segunda-feira, 14 de julho de 2014

Coluna Bate Pronto (15/07)


Lahm ergue a taça após vitória sobre a Argentina

Você acha que o Messi ficou feliz com o resultado final???

Joachin Low, técnico campeão do mundo
A Alemanha foi a grande vencedora da Copa do Mundo realizada no Brasil. Com um Maracanã lotado, derrotou a Argentina no domingo, 1 x 0, com gol do jovem Mário Gotze, 22, aos 8´ do 2º tempo da prorrogação. Os germânicos conquistaram o Mundial pela quarta vez, repetindo os títulos de 1954/74/90. Ainda se tornou o primeiro país do mundo a chegar à quatro semifinais consecutivas, com um título, um vice e dois terceiros lugares. Ainda de forma inédita, a Europa teve uma seleção campeã pela terceira edição seguida, sendo que os alemães foram os únicos a vencer na América do Sul. Manuel Neuer foi ainda escolhido como o melhor goleiro, com todos os méritos. E Miroslav Klose, substituído justamente por Gotze, tornou-se o maior artilheiro dos mundiais, com 16 gols, deixando para trás Ronaldo, o ex-Fenômeno. O atacante era o único remanescente do elenco alemão que perdeu a Copa para o Brasil em 2002. De quebra, ainda se tornou o atleta com o maior número de vitórias em Copas, 17, uma a mais que o brasileiro Cafu

Festa alemã e decepção argentina. O país, que nunca mais terá a chance de se tornar campeão na casa do maior rival, segue sem vencer uma Copa desde 1986, no México. Como consolo, Lionel Messi foi escolhido como o melhor jogador do Mundial, que se igualou ao da França, em 1998, após ter sido marcados 171 gols, 6 deles pelo artilheiro da competição, o colombiano James Rodrigues. Aliás, a Colômbia foi agraciada com o prêmio do fair-play da Copa, por ter sido a seleção com o menor número de cartões amarelos.

Um amargo quarto lugar em casa, após sete jogos, com três vitórias, dois empates e duas acachapantes derrotas, 11 gols marcados e 14 sofridos, com o goleiro Júlio César entrando para a história como o mais vazado da história das Copas, com 18 gols. Esta a campanha do Brasil, que fechou o Mundial com uma derrota para a Holanda, na disputa do terceiro lugar, 3 x 0. O mais intrigante e inexplicável é que Felipão continuou afirmando que o trabalho foi positivo e que chegou entre os quatro primeiros, colocação que não ocorria desde 2002, aliás, a última edição da Copa que não foi decidida na prorrogação ou nas penalidades máximas. Ele entregou o cargo e a CBF aceitou, não sendo mais o treinador da seleção. Com ele sai toda a comissão técnica, inclusive Carlos Alberto Parreira.

Após muita discussão sobre táticas e técnicas, finalmente foi descoberto o real motivo do Brasil não ter ganho a Copa. Pelo menos na visão do clérigo árabe, Saad al-Dyraihim. Ele afirmou, via Twitter, que “O Brasil perdeu a Copa do Mundo porque apresentou estômagos nus e corpos pelados”, numa alusão à forma de se vestir das mulheres brasileiras. Ele recebeu milhares de respostas que ridicularizaram o seu comentário. 

A Argentina também tem uma desculpa com motivos religiosos para seguir na fila que dura desde 1986 sem ganhar uma Copa do Mundo. Naquele ano, o time de Maradona se preparou para o Mundial do México, num vilarejo ao norte do país, chamado Tilcara. O então treinador, Carlos `El Narigon´ Billardo, atual coordenador do selecionado argentino, descobriu que existia uma igreja no local com uma imagem da Virgem Maria. Religioso, levou todo o time à `Casa do Senhor´, fazendo com que os atletas se ajoelhassem na frente da santa, prometendo que retornaria para agradecer, em caso de título. A taça foi conquistada, mas o time nunca voltou para pagar a promessa. Por isso passou a ser vítima da `Maldição de Tilcara´, que só será exterminada quando o elenco de 28 anos atrás comparecer ao vilarejo para cumprir o prometido. Enquanto isso...

O ex-coordenador da Seleção, Carlos Alberto Parreira, teve papel-chave na ausência de Kaká na Copa. O nome do meia foi discutido em razão da falta de experiência da equipe brasileira. Parreira tem resistência a Kaká e muitas vezes disse que se desapontou com o rendimento dele na Copa 2006 – apesar de os astros terem sido Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo e Adriano. Um dos argumentos para barrar Kaká foi a condição física, mas Orlando e São Paulo atestam que ele está em plena forma. Informações do LanceNet!

A Espanha foi a campeã na África do Sul, em 2010, com a base do Barcelona que era treinado na época por Pep Guardiola. Agora a melhor do mundo é a Alemanha, que tem como base o Bayern de Munique, cujo técnico é...Pep Guardiola. Seria coincidência?

Com o término da Copa, volta o Brasileirão, com grande movimentação amanhã. Os jogos válidos pela 10ª rodada serão os seguintes: Coritiba (7) x Figueirense (4); Grêmio (15) x Goiás (15); Flamengo (7) x Atlético-PR (13); Sport (14) x Botafogo (9); Bahia (8) x São Paulo (ainda sem Kaká; 16 pts); Criciúma (8) x Fluminense (16). Na quinta-feira: Corinthians (16) x Internacional (16); Santos (14) x Palmeiras (terá a estreia de Gareca e do zagueiro Tóbio, além de estar vendendo Valdívia para os Emirados Árabes – R$ 16,6 milhões; 13 pts); Cruzeiro (19) x Vitória (7). Pela Recopa Sul Americana, amanhã, jogo de ida em Buenos Aires, Lanús e Atlético-MG.

Fonte: Jornal Comarca de Garça