segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Coluna Bate Pronto (07/10)



O Cruzeiro se aproximou mais do título do Brasileirão/14, ao derrotar o Internacional, 2 x 1. Agora são nove pontos de vantagem sobre o concorrente mais próximo. Demais resultados: Palmeiras 4 x 2 Chapecoense; Flamengo 0 x 1 Santos; Fluminense 1 x 1 Bahia; Coritiba 1 x 0 Atlético-PR; Vitória 2 x 1 Botafogo; Grêmio 0 x 1 São Paulo; Corinthians 3 x 0 Sport; Criciúma 3 x 1 Atlético-MG; Goiás 1 x 0 Figueirense. O G-4 é formado pelos seguintes times: Cruzeiro (56), Internacional (47), São Paulo (46) e Atlético-MG (43). Por enquanto, o fantasma do rebaixamento está assombrando o Vitória (27), Criciúma (27), Botafogo (26) e Coritiba (26). O Corinthians, com 43 pontos, está em 6º lugar, sendo que o Santos ocupa a 8ª colocação, com 39. O Palmeiras, ainda correndo sérios riscos, é o 15º colocado, com 28 pontos.

Personalidades do esporte se aventuraram na política, sendo que algumas alcançaram o objetivo e outras acabaram rejeitadas pelo eleitorado. No primeiro grupo estão Romário, eleito senador pelo rio de Janeiro, além dos ex-atacantes Jardel e Bebeto, agora deputados estaduais pelo Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. O ex-goleiro gremista, Danrley, foi reeleito deputado federal pelo Rio Grande do Sul, ao passo que o ex-árbitro, Evandro Rogério Roman também obteve sucesso nas urnas, para deputado federal, pelo Paraná. O ex-meio-campista do Fluminense, Deley, também acabou eleito para representar o Rio, em Brasília. Outro que obteve êxito foi o ex-presidente corinthiano, Andrés Sanches, o mais votado do PT para o congresso nacional.

Mas nem tudo são flores. Vários nomes foram rechaçados, sendo que a fama esportiva não os ajudou. São os casos de Marcelinho Carioca, Dinei e Ademir da Guia e o médico são-paulino, Marco Aurélio Cunha, todos pleiteando uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo, sem êxito. Roberto Dinamite (deputado estadual – RJ) e o ex-goleiro Raul Plasmann (deputado federal – MG), também fracassaram, o mesmo ocorrendo com o folclórico e polêmico Jorge Kajuru, candidato ao congresso nacional por Goiás, que acabou não atingindo a votação necessária. A musa Leila, do voleibol, não teve o nome aprovado na eleição para deputada distrital, em Brasília, sendo que o ex-centroavante Washington, o `Coração Valente´, Paulo Rink, ex-Atlético-PR e Marques, ex-Corinthians e Atlético-MG, também não estarão em Brasília a partir de 2015.

Morreu em Curitiba, vítima de câncer no cérebro, o ex-técnico de futebol, Lori Sandri. Ele dirigiu vários times pelo Brasil, com trabalhos marcantes no Guarani, Atlético-MG, Atlético-PR, Sport Recife e Botafogo-RP, onde chegou ao vice-campeonato paulista de 2012, aposentando-se logo em seguida. Foi campeão gaúcho com o Inter-RS, em 2004 e com o Juventude, em 1998. Nascido na gaúcha Encantado, Sandri morreu aos 65 anos.

O luto também alcançou a Fórmula 1, com a morte do italiano Andrea de Cesaris, 55, nome bem conhecido da modalidade nos anos 80 e 90. Ele foi o primeiro companheiro de equipe de Michael Schumacher, tendo defendido a Mc Laren e outras 15 escuderias. Sua morte foi decorrente de um acidente de moto, em Roma, quando ele perdeu o controle, chocando-se num guard rail. Seus melhores resultados foram dois segundos lugares no Mundial de 83.

Em atrito declarado com a CBF, a quem está acionando na Justiça por salários dos atletas convocados pela seleção, o São Paulo enfrenta outra situação desagradável com a entidade que comanda o futebol nacional. Devido ao 2º turno das eleições, marcado para 26 de outubro, o jogo diante do Goiás, foi marcado para a segunda-feira, dia 27, seguindo uma orientação da PM, pois no sábado, acontecerá o clássico entre Palmeiras e Corinthians. Os são-paulinos não gostaram nada da situação, pois julgam que segunda-feira não é dia de futebol. E não é mesmo.

De Tostão, na Folha de São Paulo: "O Cruzeiro é, taticamente, a equipe mais organizada, equilibrada e eficiente. Não é moderna nem antiga. Não mudou a maneira de jogar pós-Copa. Não privilegia o ataque nem a defesa. Não marca muito à frente nem muito atrás. Não há faltas nem excessos. Não dispersa nem flutua. Desliza no gramado e na realidade, tudo na medida certa, característica importante para um campeonato de regularidade, longo e por pontos corridos." De acordo com os matemáticos, o Cruzeiro para se consagrar bicampeão, terá que conquistar 17 dos 36 pontos que ainda estão em disputa.

Brasileirão prosseguirá amanhã, com o início da 27ª rodada. Os confrontos serão os seguintes: Botafogo x Palmeiras; São Paulo x Atlético-PR; Coritiba x Criciúma; Vitória x Goiás; Cruzeiro x Corinthians; Grêmio x Sport; Figueirense x Flamengo. Na quinta-feira, complementando a jornada: Santos x Bahia; Chapecoense x Internacional; Fluminense x Atlético-MG.

Fonte: Jornal Comarca de Garça