terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Destaque Esportivo: formado em Garça, `basqueteiro´ inicia novo ciclo, agora no adulto


Kinzinho, revelado em Garça e com presença destacada em Araraquara
Eugênio Nery Pereira da Silva nunca foi chamado pelo nome quando o assunto era basquetebol. Influenciado pelo irmão, Eliakim, que integrou as categorias de base da modalidade, esse carvalhense logo se transformou no `Kinzinho´. Atravessou todas as etapas do aprendizado defendendo Garça no sub/12, sub/13, sub/14, sub/15, sub/16 e sub/17. Em 2013 se mudou para Araraquara, atendendo a convite da tradicional equipe local, que integrava a categoria juvenil (sub/19) no estadual. Você conhecerá hoje mais uma bonita historia de sucesso através da trajetória do ala Kinzinho, o nosso `Destaque Esportivo´ da semana.
A paixão pelo `esporte da cesta´ começou muito cedo, quando estudava no CSA/Objetivo. Com 10 anos e sempre vendo o irmão treinar nas equipes de base, não teve dúvidas: escolheu o basquetebol como sua modalidade predileta.
Mesmo muito jovem, demonstrava muita habilidade e `jeito´ para a evolução que foi acontecendo naturalmente, com a série de treinamentos. Devido à qualidade apresentada, passou a integrar as equipes de competição, mesmo sendo muito jovem. “Mesmo sendo muito novo, ele encarava as dificuldades normalmente. Tinha certeza que ali nascia um grande atleta”, recorda o técnico Marco Antonio Morais, que acompanhou toda a sua evolução.
O tempo foi passando e Kinzinho começava a destacar como um exímio arremessador de longa distância. Foi assim nas primeiras competições em que disputou. Descoberto esse dom, passou a se dedicar ainda mais, logo começando a se tornar o `cestinha´ de todas as competições que disputava em nível regional.
Nos estaduais promovidos pela FPB, essa característica era ainda mais valorizada. Mesmo merecendo atenção especial dos marcadores, destacava-se ainda mais como o principal pontuador do time garcense. Foi assim no sub/16 e no sub/17. Com isso, abriu as portas para a sequência na modalidade, transferindo-se para Araraquara, onde manteve a média, sendo a principal peça ofensiva da agremiação local nos estaduais sub/19, disputado por ele nos dois últimos anos.


Com a primeira medalha conquistada, na LBC-Bauru, em 2007, categoria sub/12

O segundo em pé, junto com a equipe sub/12, na primeira vez em que esteve no lendário ginásio Pedrocão, em Franca

ainda muito jovem, sagrando-se campeão no `Basquetebol 3 x 3´, em Marília, promoção da TV Tem

Prof. Rafael Cipolli, Vitor Cassolla, Jotapê e Kinzinho, em premiação da LBC, em Bauru
 
Garça, campeã do interior infanto-juvenil, em 2011, no Inter-Ligas; Kinzinho teve atuação destacada nas finais

Com o sub/17, em 2012, em sua última temporada no basquetebol garcense

Mais uma do sub/17 garcense, com uniforme de treinamento visando o estadual da FPB

Sucesso em Araraquara lhe rendeu convites para o novo ciclo
Após dois anos em Araraquara e uma categoria sub/19 com destaque, Kinzinho está prestes a iniciar um novo ciclo no esporte. Com alguns convites para 2015 – primeiro ano como adulto -, ele vem estudando, ao lado da família, qual será o melhor caminho a ser seguido.
“Ele fez uma excelente edição dos Jogos Abertos, em Bauru, quando alguns times o sondaram. Mas também havia recebido outros convites. Vamos conversar e ver o que será melhor para ele”, diz o orgulhoso pai, o advogado Édson Pereira da Silva, o Edinho, que sempre o incentivou na modalidade.


Mais uma etapa vencida: vice-campeão juvenil com Araraquara em 2014, na Série Prata da FPB

O ala em ação tentando arremesso em partida válida pelo Campeonato Paulista

Em treinamento tático com o time de Araraquara, no ginásio Gigantão