sexta-feira, 6 de março de 2015

Recordar é Viver: "Escolinha Juventinho retorna às atividades"






Por Wanderley `Tico´ Cassolla

Hoje o Juventinho  estará voltando as suas atividades no “Toyotão”. Apesar das inúmeras dificuldades, a escolinha comandada pelo professor Túlio Calegaro, fundada no dia 21 de maio de 1.994, tem  muitas histórias.  E ninguém melhor do que um próprio aluno, o goleiro João Marcos Leão Roldão, para contar com bastante propriedade e detalhes o que é a Escolinha de Futebol Juventinho.

“Nossa escolinha foi fundada no ano de 94 por uma pessoa que, em minha opinião, foi e é uma das principais colaboradoras na formação social e humana das crianças e adolescentes de nossa cidade. Temos o orgulho de dizer que centenas de jovens foram beneficiados por um projeto que, muito acima de formar jogadores de futebol, não mede esforços em formar homens de bem e que no futuro constituirão e constituem a sociedade. Seja em convívio escolar ou familiar, o grande Túlio Calegaro exige respeito e disciplina de seus meninos sempre num tom acolhedor e solidário as dificuldades que, diretamente ou indiretamente, vivemos nessa fase de aprendizado e descobrimento existencial incessante, e o mais impressionante: sem receber qualquer remuneração.

Esse homem ensina que, acima de um ambiente de competitividade que as quatro retas exigem, o companheirismo e a coletividade são princípios que todo atleta, técnico, ser humano deve carregar como uma das poucas heranças que o tempo não levará e que serão realmente úteis na construção da jovem essência que, independentemente da idade, nós carregamos.
Infelizmente nem sempre nossos recursos são suficientes para o funcionamento ideal e que correspondesse os níveis morais que um projeto dessa magnitude tenta expressar discretamente, sem exigirmos qualquer coisa em troca. "Sobrevivemos" com doações de bolas, uniformes, chuteiras usadas e qualquer tipo de equipamento de jogo. Há muitas crianças que necessitam de um parzinho de chuteiras, mesmo que seja velha, para assim sustentarem o brilho encantador que muitas vezes é calado pela violência, envolvimento com drogas e tantos outros males que interrompem uma fase tão bela do ser humano.

Por isso venho encarecidamente pedir alguma contribuição (se possível é claro) de chuteiras, uniformes, bolas e qualquer equipamento de jogo usado. Não jogue no lixo algo que pode ser usado. Nosso projeto é sustentado por três homens que doam seu tempo e disposição para algo público.
Agora falo por mim mesmo, no período que frequentei a escolinha convivi num ambiente que, sinceramente, eu jamais me via incluído. Conheci pessoas que jamais imaginaria que tornariam grandes amigos e colegas de equipe, aprendi a compreender as várias manifestações individuais e coletivas sem ter um pré-julgamento e aceita-los da maneira que são. Vi que mesmo futebol que separa, e é motivo de lamentáveis atos de violência nos estádios até a várzea de nossa cidade, é o mesmo futebol que une as pessoas, as afugenta do mundo carregado de pressões e tentações e proporciona momentos de euforia e esperança para aqueles que não mas as vê, ou ao contrário, também para aqueles enxergam demais.

Duvida do que eu digo? Pois então acorde num sábado qualquer, faça frio ou calor, sente nas arquibancadas  do “Toyotão”, e veja a mais pura demonstração de felicidade quando uma criança corre atrás da bola.  Agradeço todos os dias por ainda existirem pessoas humildes que realmente fazem o bem, sem ao menos esperar retribuições ou favores. Em meio a um país que, infelizmente anda por caminhos tortuosos, obrigado Túlio Calegaro, Canjica, "Seu" Termist, e todos os que colaboraram e ajudaram nossa escolinha ser o que é”.
 Parabéns meu grande amigo João Marcos, na foto ao lado do professor Túlio Calegaro. Só lembrado que quem quiser ajudar o Juventinho é só manter contatos com o santista Túlio Calegaro ou na Loja Enéas Sport. Qualquer doação será muito bem vinda.