sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Recordar é Viver: `O goleiro Sérgio Zancopé´










Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Na década de 60 ele foi um dos grandes goleiros em nossa cidade: Sérgio Zancopé fez seu nome atuando debaixo da meta, seja no futebol de campo ou no futebol de salão (futsal). Quem sempre comentava era o jornalista João Alexandre Colombani, pois na época Garça tinha bons goleiros, mas o Sérgio Zancopé era o preferido do também radialista Colombani, apresentador do  programa “Bola no Gol” da Rádio Clube de Garça.

O Sérgio Zancopé começou ainda bem garoto a correr atrás da bola, ou melhor, ficar lá meio que parado no gol, praticando defesas e impedindo gols. Com apenas 14 anos jogava no futebol amador pela Ferroviária. No tradicional time “vermelho e branco” fez história, com grandes atuações, na maioria das nos campos de terra, principalmente no Municipal, ao lado do bosque municipal (onde hoje é o edifício do Fórum). Veja no flagrante em  um vôo espetacular e mais uma defesa, sob o olhar atento do beque-central Jair Cassola. Ainda defendeu o Botafogo, Mercado, Municipal e  Agromecânica.

No ano de 1.965, foi jogar no Jambo, um time recém formado, cuja idéia principal era levantar o Garça Futebol Clube. O projeto deu certo. Tanto é verdade que no dia 25 de fevereiro daquele ano, era fundado o Garça FC., sob a presidência do esportista Antonio Alexandre Marques.  Sérgio Zancopé passou então a defender o gol do Garça. Concomitantemente jogava futebol de salão pelo Garça Tênis Clube,  time que representava nossa cidade em competições regionais e estaduais. Nos flagrantes, durante encontro com o goleiro Waldir Peres,  no ano de 1971. Depois com os craques da família Zancopé: Alcy, Luiz Julio, Serginho e Amedeu,  no antigo campo de Vila Williams. 

No ano de 1.970 foi aprovado num concurso público e  começou a trabalhar no Banco Banespa,  tendo que se mudar para São Paulo. Lá ficaram sabendo que era profissional em Garça e passou a ser o goleiro titular do famoso Esporte Clube Banespa.
Jogando pelo Banespa disputou vários campeonatos entre bancos, especialmente  torneios Rio-São Paulo.  Também disputou vários jogos amistosos no interior de São Paulo, sempre promovendo o nome do Banespa. Nesse time, teve o privilegio de jogar ao lado de consagrados craques do futebol, como o Canhoteiro, Maurinho e outros. Também atuou no gol do futsal do E.C.Banespa.

Como bom esportista, Sérgio Zancopé foi  professor de Educação Física do SESC, de 1971 a 1977.  Em 1977,  foi  eleito diretor do E.C.Banespa, e mudou de jogador para cartola.  Como diretor, ajudou na formação do time de vôlei do Banespa, campeão paulista, brasileiro, sul-americano, e mundial, que foi a base da seleção brasileira olímpica,  campeã pela primeira vez. 

Teve a oportunidade de viajar para o Japão, com a equipe de futsal, o que ajudou a implantar o futebol naquele país, no ano se 1978.  Disputou vários torneios internacionais na Europa (2 vezes), na Alemanha, França, Itália, com equipe de handebol do E.C.Banespa. Hoje o Sérgio Zancopé goza da merecida aposentadoria e continua ligado ao seu querido Banespa. Atualmente ocupa o cargo de vice presidente da AFUBESP (Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa). Muito embora está radicado na grande metrópole há muito tempo, não esquece cá da terrinha. É um verdadeiro embaixador de Garça e também um dos organizadores do encontro anual dos garcenses em São Paulo.