quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Coluna Bate Pronto (03/10)



O Corinthians abriu uma boa vantagem nas quartas de final da Copa do Brasil, ao derrotar o Atlético-MG, no Itaquerão, 2 x 0, com gols de Guerrero e Luciano, um em cada tempo. Quem também se deu bem foi o Santos, que venceu o Botafogo, fora de casa, 3 x 2, com dois gols de Robinho, que acabou expulso de campo – Geuvânio completou o placar. Outros dois jogos foram realizados anteontem; Cruzeiro 1 x 0 ABC; América-RN 0 x 1 Flamengo.

Pela Copa Sul Americana, oitavas de final, o São Paulo passou pelo Huachipato-CHI, 1 x 0, gol de Michel Bastos. Luiz Fabiano acabou expulso e multado pela diretoria em 30% de seus vencimentos. Demais resultados envolvendo brasileiros: Bahia 2 x 0 Universidad César Vallejo-PER; Emelec-EQU 1 x 0 Goiás; Nacional Medellin-COL 2 x 2 Vitória.

Vice-campeão brasileiro em 2000 e 2001 e da Libertadores no ano seguinte, além do título de campeão paulista de 2004, com Muricy Ramalho no comando. Este é o São Caetano, que está enfrentando o seu terceiro rebaixamento em dois anos. Foi assim no Paulistão e na Série B do Brasileiro no ano passado, além de ter confirmado o  descenso para a Série D do Brasileiro, com uma rodada de antecedência, em 2014. O outrora glorioso `Azulão´ entrou num caminho sem volta e dificilmente reviverá o seu passado de glórias.

Essa realmente tem que entrar para o folclore do futebol brasileiro. Na 4ª divisão paulista existe um clube onde o fair-play é regra. Trata-se do Manthiqueira, que manda as seus jogos em Guaratinguetá. Naquela agremiação o jogador é proibido de cavar pênaltis, faltas ou reclamar com o árbitro. Simular contusões ou fazer cera, nem pensar. O interessante é que, numa penalidade inexistente, o atleta terá que chutá-la para fora. Dado Oliveira, o presidente, um ex-funcionário da Aeronáutica, cursou filosofia e faz questão que todos em sua equipe sigam os ideais do fair-play (jogo limpo).

Independente do nível do atleta, caso não siga a cartilha, `é convidado a se retirar´, como já ocorreu com habilidoso meio-campista que discordou da diretoria e afirmou que o Manthiqueira deveria sim se aproveitar dos erros de arbitragem. O mesmo não teve o seu contrato renovado, apesar de sua qualidade. Dizendo que o seu time não é formado por `ladrões´, o presidente proíbe que os atletas usem a frase “Olha o ladrão!”, durante as partidas, muito comum no mundo do futebol. "Aqui não é um time de ladrões, ninguém vai roubar nada. Disputar a bola, tudo bem, mas roubar é errado”, salienta o incomum cartola que sempre frisa que o erro no futebol é comum, principalmente da arbitragem.

Para mostrar que o Manthiqueira realmente é diferente, o time é comandado por uma técnica, Nilmara Alves, que é proibida de gritar com os atletas ou reclamar com a arbitragem. Em seu símbolo consta o nome de Rinus Michell, treinador da lendária `Laranja Mecânica´, na Copa de 74. Por isso, o time é obrigado a atuar no sistema 4-3-3, independentemente do resultado do jogo. Obviamente que a cor da camisa é laranja. Com informações do UOL Esporte.

Do LanceNet!: “O conselheiro corintiano Romeu Tuma Jr. pretende levar para o MP ou à Justiça o ressarcimento que o Corinthians teria direito pelos prejuízos causados pelo não pagamento de impostos na gestão de Andrés Sanchez. Os juros por conta da dívida fiscal somariam R$ 94,3 mi. A iniciativa de Tuma Jr. ocorre após o Conselho de Orientação (Cori) do clube vetar, na reunião da última segunda (29), uma ação contra Andrés e os ex-diretores Raul Corrêa (Finanças), Roberto de Andrade (Futebol) e André de Oliveira (Adm).”

Devido às eleições, todos os jogos do Brasileirão/14, 26ª rodada, vão ser realizados amanhã: Flamengo x Santos; Fluminense x Bahia; Coritiba x Atlético-PR; Vitória x Botafogo; Grêmio x São Paulo; Corinthians x Sport; Cruzeiro x Internacional; Criciúma x Atlético-MG; Goiás x Figueirense.

Fonte: Jornal Comarca de Garça