sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Recordar é Viver: `Coluna em festa, 21 anos´











Por Wanderley `Tico´ Cassolla


A coluna está em festa. Tudo porque ontem fez mais um aniversário: 21 anos de  circulação, atingindo, portanto, a maioridade. E pensar que tudo começou despreocupadamente no dia 24/10/1993, quando foi publicada a primeira matéria. 
O esportista e leitor assíduo do jornal Ivan Pinheiro Rodrigues, então servidor público municipal, enviou uma foto mostrando um grupo de trabalhadores, colegas de serviços de outrora.  O nosso diretor Antonio Augusto Ávila Castro, o Tonhô, gostou da ideia e fez uma pequena matéria. A repercussão entre os leitores foi das melhores.

Desde então não parou e não “falhou” um final de semana, sendo publicada aos sábados, em consonância com a coluna carro-chefe, o “Túnel do Tempo”. Computando-se outras seis matérias em edições especiais, acabamos de atingir a marca de 1.098 colunas, não repetindo uma sequer. Temos que ressaltar que as fotos as vezes são repetidas, mas o assunto é diferente. Com o advento da net, passamos a reproduzir a coluna na rede. Hoje recebemos e-mails de todas as partes do mundo, alguns agradecendo, outros elogiando, e muitos pedidos das fotos. Este é com certeza o nosso principal combustível.

Curiosamente as primeiras matérias não recordaram  o esporte,  e sim assuntos em geral da cidade. O esporte (futebol) só “entrou em campo” no mês seguinte, na edição do dia 28 de novembro.
Ao longo de todo este tempo, procuramos recordar de uma maneira geral, a fase áurea do  Garça Esporte Clube e também do Garça Futebol Clube. Porém, com a desativação do futebol profissional, o Garça ficou num segundo plano. Os principais temas foram para o futebol amador, suíço, basquete, salão (futsal), os craques da bola e outras modalidades, que de uma maneira ou outra,  movimentaram o esporte cá da terrinha.

Outrora a cidade sempre teve um forte potencial esportivo. Porém, os grandes times e jogadores, que brilharam nos gramados e quadras, estavam esquecidos,  relegados a um segundo plano. Procuramos resgatar para os leitores atuais, como tudo era num passado não muito distante, a história com fotos, e também curiosidades marcaram uma geração.  Nossa tarefa não é nada fácil, primeiramente em  conseguir as fotos, depois identificar os jogadores. Entretanto contando com a colaboração dos amigos e vários “informantes”, a coluna vem se mantendo firme ao longo dos anos.

Em ritmo de aniversário a coluna recorda e homenageia atletas que se destacaram  em suas respectivas modalidades. Rubens Rossini, o melhor pedestrianista de todos os tempos. No flagrante, do ano de 1.958, cruzando a linha de chegada em primeiro lugar na cidade de Marília, em prova classificatória para a tradicional corrida de  São Silvestre, em São Paulo. Depois, Therezinha Barganian, a “Pelé do basquetebol garcense". Com apenas 12 anos já era "craque" entre as equipes adultas. Foi campeã em 11 edições seguidas dos Jogos Regionais, do ano de 1.959 à 1.969. 

E por último jogadores que marcaram época no futebol profissional, do ano de 1.971. Em São Paulo, no DEFE, num momento de descontração, na fase final do campeonato. Da esquerda para direita: Davi (ponta esquerda), Lula (goleiro), ao lado do radialista Nilson Bastos Bento, o “Papa” da comunicação.