terça-feira, 12 de maio de 2015

Destaque Esportivo: mountain bike vive momento de grande crescimento em Garça


Mountain Bike tem grande crescimento em Garça
Nos últimos tempos, o mountain bike vem tendo uma grande aceitação e um crescimento gradativo no número de praticantes por várias partes do país. Em Garça, o panorama não é diferente. Existem ciclistas que treinam exaustivamente visando a participação em competições MTB por toda a região.
Esqueça completamente uma bicicleta comum quando o assunto é mountain bike. Os ciclistas dispõem de equipamentos especiais, que vão de suspensões a freios a disco, de selins a GPS, de um quadro de carbono a pneus próprios para o MTB. Sem dizer a indumentária, específica para assegurar o bem-estar do praticante.
José Paulo Dias é um dos ciclistas mais experientes da cidade. Ele participa de várias provas e realiza treinamentos programados, que incluem academia, suplementação e muitos, muitos quilômetros juntamente com a sua inseparável `bike´.
Sempre cumprindo trajetos bem elaborados, Dias é visto, ao lado do  grupo de amigos ciclistas, pedalando pela conhecida estrada da Corredeira ou simplesmente no asfalto, até o vizinho município de Fernão, entre tantos outros percursos. A conhecida e bela Mata da Igurê, é também um local bem `visitado´ pelos ciclistas que levam uma vida comum, onde exercem atividade profissional durante o dia, sempre saindo para os treinos após às 18 horas.


Esporte exige equipamentos especiais para a sua prática

José Paulo Dias, em treinamento na conhecida Mata da Igurê

Percurso das provas sempre oferece grandes obstáculos naturais

Garcenses percorrem toda a região sobre as `bikes´
Há ciclistas que treinam muito, mas não participam de provas
Se há uma modalidade muito abrangente esta é o mountain bike. No mesmo grupo de treinamento onde estão os competidores, também estão presentes os ciclistas que treinam forte, mas simplesmente optam e não disputar as provas. O simples prazer de uma atividade física saudável supera a vontade de brigar por pódios e medalhas.
Este é o caso de Kléber Almeida, que sempre acompanha os amigos nas longas distâncias durante a semana. “Mesmo não disputando nenhuma competição, faço questão de cumprir o mesmo trajeto dos amigos ciclistas. Claro que chega um momento em que eles (atletas) abrem vantagem, mas isso é o que menos importa, pois o que vale mesmo é pedalar. Pedalar bastante”, disse, em tom de satisfação.
André Marcondes é outro praticante de mountain bike. Ele descreveu minuciosamente ao `Comarca´ como são os treinamentos, a preparação para as provas, bem como os cuidados que devem ser tomados pelos ciclistas nos dias que antecedem as competições. “Nas 48 horas antes da largada, o ciclista deve ter concentração total, sem qualquer esforço físico. Isso é essencial”, revelou.


Marcondes: "Ciclista deve ter concentração total"

Quando os competidores se encontram é aquela festa
Você sabe o que é uma ciclo-viagem?
É sair para um destino previamente definido, em companhia de sua `bike´, com alguns apetrechos básicos, curtindo a natureza e conhecendo novos lugares.
José Paulo Dias é um expert no assunto, pois já viajou pelo sul de Minas, indo até a Aparecida do Norte. “A gente encontrava algum lugarzinho para passar à noite e no dia seguinte, bem cedinho, seguíamos o nosso destino. É uma sensação única”, explicou.
Nestes deslocamentos, Dias enfrentou sol, chuva, frio, serras, estradas irregulares, enfim, uma série de obstáculos que foram sendo vencidos, graças ao seu amor ao ciclismo.  

José Paulo, em parada durante a sua ciclo-viagem

Flagrante em Andradas, nas Minas Gerais