terça-feira, 24 de março de 2015

Destaque Esportivo: um atleta/dirigente ou dirigente/atleta?

Marquinhos, em ação diante do Vimec, logo na estreia do futebol suíço/15
Ele é bem conhecido no futebol suíço, pois é fundador e comandante de uma das equipes mais tradicionais do novo milênio. Porém, também é um esforçado atleta, não ficando sem atuar em nenhuma competição onde esteja o seu time. Com passagens pelo amador, rural e suíço, Marco Antonio Oliveira dos Santos, ou simplesmente Marquinhos Jafa, é o nosso `Destaque Esportivo´ da semana.
Marquinhos vem de uma família de esportistas, pois é irmão do goleiro Cezinha, do Vimec e filho do conhecido Jafa, diretor do Independente, personagem que já mereceu estampar o `Destaque Esportivo´ em edição anterior. Marquinhos sempre atuou no sistema defensivo. Canhoto,sempre chamou a atenção pelo porte atlético e futebol clássico, quer seja na lateral-esquerda ou na quarta zaga, posições onde até hoje atua.
No futebol amador, teve rápida passagem pela Casa Ipiranga, até chegar a Gartec e Guanabara, times campeões do início dos anos 80 no futebol amador garcense.
Como o futebol suíço começava a ganhar corpo e crescer bastante, ingressou na modalidade, onde atuou pela Liderfarma e Kosminho, entre outros.
Depois foi disputar o futebol rural, muito forte na época. Após temporada pela São João do Rio do Peixe, ingressou na fazenda Nova, equipe pela qual teve grande identificação e que defendeu por várias temporadas.
Quando retornou ao suíço foi para nunca mais sair. É onde sempre é visto aos finais de semana, com a conhecida camisa vermelha da Lanchonete, sua equipe de coração.

O antepenúltimo em pé é o Marquinhos, em foto da Gartec, campeão amadora de 1981

Dois anos depois, lá estava ele, novamente comemorando um título amador, desta vez com o Guanabara

Numa formação da fda. Nova, no futebol rural de 1988

Ao lado dos amigos Quine, Nezinho Bonfim e Daniel, em reunião do futebol suíço em ano anterior

Lanchonete já chegou ao `mata´mata´ em temporadas anteriores
Marquinhos e a sua equipe já conseguiram algumas boas participações em edições passadas do futebol suíço, inclusive com classificação ao `mata-mata´. Porém, nunca conseguiu ultrapassar essa fase.
Porém, nada disso incomoda o tranquilo e sempre muito bem-educado no trato com o próximo, Marquinhos, que frisa que prioriza uma equipe `com os pés no chão´, sem qualquer extravagância, porém com grande simplicidade e disciplina.
Em 2015 ele novamente inscreveu a Lanchonete e faz questão de frisar: “Esse ano eu formei um bom elenco, ao contrário de anos anteriores, quando alguns jogadores me deixaram na mão”.
Independente da classificação ao término da 1ª fase, o que importa para ele mesmo é manter-se em atividade, sempre jogando pela Lanchonete.


Em ação pelo certame municipal de 2010

Com a sua agremiação. no Campeonato de 2014

Concedendo entrevista ao repórter Mauro Lacerda, da Uniradio