terça-feira, 12 de agosto de 2014

Destaque Esportivo: ele levou Garça a ser respeitada em modalidade pouco conhecida


José Ismar Tavares, o Zemá, nosso `Destaque Esportivo´ da semana
Ele é cearense de nascimento, mas garcense de coração, pois chegou a nossa cidade com apenas dois anos de idade. Durante 14 temporadas, conduziu a equipe de luta de braço às conquistas regionais, estaduais e nacionais. Você vai conhecer um pouco da trajetória de José Ismar Tavares, o Zemá, o nosso `Destaque Esportivo´ da semana.
Vindo de Baixio, Zemá mudou-se para Garça com a família em 1970. Desde de março de 1993 atua junto à Academia Olimpus, da qual é o diretor-proprietário. Um ano depois de ingressar na atividade, passou a comandar e competir a equipe de luta de braço, que tanto sucesso fez por onde competiu no país.
“Foi um período muito bom. Onde a gente chegava, ouvia-se o comentário: Vixi!, Garça `taí´!”, recorda, com a certeza do dever cumprido.
Formada apenas por garcenses, a equipe faturou mais de uma dezena de títulos nacionais, júniores/adulto. O nome da Sentinela do Planalto ficou muito conhecido na modalidade graças à sua dedicação exemplar, pois, além de competidor adulto, também era o técnico dos júniores. Enfim, uma rica contribuição para a comunidade esportiva de Garça, que nunca será esquecida. Pelo contrário, tem que ser muito exaltada, elogiada e aplaudida.


Em competição regional em Ourinhos/2003

No Campeonato Brasileiro Adulto (E), Indaiatuba/2000

Um flagrante marcante: fraturou o dedão no Brasileiro/01, em Indaiatuba, tendo que abandonar o evento

Melhor técnico do Estado de São Paulo: um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido
Sempre atencioso para com o próximo, extremamente bem-humorado e destilando uma tocante educação, Zemá foi apontado em 2000, como o melhor treinador da modalidade, categoria júnior, de todo o Estado de São Paulo.
Orgulhoso, ocupou o lugar mais alto do pódio, em evento realizado em Piracicaba, para receber o troféu por sua vitoriosa atuação com a respeitada equipe.
Infelizmente, com o passar dos anos, os competidores – chegaram a 30 no auge das disputas – foram parando. “Muitos se casaram, alguns naturalmente seguiram outro caminho e a equipe foi sendo desfeita, até que encerramos as atividades em 2008”, salientou Zemá.
“Era e é um esporte complicado, que a gente fazia porque gostava. Tenho certeza que foram 14 anos de muito sucesso”, finalizou, em tom de muito saudosismo e de dever cumprido.


No lugar mais alto do pódio, em Piracicaba/00, como melhor técnico júnior do Estado de São Paulo

Há anos atua como um vigoroso zagueiro no futebol suíço
Zemá também tem outra paixão esportiva: o futebol. Há anos disputa as competições de futebol suíço em Garça. Defendeu muitas equipes tradicionais, como Paulista, Kosminho e Independente. Atualmente é atleta do Levi´s, onde recentemente entrou para a história da modalidade, ao anotar um gol inacreditável: na cobrança de um tiro de meta.
Ele se tornou o primeiro e único atleta a conseguir tal proeza. Este é o nosso `Destaque Esportivo´, uma figura ímpar, com atuação impecável no esporte garcense, merecendo um lugar especial com a sua rica trajetória. Com muita justiça.


Defendendo o Kosminho em temporada anterior do futebol suíço

Festejando o inacreditável gol na cobrança de tiro de meta pelo Levi´s

No Independente, do primo Zumbé, chegou a atuar até como goleiro

Antes do basquetebol ser extinto no ano passado, atuou como parceiro das equipes por 12 anos seguidos