sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Recordar é Viver: "Campo do Garça completa 48 anos"









Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Há exatos 48 anos era inaugurado o Estádio Municipal “Frederico Platzeck”. No dia 4 de outubro de 1.966 nossa cidade fazia aniversário e comemorava  42 anos de fundação. E o  maior presente, sem sombras de dúvidas,   foi o novo campo. O antigo, que ficava em Vila Williams, em frente ao Hospital São Lucas, já estava ultrapassado, e não reunia condições para reforma ou mesmo uma ampliação, pois não havia espaço suficiente.

Tudo aconteceu numa tarde de terça-feira com as comemorações do aniversário e desfiles acontecendo no novo local para a prática do futebol. E a principal atração foi o jogo inaugural que reuniu uma Seleção Amadora x Scratch da Rádio Bandeirantes, de São Paulo. Como aperitivo, na preliminar, a decisão da Taça Cidade de Garça, promovida pelo Lions Clube. Depois dos jogos eliminatórios no domingo anterior, ficaram Mercado x Ferroviária. O Mercado ganhou por 1 a 0, gol do meia Luiz Paulo, ficando com o título.

 Logo após aconteceu uma demonstração de ginástica rítmica pelos alunos do Ginásio Santo Antonio, orientados pela professora Terezinha Barganian. Em seguida a estupenda Banda Marcial do Colégio Guedes de Azevedo de Bauru. As festividades também foram abrilhantadas pela Banda Municipal de Garça, sob o comando do mastro Geraldo Moisés. Dentre as várias músicas, a execução do famoso prefixo da Rádio Bandeirantes, homenageando os radialistas visitantes.

Mas a grande atração mesmo foi o jogo de fundo entre a Seleção Garcense e o Scratch da Rádio Bandeirantes, sob o comando do renomado radialista Fiori Giglioti. Montado no ano de 1964, o time do Scratch fez sua estréia na cidade de Brotas. A partir daí o interior de São Paulo passou a ver os astros dos microfones (e também artistas e cantores) com a camisa listrada da Rádio Bandeirantes. Por onde se apresentava era sinônimo de casa cheia e muita festa.

Em Garça não foi diferente: casa cheia e um publico que superlotou o novo campo. O time visitante saiu vitorioso pelo placar de 4 a 3. Neste jogo, a seleção garcense começou na frente, gol de autoria do Irineu de Araújo Palmeira.
Escalações: Scratch do Rádio: Roberto Silva; Léo e Chico de Assis; Felipe, Zé Obis e Fiori Giglioti; Luiz Moreira (Nande), Flávio Araújo (Silvio), Catara, Oslaim Galvão e Cléo.

Veteranos de Garça: Palmital (Paulo Baby); Paulo Renato (Orlando Antunes) e Tão Acorinte (Carvalho); Hagop Meguerditchan (Plínio Dias), João Alexandre Colombani (Altamiro Gomes) e Zeca Manchini (Tonhão); Hélio (Manolinho), Mário Baraldi (João Trinca), Irineu Palmeira, Ceci e Acácio (Haroldo Martins).

Gols: Catara 3 e Luiz Moreira, fizeram os tentos do “Scratch do Rádio”. Irineu 2 e Plínio Dias marcaram para os garcenses. Juiz: Arthur Chekerdemian. 

Nos flagrantes, a arquibancada lotada na sua inauguração. Depois os primeiros goleadores, que entraram para a história: Irineu Palmeira (a dir.), marcou o gol da Seleção Amadora, ao lado de Agamenon Galvão. Luiz Paulo (a esq.) junto do presidente Armando, do Mercado, fez o gol decisivo da Copa Lions.