terça-feira, 1 de julho de 2014

Destaque Esportivo: um garcense de sucesso na Europa


Silvio vai para a terceira temporada no futsal da Rússia
Ele começou a sua carreira de sucesso no extinto time sub/20 da SE RCG/Garça. Após atingir o principal, ganhou visibilidade, sempre sendo muito elogiado. Não demorou e passou por outras grandes equipes, até receber convite do futsal da Europa, onde está em sua 3ª temporada. Você conhecerá hoje a trajetória do prof. Silvio A. C. de Oliveira, preparador-físico de grande sucesso, o nosso `Destaque Esportivo´ da semana.
Há 10 anos, ele recebeu o convite para ser o responsável pela preparação física do time sub/20 de futsal da RCG, que iniciava as atividades em Garça. Como a rotatividade no esporte de alto nível é grande, logo ganhou oportunidade na equipe que integrava o Paulista e a Liga Nacional. Foi quando a sua carreira definitivamente decolou, muito devido à sua competência e capacidade profissional.
Realizou trabalhos elogiáveis e, após o encerramento das atividades da agremiação garcense, passou por Marília e Suzano, numa parceria com o São Paulo FC.
Não demorou e recebeu um convite que mudaria totalmente o seu futuro profissional: trocar o Brasil pela Rússia, onde iniciará mais uma temporada a partir do dia 11 de julho.


Na SE RCG/Garça, com o time principal, onde teve o trabalho muito elogiado

Em aquecimento com o time do São Paulo FC, o qual defendeu em Marília e em Suzano

Na Rússia, onde está obtendo grande reconhecimento pelo seu trabalho

Flagrante do ginásio onde sua equipe manda os jogos 

 Rússia: um difícil desafio num país gélido e costumes diferentes
Sílvio aceitou o desafio, sabendo muito bem o que encontraria pela frente numa das antigas repúblicas da União Soviética. Enfrentou (muito) frio, alimentação diferente e costumes de um povo que não lembra em nada ao brasileiro. Porém, como sempre teve outros brasileiros no elenco, acabou superando, aos poucos, também com o apoio da esposa Larissa, as dificuldades inerentes que surgiam à sua frente.
Hoje, plenamente adaptado ao Mytishy, vai continuar trabalhando ao lado do ala Paulinho, que atuou em Garça, além de outros dois brasileiros: Murilo e Fumaça, que estão no `Velho Continente´ há algum tempo, sempre com participações destacadas em suas equipes anteriores.
Aliás, devido ao contrato firmado com os russos, Sílvio, que recentemente foi convocado para ser o preparador-físico da seleção brasileira universitária, que disputará o Mundial em Málaga, na Espanha, não poderá defender a sua pátria, pois haverá coincidência de datas com a pré-temporada de seu clube, que estará treinando na Sérvia e na Lituânia.

Foto oficial da equipe, na última temporada

Sílvio sempre participou do Campeonato Amador e Copa de Futsal
Grande esportista, Sílvio também atuou por vários anos no futebol amador, geralmente defendendo o Flamengo, do seu primo, Betão Aguiar. Também jogou na Copa de Futsal garcense, competição que disputou em seus primórdios.
Prestes a retornar à Europa, o nosso `Destaque Esportivo´ aproveita as férias para a convivência com os amigos e familiares. Em companhia da esposa esteve acompanhando o jogo da Rússia, em Curitiba, frente à Argélia, pela Copa do Mundo, uniformizados a caráter. Aliás, o simpático casal está bem próximo do nascimento do primeiro filho. Indagado se seria brasileiro ou russo, Sílvio não pestanejou: “Isso eu não sei, pois a única coisa que tenho certeza é que será corinthiano (a)”, finalizou.

Campeão amador garcense pelo Flamengo, em 2011

Uma das antigas: campeão com o Vimec, em 2000

Com a equipe de futsal da RCG, na Copa municipal garcense

Com a esposa Larissa, assistindo a Rússia x Argélia, na Arena da Baixada, em Curitiba