sexta-feira, 18 de julho de 2014

Recordar é Viver: `A Copa e os garcenses prestigiando´












Por Wanderley `Tico´ Cassolla


A Copa do Mundo da Fifa terminou no ultimo domingo. E convenhamos deu a lógica. Ninguém mais do que a Alemanha mereceu o título. A seleção germânica mostrou que, quando o futebol é levado a sério, e acima de tudo com competência, os resultados aparecem. O “tetra” depois de vencer a apática  Argentina (mesmo que por apenas 1 a 0) foi de forma incontestável. E se prosseguir com este ritmo, não vai demorar muito para a Alemanha ultrapassar o Brasil em numero de conquistas mundiais.
E pensar que foi uma copa bem “light”, onde a seleção brasileira tinha grande chance de ser campeã. Na primeira fase só times babas, com exceção do México, uma seleção mediana.  Depois o Chile e a Colômbia, duas equipes que estão num segundo escalão do futebol mundial. Restariam somente dois jogos para conquista do “hexa”:  a Alemanha e depois o jogo final. Só que a goleada sofrida diante da Alemanha foi implacável, para não dizer vexatória. Nem o mais fanático torcedor  apostaria no inimaginável placar de 7 a 1. A maior goleada sofrida pela seleção brasileira na história dos mundiais. A  despedida da copa foi merecida, nada de desculpas.  O jeito foi  aceitar a derrota e daqui pra frente renovação total, seja no comando técnico ou nos jogadores.
De outro lado dois pontos mereceram destaque: a organização da Copa e o torcedor brasileiro. Padrão FIFA foi nota 10, as novas arenas aprovaram inteiramente. A  torcida brasileira foi um show a parte. Arenas lotadas com muita animação e empolgação. Se dentro das quatros linhas nossa seleção não correspondeu, fora tudo foi completamente diferente. O brasileiro fez sua parte, torceu e incentivou pra valer. Soube também recepcionar e interagir com a torcida estrangeira, dando um grande exemplo de desportividade.
Há....e falando nisto, continuamos recebendo fotos de garcenses que deixaram a televisão e o rádio de lado e foram assistir os jogos “ao vivo e a cores”.
De norte a sul tivemos um garcense presente num jogo da Copa.
Nas quartas de final foi a vez do George Antonio Nogueira e esposa Vera comparecerem na Arena Castelão, na bonita Fortaleza, para assistir a vitória do Brasil na Colômbia pelo placar de 2 a 1. Um resultado apertado e sofrido.
Já o Fábio e o Neto Codonho foram em mais um jogo. A decisão do terceiro lugar, na Arena Brasília, e viram a despedida do Brasil com derrota para a Holanda por 3 a 0. Na foto os corintianos Codonho chegando animados e  esperançosos na vitoria brasileira. Saíram frustados.
E o Silvinho Cavalheiro, de férias em Garça, juntamente com a Larissa, esteve na Arena da Baixada, em Curitiba, assistindo a agora “sua” Rússia empatar com a Argélia em 1 a 1. O bom time russo não conseguiu classificação à fase seguinte.