sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Recordar é Viver: "O dia em que o Marcelo parou o Frigus e o Ipiranga foi o campeão"


 



Por Wanderley `Tico´ Cassolla


O dia 16 de janeiro de 1.977 marcou definitivamente a história do Clube Atlético Ipiranga, o time de maior longevidade do futebol amador garcense.
Tudo porque  naquele dia o Ipiranga ganhou o primeiro título do amadorismo garcense. No jogo decisivo contra o Frigus, empatou no tempo regulamentar pelo placar de 0 a 0, e na prorrogação venceu por 1 a 0, gol do Mauro Val. Ele entrou no lugar do Heitor Tiarim,  e  aos seis minutos,  marcou de cabeça após receber cruzamento de Berto Nico. O Frigus perdeu ainda uma invencibilidade de 18 jogos. Este título demorou 16 anos para acontecer, uma vez que o Ipiranga foi fundado no dia 21 de março de l.960.

Este dia também marcou a carreira do quarto zagueiro Marcelo Soares Figueiredo, que tinha a missão de não deixar o goleiro Jair Proença tomar gol. E também parar o ataque do Frigus (o melhor do campeonato), sob o comando do Grilo (ex-atacante do Garça), do goleador Paulinho e dos ótimos atacantes Natal e Edson Tercioti. Ao lado do beque central Corinho formou uma muralha, não dando chances de gols para o Frigus marcar.

O Marcelo, que na época residia em Marília, disputou um campeonato impecável, a ponto do Ipiranga ter a melhor defesa do campeonato sofrendo 22 gols. Quase no final do campeonato, o Marcelo passou no concurso  do Banco do Brasil, tomando posse na Agência Metropolitana de Campo Grande, na cidade do Rio de Janeiro, e teve que deixar o time nas últimas rodadas. Com o Ipiranga indo para decisão, o Marcelo não pensou duas vezes. Trabalhou normalmente na sexta feira, no sábado rumou até Garça para disputar uma particular espetacular. Com uma atuação perfeita foi um dos responsáveis direito pelo título do Ipiranga.

O Marcelo era um zagueiro diferenciado, possuía um futebol clássico e técnico, tinha bom senso de colocação e firme na bola pelo alto. Se fosse nos dias atuais, reuniria todas as condições para defender um bom time no futebol profissional.

Recordamos o Ipiranga, recebendo a faixa de campeão. Em pé da esquerda para direita: Marcelo Figueiredo, Jair Proença, Ricardinho, Corinho, Berto Nico, Robson Pézão e Alcides Vaz (treinador). Agachados: Béia Galvão, Toninho Marques, Chico Ramalho, Heitor Tiarim, Gilvan "Zé do Som" e Mauro Val. O adversário do jogo festivo foi o amador da Ferroviária (Araraquara). O placar final apontou vitória do Ipiranga por 1 a 0, novamente gol do atacante Mauro Val.

Decorridos 38 anos encontrei na semana passada o Marcelo perambulando pelas ruas de Marília (a direita da foto, ao nosso lado). Batemos um longo, com o Marcelo recordando dos bons tempos que jogou no Ipiranga, e depois nos times marilienses do Peduti e Comasa. Só que neste mundo cada um tem o seu destino, sua sina. Atualmente ele enfrenta as adversidades que a vida lhe impôs. Nos tempos que jogava bola, corria incansavelmente atrás dos atacantes e superava todos.  Hoje a nossa torcida é para que o Marcelo enfrente mais esta dura batalha e vença com muita raça mais este difícil jogo na sua vida.