sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Recordar é Viver: "Ídolos palmeirenses visitaram Garça"











Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Na prestigiada “Coluna 2” do último dia 27 de agosto,  o Antonio Augusto, também comentou sobre o centenário da Sociedade Esportiva. Segundo o Tonhô, “indiscutivelmente é um dos maiores clubes esportivos do Brasil e que possui inúmeros adeptos em nossa cidade, como de resto, em todo o país. Um dos jogadores símbolos da nação alviverde, em todos os tempos, é o lendário goleiro Oberdan Catani, que vestiu a camisa número 1 palmeirense em 351 jogos, nas décadas de 1940 e 1950. 

No início dos anos 60, quando já havia encerrado sua carreira, Oberdan aceitou convite para realizar um jogo-exibição em nossa cidade. Ele aqui chegou num domingo pela manhã e depois de receber as homenagens da diretoria do Garça Esporte Clube e logicamente da torcida do verdão, à tarde participou do aguardado jogo-exibição no antigo Estádio de Vila Williams. Apesar da idade, empolgou o bom público, com muitas defesas onde revelou uma técnica que o consagrou como um dos maiores goleiros brasileiros em todos os tempos.

Oberdan Catani foi um dos maiores arqueiro da história do verdão, período onde conquistou os campeonatos paulista de 1942, 44, 47 e 50, além da Taça Rio e o Rio-São Paulo de 1951. Sua marca registrada era sair do gol com apenas uma mão para interceptar os cruzamentos. Ficou conhecido como a “Fortaleza Voadora”. Disputou um único amistoso pela Seleção Brasileira no ano de 1.944, na vitória sobre o Uruguai por 6 a 1. Contando sempre com a colaboração de nossos amigos leitores, o  esportista  Antonio Manzano, o conhecido “Rebite”, nos mandou a foto, mostrando a proeza de posar ao lado do notável goleiro Oberdan Catani.

Já que o assunto é o Palmeiras, recordamos outros dois lendários jogadores que visitaram nossa cidade, no inicio dos anos 80: Ademir da Guia e César da Silva Lemos, o goleador “César Maluco”. Os dois foram recepcionados na sede do CPP, e posaram com torcedores palmeirenses. Da esquerda para direita: Sérginho De Stéfani, César Maluco, Professor Sérgio De Stéfani, Ademir da Guia e o radialista Nilson Bastos Bento.

Vale lembrar que Ademir da Guia é considerado o maior ídolo palmeirense, clube que defendeu entre os anos de 1961 à 1977. É o jogador que mais vestiu a camisa alviverde: 900 jogos, com 509 vitórias,  234 empates e  157 derrotas. Marcou  153 gols. Já César Maluco jogou entre 1967 à 1974, disputando 324 jogos, com 170 vitórias, 91 empates e 63 derrotas. Com 180 gols é o segundo maior goleador alviverde.

Ainda na mesma coluna, só que mudando de time, o Tonhô relembrou a passagem do consagrado Baltazar, avante do Sport Clube Corinthians Paulista, onde  disputou um amistoso com a camisa do Garça. Conhecido como “Cabecinha de Ouro”, pela facilidade em marcar gols de cabeça, mesmo em fim de carreira, encantou os torcedores que compareceram no Estádio de Vila Williams, no início dos anos 60. Para comprovar o fato, mostramos o time do Garça Esporte Clube, reforçado pelo habilidoso atacante.  Em pé, da esquerda para direita: Joaquim Brandão, Aldo, Xisto, Adilson, Dadico, Altamiro Gomes, Agamenon e Danilo Fagá (presidente). Agachados: Moscatel, Baltazar, China, Ceci, Plínio Dias e Antonio (massagista).