinha de surpresas´!”.

Alemanha x Argentina, pela terceira vez na história, decidirão a Copa do Mundo. Nas duas anteriores, uma vitória para cada lado: `los hermanos´, com Maradona em campo, venceram no México/86, 3 x 2, e perderam quatro anos depois, na Itália, 1 x 0, com o tento que selou a vitória sendo marcado através de uma penalidade máxima totalmente inexistente. Aliás, os dois países são aqueles que mais vezes se enfrentaram numa decisão de Mundial.

A Argentina não sofre gols há 373 minutos, enquanto a Alemanha, quando encaixa o seu verdadeiro futebol, é capaz de estraçalhar qualquer um, como aconteceu contra o Brasil. Os germânicos terão, obviamente, a simpatia dos brasileiros, mas numa decisão, pode se esperar tudo da Argentina, inclusive de Lionel Messi. A Alemanha soma três títulos mundiais (1954/74/90), enquanto os argentinos comemoraram em 1978/86. O jogo, com transmissão para o todo o planeta, será no Maracanã, 16 horas, no domingo.

O Brasil voltará a disputar as Eliminatórias e uma pergunta já surge: terá futebol para superar Argentina, Uruguai, Colômbia, Chile e Equador, que foram os sul-americanos que se classificaram para esta Copa?

Fonte: Jornal Comarca de Garça