sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Recordar é Viver: `Expressinho, um time supercampeão´











Por Wanderley `Tico´ Cassolla


A coluna faz uma homenagem ao Expressinho, de Lençóis Paulista, um time que nasceu para ser campeão. Aí o leitor, que sempre acompanha a coluna, pergunta a razão da homenagem. Tudo porque o Expressinho tem suas raízes em nossa cidade, graças ao palmeirense Gumercindo Ticianelli Júnior, o fundador e atual presidente, que morou em Garça nos anos 70.
Pois bem no último domingo, o Expressinho consolidou a fama de campeão e se tornou hexacampeão amador da série “A”, em Lençóis Paulista. Na decisão disputada no Estádio Archangelo Brega, o “Bregão”, diante de um grande público, estimado em cerca de 3 mil torcedores, a famosa “maquininha vermelha” venceu o Grêmio Cecap pelo placar de 2 a 0 e faturou mais um título.
Expressinho e Grêmio Cecap entraram em campo para a final da série “A” do Certame Amador de Lençóis Paulista. A competição, que é organizada pela Liga Lençoense de Futebol Amador (LLFA), colocou frente a frente, a defesa menos vazada (Expressinho) contra o melhor ataque (Grêmio Cecap). Melhor para o Expressinho, que não tomou gols e venceu o Grêmio Cecap por 2 a 0, faturando o hexacampeonato, e o terceiro seguido (2012, 2013 e 2014). Anteriormente foi campeão em 1989, 1992 e 2002. De acordo com o presidente Gumercindo Jr., o Expressinho ainda coleciona 6 Copas Lençóis (1993, 2008, 2010, 2011, 2012 e 2014),  3 Copas "O Eco" (2 em Lençóis e 1 em Macatuba), Campeão da Copa CEM Amador (1988/89) e 2 Copas Marimbondo. Na foto posando com o troféu “Deputado Estevam Galvão”, o campeoníssimo Júnior ao lado do pai Gumercindo e do capitão da equipe.

O Expressinho já vem ser tornando o mais tradicional time da cidade e o que já conquistou mais títulos, um supercampeão, apoiado por uma torcida vibrante e entusiasta. Até parece o glorioso e imbatível Flamengo (Vila Rebelo), do técnico Gilberto “Betão” Aguiar, o recordista de títulos garcense.
Gumercindo Júnior conta em sua diretoria com a colaboração do João Vitor, Macalé e Zezinho. O técnico é o estrategista Mosca, sendo que o elenco é formado por jogadores somente da cidade: Nivaldo, goleiro que jogou no Palmeiras e outros clubes. André Gasparini, jogou na Itália ( zagueiro), Feijão, Fernando, Jossone, Vitor, Lucas Amaral, Maresia, Geovane, Marlon, Tiago, Peterson, Josimar, Felipe e Rafael.

HISTÓRIA: O Expressinho foi fundado no dia 16 de dezembro de 1.986, e o nome foi devido ao famoso Expressinho do São Paulo. As cores do uniforme vermelho e branco foram inspiradas no Clube Atlético Ipiranga (de Garça), onde o Gumercindo Júnior jogou de atacante. Foi campeão no ano de 1979, com apenas 16 anos, quando seu primeiro título. Depois formou o Expressinho e vem colecionando taças até hoje. Recordamos uma das formações do Ipiranga, campeão invicto daquela temporada: Em pé, da esquerda para direita: Jair Cassola, Nenê, João Carlos, Corinho, Celino, Ricardinho e Joathan; Agachados: Gumercindo Jr, Chico Ramalho, Tico, Toninho e Osmar Silvestre. Na outra foto um flagrante da inauguração da sede do Ipiranga: Gumercindo Junior, o técnico Jair Cassola e o meio campista (cabeludo) Fernando Tedesco.