sexta-feira, 4 de julho de 2014

Recordar é Viver: `Família Codonho prestigiando a Copa no Brasil´








Por Wanderley `Tico´ Cassolla

Definitivamente a Copa do Mundo da FIFA que está acontecendo em gramados brasileiros, emplacou de vez. A 20ª edição comprovou que realmente o Brasil é país do futebol. Com partidas sensacionais e muitos gols, atraiu todos os esportistas e também os não amantes do futebol. Sem falar que na atual fase (8ªs de final) a maioria dos jogos foi decidida nos minutos finais, dando um charme todo especial, recheado de emoções. Em qualquer bate papo ou mesmo numa rodinha o principal assunto é a Copa.
Nos 58 jogos já realizados muitos garcenses estiveram presentes. Deixaram a TV (e também o radio)  e foram assistir os jogos ao vivo. Não somente da seleção brasileira, como também outros confrontos. Afinal de contas não é sempre que acontece uma copa em nosso País. A última foi há 64 anos, a fatídica Copa de 1.950, quando fomos vice-campeão, perdendo a decisão para o Uruguai por 2 a 1, quando o empate nos daria o título.
Dentre estes garcenses a tradicional família Codonho teve o privilégio de assistir os jogos realizados no Estádio Nacional (a bonita Arena Mané Garrincha) em Brasília. O corintiano, dr. Amauri Codonho voltou empolgado com o que viu. Fez questão de ir até a capital do País para prestigiar o evento, na companhia da esposa Mariângela, dos filhos, Neto Codonho e Frederico, além da nora Priscilla. Fizeram muita festa e registraram tudo para a posteridade. Foram momentos únicos em família que jamais serão esquecidos. Há!!!! Não poderia deixar de registrar que eles também acompanharam jogos da recente Copa das Confederações também na sede de Brasília.  
                                         
CURIOSIDADES DA COPA:  você sabia que 100 por cento dos jogadores da Rússia jogam no próprio país, um recorde no Brasil 2014. A Inglaterra também chega perto deste índice: 22 dos seus 23 atletas disputam a Premier League (a exceção é Fraser Forster, que atua pelo Celtic na Escócia). Por outro lado, só 4,3% dos jogadores da Bósnia, Costa do Marfim, Gana e Uruguai não jogam no exterior, ou seja, apenas um dos 23 convocados.  
Que 52 diferentes países estarão representados com jogadores que disputam os seus campeonatos nacionais no Brasil 2014. O futebol inglês é disparadamente o que mais terá atletas em campo. Nada menos que 114 dos 736 jogadores convocados (15,4%) disputam a Premier League ou outras divisões do país. Alemanha (81 jogadores) e Itália (78) vêm logo atrás. Dos 297 clubes que cederam atletas para o Mundial, 28 são da Inglaterra. A Alemanha vem em segundo lugar na lista, com 21. Entre clubes, é do Bayern de Munique o recorde de jogadores convocados: serão 15 atletas do campeão alemão no Brasil 2014, um a mais do que o Manchester United. Dentre os países que não se classificaram para a disputa da Copa do Mundo, a Turquia é quem lidera, com 26 jogadores cedidos por clubes turcos para o Mundial. Entre os continentes, a supremacia européia é grande: 76% dos jogadores que estarão no Brasil atuam em equipes do Velho Continente. A Argélia é a segunda seleção na história da Copa do Mundo que terá 23 atletas de 3 clubes diferentes — a primeira foi a Sérvia, quatro anos atrás (fonte: site da FIFA).