terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Destaque Esportivo: " O único garcense apontado como o melhor do interior"


Ao lado dos pais, em 2008 na capital, quando da festa organizada pela FPB que o consagrou como o melhor do interior
Ele detém uma marca única na história do basquetebol garcense: foi escolhido pela FPB como o melhor atleta de todo o interior do Estado de São Paulo. Estamos falando de Vitor Cassolla, que foi iniciado e aperfeiçoado na modalidade em nossa cidade, passando por todas as categorias de base. A trajetória vitoriosa do conhecido Vitinho pode ser acompanhada hoje na série `Destaque Esportivo´.
Canhoto, habilidoso e apaixonado por basquete. Assim pode ser descrito Cassolla, que sempre era visto com uma bola, fazendo malabarismos e demonstrando grande habilidade. Nos treinamentos se destacava tanto, que sempre era levado para as categorias `mais velhas´, tamanha era a sua qualidade técnica.
Para ter uma ideia, mesmo ainda mirim (14 anos), atuava normalmente nos certames estaduais, fazendo parte do elenco infanto e até cadete (16 e 17 anos).
Com todo esse potencial, em 2008, integrando a categoria mini (sub/13), foi um dos destaques da campanha que levou o time garcense à decisão do Campeonato Paulista do Interior, juntamente com Rio Claro, Jundiaí e Franca. O vice-campeonato, após vitória sobre rio-clarenses e jundiaienses comprovava a qualidade daquela equipe, que tinha como capitão, Vitor Cassola.
Na decisão do estadual, em Franca, os garcenses enfrentaram os locais e ainda Paulistano e Espéria, conseguindo um inédito quarto lugar. Vitor, com toda a sua técnica, foi escolhido como o melhor atleta do interior, vindo a receber a premiação em festa organizada pela FPB, na capital, no início do ano seguinte. Uma conquista sem precedentes.

Ainda muito jovem, sendo premiado pelo professor Cássio L. Zancopé

Em 2007, disputando semifinal do interior no ginásio Pedrocão, em Franca

Vitor Cassolla, Thiago Nonato, Jotapê e professor Rafael Cipolli, em premiação da LBC, na Luso Brasileira, em Bauru

Time mirim/09, em flagrante em ginásio da cidade de São Manuel

Qualidades sempre foram exaltadas desde o início da carreira
Cassolla sempre foi destaque nas equipes garcenses. Porém, com uma humildade e simplicidade tocante, também se caracterizou como um atleta de grupo, companheiro, amigo de todos.
Aglutinador, um verdadeiro líder dentro de quadra, ele foi conquistando espaço, disputando certames de alto nível técnico e sempre com a técnica e inteligência ia se destacando.
Nas competições da Liga de Bauru, sempre atingiu as fases decisivas e conquistou prêmios individuais. Também disputou os Jogos Abertos da Juventude e Regionais, tornando campeão em 2011, aos 16 anos, em Presidente Prudente, resultado que levou Garça a mais uma edição dos Jogos Abertos do Interior, naquela temporada, disputados em Mogi das Cruzes.
Disputou os campeonatos sub/16 e sub/17 da FPB por Garça, inclusive se tornando campeão do interior, no Inter-Ligas, em 2011, categoria infanto-juvenil, após os garcenses derrotarem Franca e Ribeirão Preto, no ginásio João Gonzáles. Enfim, uma trajetória de muitas conquistas e alegrias no basquetebol.

Comemorando o título dos Jogos Regionais de Prudente, em 2011, ao lado do amigo Jotapê

Em ação no Paulista/12, defendendo o sub/17 garcense diante do SESI/Franca

Com a equipe juvenil, disputando finais da LBC, em São Carlos

Com o pai, Bego Cassola, na decisão do Inter-Ligas infanto-juvenil, em 2011, quando ficou fora por contusão

Após passagem por Araraquara, optou em abreviar a carreira
Vitor Cassola defendeu o sub/17 garcense, quarto colocado do estadual, Série Prata, em 2012, transferindo-se depois, ao lado do amigo Kinzinho, para Araraquara, quando disputou o juvenil/13 por aquela agremiação.
Ao final daquela temporada, afastou-se das competições federadas. Após breve passagem pela capital, retornou a Garça, disputando os Jogos Regionais e continuando com o basquetebol, mas, de uma forma recreativa, incluindo a participação em torneio realizado na vizinha Marília.
Um grande nome do esporte garcense, especificamente, do basquetebol, até hoje, o único a ser escolhido como o melhor do interior de São Paulo.


Em sua breve passagem por Araquara, ao lado do então companheiro de equipe, Kinzinho, e Jotapê, que defendia Assis