sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Recordar é Viver: "O goleiro Turcão foi campeão varzeano de 1968"







Wanderley `Tico´ Cassolla

O futebol amador (outrora varzeano) sempre revelou grandes goleiros. Na década de 60 surgiram muitos valores que jogavam um bolão. O mais famoso, sem sombras de dúvidas, foi o Waldir Perez, que apareceu no Paulistinha, chegou até a seleção brasileira e “ganhou” fama mundial. Entretanto outros goleiros marcaram época. Quem não se lembra do Paulo Beibe, Tico Venuto, João Luiz Zancopé, Jorjão do Prata, Serginho Zancopé, Osni, Zé Carlos, Navarro, Zé Roberto, Valter Palmital, Canarinho, Mané e tantos outros. Um  que não podemos deixar de fora deste seleto grupo é o Rubens Antonio Demétrio, o conhecido “Turcão”, que foi “guarda meta” dos bons.

Começou nos times juvenis, defendendo o São Paulinho do Egídio e o Paulistinha. No amador jogou pelo Agromecânica e conseguiu a proeza de ser goleiro dos rivais Bangu (Vila Nova) e Real Garcense (Vila Manolo). Transportando para os dias atuais seria a mesma coisa que jogar no gol do Palmeiras e depois ir para o Corinthians. A melhor fase do Bangu foi quando se sagrou tri-campeão varzeano. Anteriormente o Bangu havia conquistado os títulos de 1960 e 1964. Para não restar dúvidas, mostramos a foto do time montado pelo esportista João Folguieri, o “Manolinho”, posando com a faixa de campeão.

Em pé da esquerda para direita: Jorge Teixeira (dirigente), José Gomes Camacho (dirigente), Toninho Marques (dirigente), Argemiro Beguine (dirigente), Abel, Pelé, Toninho Ornellas, Edgar, Piúza, Ditinho Piúza e o goleiro Turcão; agachados: Moacir (dirigente), Teotônio, Haroldo, Osvaldinho, Manolinho, Adamir, Daniel Berno e Euclides Tercioti.

Segundo apuramos com o presidente João Folguieri, o Bangu foi um dos melhores times que já existiu no amador garcense. Era uma verdadeira seleção amadora e jogava muita bola. Na região praticamente não tinha adversário, cansou de aplicar sonoras goleadas. Uma das mais famosas foi no dia  4 de setembro de 1.966, quando atuando pelo Campeonato Amador do Estado, Setor 36, massacrou o Vera Cruz pelo humilhante placar de 9 a 1, gols de Adamir (4), Daniel (2), Edgar (2) e Osvaldinho. Há!!!! o Turcão foi o goleiro neste dia. Veja o time do Bangu que pisou no tapete verde do  Estádio Municipal "Frederico Platzeck", e deu uma verdadeira aula de futebol, num espetáculo inesquecível. Em pé da esquerda para direita: Abel, Toninho Ornellas, Piúza, Simão, Ditinho Piúza, Turcão e Manolinho (dirigente); agachados: Pelé, Adamir Barros, Daniel Berno, Osvaldinho e Edgar Alves de Souza.

Pois bem, o Turcão só não foi mais vezes campeão em Garça, pois teve que se mudar para São Paulo, por motivos profissionais, onde ingressou na Polícia Estadual, e já está aposentado há mais de 20 anos. Veja na outra foto como está o goleiro Turcão, posando ao lado do filho Alexandre (a dir.) e do neto Matheus.