terça-feira, 14 de abril de 2015

Destaque Esportivo: o garcense que é uma grande autoridade no judô


Eduardo Carvalho: uma carreira vitoriosa no judô
Aos 34 anos, ele é responsável pelo treinamento de dezenas de crianças que encontraram no judô um caminho de grande respeito e dedicação. Há 10 anos é o responsável pela Associação de Judô de Garça, revelando grandes campeões e formando verdadeiros cidadãos. O nosso `Destaque Esportivo´ de hoje é Eduardo Carvalho, um grande judoca que se transformou num sensei adorado por seus alunos.
Carvalho começou a praticar a arte marcial ainda muito jovem, levado pelo pai, devido a sua hiperatividade. Uma bronquite que insistia em lhe acompanhar, também contribuiu para o início nos tatames.
Começava ali uma carreira vitoriosa, com muitos títulos e conquistas através dos tempos. Mas as lesões também o atrapalharam. E muito. Ele relembrou com uma `ponta´ de decepção sobre a sua não participação em seletiva olímpica, justamente em virtude de contusão que teve certo grau de gravidade.
Porém, as dificuldades em seguir como atleta serviram para revelar um jovem professor, que se adaptou maravilhosamente bem à arte de ensinar àqueles que começam a trilhar o judô.

O sensei, ao lado do aluno Jeferson Guimarães

Com os alunos da Associação e as suas medalhas, conquistadas em todas as competições que participam

Em momento de ensinamento junto às pequenas judocas

Sempre concentrados, alunos acompanham as explicações do sensei
Há uma década, sensei Eduardo está à frente da Associação de Judô de Garça
Procurando alternativas para massificar a modalidade, Eduardo Carvalho tomou a iniciativa de criar uma associação voltada para a arte marcial que mais medalhas olímpicas conquistou para o Brasil.
Sério, competente e focado no objetivo, conseguiu arrebanhar vários pais e colaboradores, que apoiaram o belo trabalho desenvolvido.
Hoje, com dezenas de praticantes em Garça, desde a mais tenra idade, sente-se parcialmente realizado, até por que tem a certeza que poderá contribuir ainda mais para o crescimento do judô.
Para isso conta com a experiência de outros professores, entre os quais, Bruno Kikuti, que viveu vários anos no Japão, berço do judô, e Osni Júnior, faixa preta, 3º dan, que no último Brasileiro máster, ficou com o vice-campeonato nacional.
Aliás, Kikuti frisou a filosofia seguida e que é passada aos jovens praticantes, com uma proximidade grande entre a escola, família e o judoca, que vem dando ótimos resultados.

Medalhas
Nas competições que contam com a presença dos garcenses, uma coisa é certa: medalhas e pódios acontecerão em profusão. Foi assim no último domingo, em Quintana, quando vários judocas da AJG foram premiados.
Isso nada mais é do que a competência transformada em resultados. A dedicação, disciplina e trabalho regendo um trabalho reconhecidamente positivo, que enche a comunidade esportiva garcense de orgulho e que dará muitos frutos aos alunos que são privilegiados por terem um sensei como Eduardo Carvalho.

Em cerimonial de graduação de judoca, na sede da Associação

Ladeado por Osni Júnior e Bruno Kikuti, dirigindo-se aos alunos

Lugar mais alto do pódio sempre é ocupado por alunos do sensei Eduardo Carvalho, entre eles, João Pedro Capurisse, resultado alcançado no domingo, em Quintana

Juntamente com os amigos do jiu jitsu, na academia Olimpus