sábado, 10 de janeiro de 2015

Recordar é Viver: `Os artilheiros dos campeonatos: o goleiro Zu foi o destaque do ano´









Por Wanderley `Tico´ Cassolla


O que está acontecendo com os artilheiros das competições promovidas pela SEJEL? Será que se esqueceu de marcar gols, ou estão jogando na posição de “armandinho”? Os números podem ser medidos nos campeonatos do ano passado. Nos dois principais, quem ganhou o troféu, foram dois armadores, e ainda por cima com características defensivas: Celsinho, do Vimec, marcou 29 gols no futebol suíço, enquanto Dinho Parreira (Dinos) estufou as redes 42 vezes no suíço master (foto). A regra somente foi mantida no amador, com o centroavante Renan, do campeão e invicto JP/Vimec, que assinalou 29 gols.

Nós que acompanhamos mais o futebol suíço pudemos notar que aquele atacante nato, que fica isolado lá frente,  tipo “rabo de cavalo”, ou fazendo o “pião”, está em extinção. Com pouco espaço, por causa da dimensão menor dos campos, além  de muita marcação, está ficando cada vez mais difícil marcar gols. E deu no que deu. Os goleadores foram os armadores. Sem falar que o Dinho Parreira, um zagueiro por excelência, desde os tempos do Flamengo (amador) e também no Garça, marcou 14 gols em dois jogos válidos pela fase semifinal.

Neste ano vamos torcer para que os centroavantes natos: Pedrinho (Os Pior), Valdir Tramontini (Dinos master), Devito (Independente), Tatu (Aliança), Codé (Vimec), Ediney (Dinos), dentre outros, aprumem os pés e faturem o troféu. Há!!! e falando-se em gols, na nossa humilde opinião, o grande destaque do ano passado foi para um goleiro. Isto mesmo. Agora você irão me perguntar: por quê? O feito alcançado pelo José Luiz Santos da Silva, o famoso  Zu, que conseguiu a proeza  de marcar um gol na sua longa carreira, que pasmem, demorou 54 anos para acontecer.

O gol foi no primeiro domingo do mês de dezembro, no Campo da Academia Work Body, durante o jogo da turma dos “Peladeiros.com”. E coube ao Fábio Sampaio a proeza de tomar um gol do Zu. Vale lembrar que na época que jogava no amador,  lá pelos anos  70/80,  ganhou o apelido de Zu Peres, numa alusão ao  ídolo Waldir Peres, então guarda metas do São Paulo (foto).

Segundo apuramos há um bom tempo o Fábio Sampaio tinha como objetivo marcar um gol no Zu. Na maioria das vezes, assim que pegava a bola, o Fábio Sampaio chutava direto no outro gol, só que o Zu sempre firme e resoluto praticava grandes intervenções. Até que um dia, o “feitiço virou contra o feiticeiro”.

Durante o inesquecível  jogo, após defender uma bola, e vendo o Fábio Sampaio mal posicionado, o Zu desferiu um portentoso chute, a bola entrou na gaveta, “onde a coruja dorme”, depois do Fábio Sampaio ainda tocar nela, em vão. E foi uma comemoração só, com toda a turma dos “Peladeiros.com”, indo saudar o mais novo goleiro-artilheiro garcense. No flagrante Fábio Sampaio cumprimentando o Zu pelo incrível gol. Depois do jogo, o Zu chegou a comentar numa rodinha de amigos, que dentro em breve vai bater o recorde do Rogério Ceni (arqueiro do SP), e mais adiante até mesmo deste articulista. É esperar pra ver, segundo o corintiano Enéas Filho.