segunda-feira, 4 de maio de 2015

Coluna Bate Pronto (05/05)


Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press
]

















O Santos conquistou o 21º título estadual de sua história, ao derrotar o Palmeiras no tempo normal, 2 x 1, e vencer nos pênaltis, 4 x 2 – Rafael Marques e Jackson desperdiçaram para o Verdão. Com uma Vila Belmiro totalmente tomada, o Peixe marcou durante os 90 minutos com David Braz e Ricardo Oliveira, que foi escolhido o `Craque do Campeonato´. Lucas descontou. Victor Ramos e Dudu, ambos do Palmeiras, além de Geuvânio, do Santos, foram expulsos de campo.

Pela Série A-2, a Ferroviária ratificou o título, garantindo o acesso à elite do futebol de São Paulo, após 19 anos. Novorizontino, Oeste de Itápolis e o surpreendente Água Santa, de Diadema, foram os outros classificados. Foram rebaixados à Série A-3: Comercial, Matonense, Catanduvense e Guaratinguetá.

Surgiram vários campeões estaduais no fim de semana. No Rio, pela primeira vez na história, o Vasco derrotou o Botafogo numa decisão, 2 x 1, voltando a comemorar um título após 12 anos. Em Minas, o Atlético-MG derrotou a Caldense, 2 x 1, levantando mais um caneco, o mesmo ocorrendo no Rio Grande do Sul, onde o Internacional bateu o Grêmio, 2 x 1, festejando mais um título e com um técnico estrangeiro – o uruguaio Diego Aguirre – fato que não ocorria desde 1950. Foi o quinto título consecutivo do colorado.

Talvez o título estadual mais emblemático do país foi conquistado pelo Operário-PG, no Paraná. O time derrotou o Coritiba, 3 x 0, em pleno Couto Pereira, pondo fim a um tabu que não parecia ter fim, pois o time havia chegado a anteriormente a 14 decisões, fazendo o mais difícil: perdendo todas.

Recentemente surgiram informações de que o Cruzeiro estaria interessado na contratação de Valdívia. Depois, o nome veiculado foi o de Lucas Lima, do Santos. Agora, apareceu o de Ronaldinho Gaúcho, que está no Querétaro-MEX. Porém, logo nas tratativas iniciais, o Cruzeiro teria desistido da contratação por um simples motivo: a pedida de salários em torno de R$ 1,4 milhão. Um completo devaneio do meia atacante.

Luís Felipe Scolari está com bela proposta em mãos para se transferir para o emergente futebol chinês. Salários mensais de R$ 1,5 milhão e mais uma série de `mimos´. Sem contar uma quantia prá lá de generosa em termos de luvas.

Um fato inusitado aconteceu no fim de semana no Conj. Pol. Manoel G. Chagas, palco das decisões do futebol suíço garcense. `Amigos do alheio´ surrupiaram as redes do campo Heitor Gonçalves, que sediaria as finais. Desta forma não restou alternativa senão transferir os jogos para o Martin Carvalho.

Doriva, técnico do Vasco, tornou-se o primeiro técnico campeão consecutivamente nos estaduais de São Paulo (Ituano) e Rio de Janeiro (Vasco). Já Osvaldo de Oliveira é o único treinador até hoje a perder duas finais consecutivas em São Paulo na disputa dos pênaltis. Foi vice-campeão com o Santos no ano passado e agora com o Palmeiras.

Pela Taça Libertadores de América, o Corinthians vai jogar amanhã, 19h30, no Paraguai, frente ao Guarani local, na condição de franco favorito. O São Paulo vai receber o Cruzeiro, no Morumbi, ao passo que o Atlético-MG medirá forças com o Internacional, em BH. Todas as partidas válidas pelas quartas de finais. Por sua vez o Santos, em Maringá-PR, vai enfrentar o time local amanhã, pela Copa do Brasil.

Fonte: Jornal Comarca de Garça