sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Recordar é Viver: "Garcenses comemoram título mundial do Palmeiras de 1951"








Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Ainda no embalo do centenário da gloriosa Sociedade Esportiva Palmeiras, a coluna recorda um dos maiores títulos do alviverde: campeão de 1951 da Copa Rio, que equivale a um mundial de clubes. Esta conquista repercutiu não somente no Brasil como também em todo mundo, pois os principais times campeões da América do Sul e da Europa estiveram presentes. Em Garça não foi diferente. Os palmeirenses comemoraram pra valer com passeata e muita festa. Até mesmo realizaram no dia 26/07 daquele ano, um jantar  de rejubilação em homenagem ao novo campeão mundial, a Sociedade Esportiva Palmeiras. 

O cardápio ficou por conta do Restaurante Ponto Chic. A frente do evento, o sr. Carlos Manchini e uma legião de fervorosos torcedores, conforme recordamos nos flagrantes. Conseguimos identificar: Salvador Armentano, João Truzzi, João Bertolluci, Toniquinho Alfaiate, Serafim “Néco” Tintureiro, Maurício (Casa Maurício), Angelo Corazza, Pedro Menochi, Augusto Andreta, João Zulian Júnior, JoãoSerafim, Alcindo Zancopé, João Gerzeli, Martinelli, Mário Manchini, Armando Bertoni, Francisco Garcia, Euclides Bachega, Alcides Bachega, Pedro Scuracchio, Delicato “Corretor”, José Inércio Sitta, Serafim “Carroceiro”, Chico Rodela, Alcides Fanini, Carlos Manchini, Américo de Oliveira, Luiz Renaud Júnior “Lulu”, Menotti Baraldi, Dr. Miguel Gomes Fernandes, Italino Sitta, Aurélio Villa, Zito Mirala, Antonio Manchini, Zézinho Galvão e Antonio Lorenzetti.


HISTORIA: A Copa Rio de 1.951, conhecida também como Torneio Internacional de Clubes Campeões (nome escrito no troféu), foi uma competição intercontinental de clubes disputadas por oito equipes da Europa e América do Sul entre 30 de junho a 22 de julho de 1951, em São Paulo (estádio do Pacaembu) e Rio de Janeiro (Maracanã). O torneio foi conquistado pelo Palmeiras (Brasil) e teve  a Juventus (Itália), como vice-campeã. 
A Copa Rio tem sua importância histórica em virtude de ter sido a primeira competição de futebol de clubes de abrangência intercontinental. A Copa Rio foi organizada pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos), com autorização da FIFA e ganhou este nome por ser patrocinada pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Os participantes foram assim divididos. Na sede do Rio de Janeiro, que contou com o Vasco da Gama (Brasil), Sporting (Portugal), Áustria Viena (Áustria) e o Nacional do Uruguai.Todos os jogos foram realizados no Maracanã. Classificados: Vasco da Gama e Áustria Viena. Na sede de São Paulo: Palmeiras (Brasil), Juventus (Itália), Estrela Vermelha (Iugoslávia) e o Nice (França), com os jogos acontecendo no Pacaembú. Classificados: Palmeiras e Juventus. 
Na semi-final do Rio de Janeiro, o Palmeiras enfrentou o Vasco da Gama em dois jogos, vencendo o primeiro por 2 a 1 e depois empatando em 0 a 0. Em São Paulo, a Juventus empatou em 3 a 3 com o Áustria Viena. No jogo seguinte venceu por 3 a 1. Na decisão, também em dois jogos, o Palmeiras, atuando no Pacaembu, bateu a Juventus pela contagem mínima. Na final, realizada em 22/07/1.951, em pleno Maracanã, empatou em 2 a 2, perante 100.093 torcedores, tornando-se o primeiro campeão intercontinental de clubes. O Palmeiras na melhor formação  ofensiva: 2, 3 e 5, jogou com Fábio; Salvador e Juvenal; Túlio, Luiz Villa e Dema; Lima, Ponce de Leon (Canhotinho), Liminha, Jair da Rosa Pinto e Rodrigues; Técnico: Ventura Cambon. A campanha palmeirense foi a seguinte: 7 jogos, com 4 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Marcou 10 gols e sofreu 8, saldo de 2 gols. A única derrota foi para o Juventus, ainda na primeira fase, pelo placar de 4 a 0.