sexta-feira, 20 de março de 2015

Recordar é Viver: "A largada do futebol suíço"










Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Amanhã (22) será dada a largada do campeonato municipal de futebol suíço temporada 2.015 recheada de atrações, e com 14 times na busca do título. Hoje o futebol suíço atravessa grande fase, a ponto de ser considerado a melhor e mais atraente competição
promovida pela SEJEL – Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer, que tem como titular o esportista Sebastião T. Galego. As equipes se movimentaram bastante, contrataram reforços e partem com tudo rumo ao “caneco’. Só lembrando que o ultimo campeão foi Os Pior, que ficou com o título naquela conturbada decisão contra o Independente. O equilibro é patente.

De acordo com o Blog do Marcão Basquete Morais, cinco campeões da modalidade estão confirmados:  Juventude, Kosminho, Dinos, Os Pior e Vimec.
O Juventude, tornou-se campeão nos anos de 2002/03, enquanto o Kosminho foi o melhor em 1979/87/88/95. O Dinos faturou o seu único troféu de campeão em 2013, ao passo que Os Pior, atual campeão, também havia ganho em 2008. O Vimec, 
maior vencedor da história, deu a volta  olímpica nos anos de 2004/07/09/10/11/12.

A primeira rodada, marca os seguintes jogos, todos no Conjunto Poli-Esportivo “Manoel Gouveia Chagas”:  no Heitor Gonçalves : 8 horas - Salgueiro x Dinos; 10 horas - São Lucas x Frei Aurélio; Martin Carvalho: 8 horas - Vagão x Independente; 10 horas - Amigos x Kosminho; Marcos Antonio da Silva - 8 horas - os Pior x Paulista; 10 horas - Levi´s x Juventude; Naudert S. Braga - 8 horas - Vimec x Lanchonete. De acordo com Sebastião Galego, o regulamento prevê que as agremiações vão se enfrentar em turno e returno, com as oito primeiras avançando as quartas de finais. Como sempre os jogos deverão levar ao longo do campeonato muitos torcedores no belíssimo recinto para a prática do futebol suíço.

INDEPENDENTE: A coluna recorda um dos grandes times que já participou do futebol suíço: o Independente Esporte Clube, que marcou presença ao longo de uns 15 anos, entre 1.978 e 1.993. O Independente foi formado pelos esportistas Antonio Peres, Adib Mures Saker e Jair de Marchi. Sua origem foi no Garça Tênis Clube, e a cor do uniforme era verde e branco, homenageando o tradicional clube da Avenida Dr. Rafael Paes de Barros. O Independente participou de vários campeonatos na época do “terrão”, e também teve um campo para mandar os jogos, que ficava na Vila Manolo (atual José Ribeiro), nas proximidades do destacamento da Policia Militar.

Esta semana reunimos o ex-presidente do Independente, Toninho Peres (a esq) e o ex-lateral Luis Martinez. Ambos reviveram os bons momentos daquela agremiação, vitoriosa dentro e fora de campo, pois reunia jogadores de boa índole e caráter. Segundo o são-paulino Toninho Peres, para organizar os campeonatos, foi formada a “Associação dos Clubes de Pelada de Garça”, tendo como presidente Ari da Silva Braga e secretario, Adib Mures Saker. Recordamos uma das formações do Independente, que posou para a posteridade, em seu reduto, o campo de “pelada” do GTC. Em pé da esquerda para direita: Luizinho Andrade, Toninho Peres, Sargento Adib, Luiz Martinez “Nim”, Telêmaco e Peleteiro. Agachados: Adalberto Botelho, Dr. Jair, Lealzinho e Jair De Marchi.

De acordo com o corintiano Luiz “Nim” Martinez, além de vários títulos, o Independente primava pelas confraternizações, uma maneira de manter o elenco unido. Demonstrando muita organização até hoje o Toninho Peres mantém guardada as fichas de identidade dos atletas que passaram pela equipe. Na foto, a ficha de numero 555 do polivalente Marinho Corazza, atualmente morando na capital baiana.