terça-feira, 2 de setembro de 2014

Destaque Esportivo: Olimpíada Escolar, um evento que marcou época em Garça


Handebol era uma das modalidades que integrava a extinta Olimpíada Escolar
Mesmo com a sua curta duração, com apenas quatro edições, a Olimpíada Escolar marcou época. Atingiu números surpreendentes, com mais de 1.200 participantes a cada ano, sendo que a premiação foi a maior feita até hoje num evento escolar realizado em Garça. Na edição de hoje, vamos recordar aquela competição, que envolveu os alunos da rede pública estadual e particular de nossa cidade, realizado pela última vez em 2012.
Com organização esmerada, sempre contando com a participação dos professores, a Olimpíada Escolar surgiu para disseminar o esporte em nossa cidade. Durante a sua realização, foram mais de quatro mil participantes, em diferentes modalidades, nos naipes masculino e feminino.
Extremamente democrática, premiava praticamente todas as escolas, pois o sistema de disputa priorizava a unidade escolar num total, ou seja, todos os alunos teriam que se unir, pois só ganhariam premiação se a participação fosse boa em várias modalidades e não numa só.
Dessa forma, era comum a presença de um bom público em todas as competições. A Olimpíada também servia para a captação de novos talentos para as escolinhas das modalidades, pois os professores responsáveis sempre estavam acompanhando os jogos. Enfim, um grande ciclo esportivo que deixou muita saudade na comunidade estudantil de nossa cidade.


Prof. Cláudio e alunas da escola Nely C. de Andrade, que sempre teve participação destacada

Competições de xadrez eram realizadas no Centro Esportivo e Social

Lance de jogo do futsal feminino, realizado no ginásio João Gonzáles

Grande público prestigiava os jogos que envolviam as escolas da rede pública estadual e particular

Com o crescimento do evento, várias modalidades foram incorporadas
Como é normal no início de um evento inédito e de tamanha envergadura, a Olimpíada começou basicamente com esportes coletivos e atletismo. Mas o resultado foi tão positivo que logo em sua 2ª edição foram acrescentados outros torneios esportivos.
Damas, xadrez, tênis de mesa e natação, ganharam adeptos, com uma marcante presença dos alunos. Era comum a movimentação no Centro e Esportivo e Social e, atravessando a rua, com os jogos no ginásio Wilson Martini. E como aconteciam ao mesmo tempo, mais atletas teriam que ser selecionados pelos professores para uma participação efetiva. Daí, o número de alunos e o envolvimento de todos nas disputas.


Natação foi introduzida na competição a partir da 2ª edição

Alunos do Hatsue Toyota, após torneio de futebol realizado em 2.010

 Premiação era feita em meio à grande festa nas escolas
Outro diferencial da Olimpíada Escolar era o respeito para com os estabelecimentos de ensino participantes. A premiação nas três categorias – pré-mirim, mirim e infantil -, tanto no masculino, como no feminino, era feita na própria escola. Foi uma forma encontrada para que os alunos tivessem o seu esforço reconhecido junto à sua própria comunidade, sendo aplaudidos pelos companheiros, professores, coordenação e direção.
Graças a esta iniciativa, muitos alunos que não haviam participado e presenciavam os companheiros recebendo a sua valiosa medalha, mudavam de opinião, passando a querer disputá-la no ano seguinte. Foi um dos grandes motivos para o aumento do número de participantes.
Integravam a Olimpíada Escolar alunos que frequentavam a partir do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Uma grande festa que deixou muita saudade.

Alunos do Monsenhor Magliano, sendo flagrados após a entrega da premiação de 2.012

Mais entrega de medalhas, desta vez na escola Nely C. de Andrade; uma grande festa que não existe mais