terça-feira, 15 de julho de 2014

Destaque Esportivo: o grande símbolo do basquetebol feminino garcense


Terezinha Barganian, o nosso `Destaque Esportivo´ da semana
Se há uma modalidade que fez historia em Garça, esta foi o basquetebol feminino. E o símbolo de várias gerações que defenderam a nossa cidade é a profa. Terezinha Barganian, que representou a Sentinela do Planalto desde a década de 40, passando por várias competições e conquistas. Você conhecerá um pouco mais da vida esportiva dessa ex-atleta, nosso `Destaque Esportivo´ da semana.
Os primeiros registros dão conta que Terezinha se interessou pela modalidade ainda nos anos 40, sendo que no fim daquela década, ela já integrava o time garcense.
De técnica apurada, raça contagiante e uma dedicação envolvente pela modalidade, ela foi crescendo ao longo dos anos, sempre se destacando nas equipes que foram formadas em nossa cidade. Dessa maneira, disputou várias edições dos Regionais e dos Jogos Abertos do Interior, os principais eventos à época.
Teve várias atletas conhecidas ao seu lado, entre elas, Laís Helena, que deixou Garça para voos mais altos, conseguindo se fixar como a responsável pelo basquetebol feminino de Santo André há anos. Lá, conquistou os mais diversos títulos, entre os quais, estaduais e nacionais da modalidade.
Terezinha Barganian tem uma bela página esportiva escrita, pois soube honrar e defender da melhor forma possível a nossa cidade por todas as quadras esportivas por onde se apresentou. O verdadeiro símbolo do basquetebol feminino de Garça.


Uma foto de 66 anos atrás: Terezinha é a primeira agachada

Partida no GTC diante do Colégio Guedes de Bauru; ela ouve instruções do árbitro, ao lado do dirigente Pedro Krusicki (D)

Terezinha, em desfile pela rua Carlos Ferrari (C); carregam a placa, Sônia Casagrande e Sônia Delfino

Nos Jogos Abertos do Interior, em Piracicaba, partida contra Lins; Terezinha (D) observa o lance aguardando pelo rebote

Em formação do time do início da década de 60 (última em pé); Laís Helena está segurando a bola de basquetebol

O grande recorde: 11 vezes campeã consecutivamente dos Jogos Regionais
Sempre defendendo Garça, apesar do esmerado potencial que a qualificava para integrar qualquer equipe do país, Terezinha segui defendendo Garça. E o destino lhe reservou um recorde que nunca será batido: tornou-se campeã dos Jogos Regionais da Alta Paulista por 11 vezes seguidas. O fato mereceu uma homenagem especial em 2011, no Teatro Municipal, quando acabou aplaudida em pé por toda a coletividade esportiva, que prestigiava as extintas festas de encerramento do ano esportivo em nossa cidade. 
A emoção demonstrada por Terezinha foi tocante, marcante e inesquecível. Após tempos, um reconhecimento por tudo que ela representou e ainda representa para o basquetebol garcense.


Em mais um flagrante com o vitorioso time do GTC, nos anos 60


Momento inesquecível|: abertura dos Jogos Regionais, no Platzeck, década de 70

 Até o início dos anos 90, comandou o basquetebol feminino
Sempre muito ligada ao esporte, Terezinha Barganian, após longa e elogiada atuação na rede estadual de ensino, onde chegou à direção escolar, retornou às quadras, atendendo ao pedido de seu ex-treinador, prof. Sérgio De Stéfani, então dirigente esportivo municipal.
Como treinadora, formou equipes que estiveram representando Garça em São Manuel (1990), Osvaldo Cruz (1991), Dracena (1992) e Lins (1993), durante a edição dos Jogos Regionais. Depois se retirou, para desfrutar de merecida aposentadoria.
Recordando as várias passagens no basquetebol e sempre bem-humorada, Terezinha Barganian é uma daquelas pessoas que merecem um lugar cativo na história do esporte garcense. E com todos os méritos.


Em 2011, sendo homenageada no Teatro Municipal

Recentemente, durante mostra realizada em nossa cidade