sexta-feira, 27 de março de 2015

Recordar é Viver: "Futebol suíço, a origem do nome"










Por Wanderley `Tico´ Cassolla


O futebol suíço é a bola da vez em nossa cidade. Tanto o suíço como o master estão atravessando um grande momento. E isto não é de hoje. Vem desde os tempos do “terrão”, nos campos atrás do Hospital São Lucas. Depois, com a construção do belíssimo Conjunto Poliesportivo “Manoel Gouveia Chagas” a modalidade emplacou de vez e está “pegando fogo”.

Agora você saberia responder o porquê da denominação “futebol suíço”? Com certeza não. Nos outros lugares a modalidade é conhecida como futebol society, mini-campo, futebol de sete, até mesmo “pelada”. Mas futebol suíço não existe em nenhuma outra cidade. Somente aqui em Garça.  Pode procurar no google. Então fomos verificar o porquê deste nome. Primeiro recorremos ao arquivo do Jornal Comarca e não encontramos de jeito nenhum.

A próxima etapa foi conversar com antigos esportistas, praticantes da modalidade desde o início. Já estávamos até desistindo e nada. Até que chegamos ao José Carlos de Lima, que nos passou uma informação bem abalizada. Segundo o conhecido ‘Carlinhos Policia”, tudo começou no inicio dos anos 70. Mais precisamente no dia 04 de abril de 1971, quando  da fundação do time da Eletrônica, que começou a jogar no campo que havia no interior do bosque municipal, onde hoje está a SAMA (Secretaria Agricultura e do Meio Ambiente). Na época o garotinho Pedro Habache Jr., passou a acompanhar a Eletrônica  e sempre levava seu avô, com raízes européias, da região suíça. Este por sua vez comentava, a beira do campo, em tom de brincadeira: “este futebol de campo pequeno, nem na Suíça tem”. E os jogadores retrucavam, não davam moleza pra aquele senhor, alegre e brincalhão:  “O sr. suíço isto aqui é que é futebol”.

Na época o Carlinhos Polícia namorava a irmã do Pedro Habache (na foto a direita), e até para fazer aquela “média” com a nova família sempre falava: “Vamos lá no campo do bosque jogar um futebol pro suíço (se referindo ao avô do Pedrinho, que não perdia um jogo sequer)”. Pouco tempo depois organizaram um torneio com a Eletrônica, Kosminho, Expressinho da Rádio, Irmãos Oliveira, Lojas Yamaki e Farmácia Moderna, que ficou conhecido como “campeonato do futebol suíço”.  A partir daí o nome pegou e ficou pra sempre.

Recordamos uma das formações do outrora tradicional time do Alfa, do presidente Fernando Lopes, que no mês de setembro de 1992 jogou na cidade de Tupã.  Em pé da esquerda para direita: Toninho Ribeirão (dirigente do Rial), Pedro Habache, Carlinhos Lima, Cezinha, João Habache, Plínio Dias e Wladimir; agachados: Cláudio Alves, Zé Bicha, João Alves, Tonho Nêgo, Mirão, Sardinha e Cido Alves. Como curiosidade este jogo marcou a despedida dos gramados do atleta Plínio Dias, grande defensor do Garça FC e de bons times amadores. E também  foi a última vez que os irmãos Alves jogaram juntos: o João, Cido e Cláudio (falecido).

Na outra foto a gloriosa Eletrônica, na década de 80.  Em pé da esquerda para direita: Dagoberto, Carlos Alberto, Magno "Bidu", Carlão, Carlinhos Polícia, Adão, Rachid e o mascotinho  Rachidinho; agachados: Acácio, Zé dos Santos, Zezo, Nicola Rosário, Tonhá e Aníbal Bonfim. O Carlinhos Polícia foi um “peladeiro” em potencial, jogou na Eletrônica, durante toda a sua existência, e depois na Fitotécnica. Já o Pedrinho Habache defendeu as cores do Alfa, Eletrônica, Gartec, Casa dos Parafusos e Casa Estrela.

SUIÇO MASTER:  Hoje começa o suíço master, para atletas com idade acima dos 45 anos, com 11 times inscritos.  O grande destaque da rodada inaugural será o “derby” entre Palmeiras x Corinthians, um jogo que vem monopolizando as atenções de todos os torcedores, que acontecerá no “Heitor Gonçalves”. Os demais jogos: Martin Carvalho: SEC x Dinos; Marcos Antonio da Silva: Salec x SEAC;  Naudert da Silva Braga: CAF x Cyborg e no Campo do antigo CT do Garça: Guanabara x Real Garcense. Folga o Aliança.