terça-feira, 29 de julho de 2014

Destaque Esportivo: como falarmos em futebol suíço sem nos lembrarmos dele?


Zé Cláudio, atleta do Guanabara e `treineiro´ do Os Pior
Como falar do futebol suíço e não nos lembrarmos dele?
Atleta aos sábados e treinador aos domingos. Essa é a rotina do nosso `Destaque Esportivo´, que é ligado ao futebol suíço desde os tempos do `terrão´. Tendo passado por times memoráveis, é um dos grandes nomes da modalidade, a qual continua muito ligado. Você vai conhecer um pouco mais da história de José Cláudio Barbosa, na edição de hoje do `Comarca´.
Nascido na cidade alagoana de Paulo Jacinto, esse aficionado pelo futebol suíço começou a se destacar como um atacante de muitos gols no tempo do `terrão´. Lá defendeu equipes fortes, como Majestic e Sesi, que logo deram origem ao Flamengo. Também defendeu a Selaria São Geraldo e o Kosminho, agremiações de ponta, que deixaram uma bela historia escrita na modalidade.
Mesmo passando, com a chegada da idade, para o máster, seguiu no futebol suíço, como treinador. Dirigiu o Independente e agora é o comandante do Os Pior, o líder geral do municipal/14.
Esse é o Zé Cláudio, pescador dos bons e um grande nome do futebol suíço, com enorme contribuição para o desenvolvimento da modalidade ao longo dos quase 30 anos de atuação correta, disciplinada e muito elogiada por onde passou.


Na época do `terrão´, defendendo o Majestic, campeão em 1990

Com o Flamengo, há 14 anos, no certame municipal

No Kosminho, em 2005, o antepenúltimo atleta em pé

 Atualmente é o treinador responsável pelo time de melhor campanha no futebol suíço
Esse alagoano, que chegou a Garça ainda menino, aos oito anos, é o técnico do Os Pior, tradicional agremiação do futebol suíço garcense. Demonstrando a sua competência, levou o forte elenco à liderança absoluta do certame, que vive o returno da 1ª fase e que conta com a participação de 15 times.
Ainda não esquecendo a traumática eliminação do ano passado, quando caiu diante do Dinos nas semifinais, Zé Cláudio mostra muita consciência, não se empolgando com a campanha de seus comandados. “O que vale mesmo é ganhar lá na frente”, costuma dizer.
Respeitando sempre os concorrentes diretos, em nenhum momento aponta qualquer favoritismo, ressaltando que a competição na atual temporada está muito equilibrada. Mas confia muitos em seus atletas e na diretoria, fatores que fazem com que a sua equipe lute bastante para voltar a ser campeã, a exemplo do que aconteceu em 2008.


Atualmente no suíço, é o treinador responsável pela bela campanha do Os Pior

Aos sábados, é um polivalente atleta do Guanabara
Zé Cláudio é assim: em primeiro lugar, sempre está o time. Só assim para explicar a sua dedicação ao Guanabara, equipe a qual defende desde 2007 no futebol suíço máster. Neste período, ganhou todos os títulos possíveis na modalidade, sendo o mais especial, o municipal de 2009, quando marcou o gol decisivo, de cabeça, no último minuto da prorrogação, diante do Flamengo.
Aliás, além de artilheiro, Zé Cláudio, quando preciso, é um combatente defensor. E, se necessário, vai para o gol, como no clássico ante ao Salec, no último sábado.
Um verdadeiro colaborador, um grande esportista, um nome histórico do futebol suíço, que merecia ter a sua historia contada como o nosso `Destaque Esportivo´.


No Guanabara desde 2007, onde atua em várias posições...

...Inclusive como goleiro, dependendo da necessidade

No time campeão municipal de 2009, quando fez o gol do título de cabeça, no último minuto da prorrogação