sexta-feira, 8 de maio de 2015

Recordar é Viver: "Émerson, um campeão passou por Garça"






Por Tico Cassolla


Sem muito alarde. Assim foi a passagem do campeão Émerson Iser Bem em nossa cidade no último final de semana. Digamos foi com a mesma simplicidade e categoria que ele venceu a tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, no ano de 1.997. A convite dos empresários Alex Lobo e Reinaldo Portellinha, o ex-corredor Émerson veio prestigiar e também ajudar na organização da 2ª Corrida Gran Villagio, comemorativa ao aniversário de Garça. No meio daquela multidão de corredores passava quase que despercebido. Atendia a todos que o procuravam com simpatia e sempre pronto para mais uma “click”. Na verdade estava comprometido com o seu trabalho na organização da prova (foto) que agradou a todos os participantes. A bem da verdade fazia tempos que não acontecia uma corrida deste tipo em nossa cidade, época que se destacaram Rubens Rossini, Eduardo Davi, Lidio Gomes, Saraiva, Nivaldo Tasso, etc.

CARREIRA BRILHANTE:  Nascido na cidade paranaense de Santo Antonio do Sudoeste, Émerson Iser Bem entrou para a historia do pedestrianismo brasileiro ao vencer a tradicional corrida de São Silvestre no ano de 1.997. O que parecia impossível acabou acontecendo. Quando todos esperavam que o queniano Paul Tergat conseguiria sua terceira vitória  na prova, disputada no ultimo dia do ano, Emerson sem muito alarde, e “correndo por fora” surpreendeu a tudo e a todos. Numa arrancada sensacional na subida da Brigadeiro Luiz Antonio, deixou o mito queniano para trás e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar. Se fosse no futebol seria mesma coisa que uma seleção da Bolívia ou do Japão ganhasse uma Copa do Mundo, vencendo na final a equipe favorita e de virada. Apesar desta derrota, Paul Tergat depois se tornaria pentacampeão e o recordista  da prova (vitorias nos anos de l995, 96, 98, 99 e 2000).

Émerson começou desde pequeno a praticar corridas na sua cidade natal. A primeira prova que marcou sua carreira no atletismo foi disputada em Foz do Iguaçu, na 2ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná. Esta vitória lhe abriu o caminho, e no ano de 1.989, com apenas 15 anos, se mudou para a cidade de Londrina, no norte paranaense. No ano seguinte, foi campeão brasileiro juvenil dos 5.000 metros, onde acabou recebendo convite par integrar a equipe da Funilense, sediada na cidade de Cosmópolis (SP). Sua performance melhorou consideravelmente, obtendo grandes resultados. Ele carrega até hoje um recorde juvenil, que já dura 23 anos, na prova dos 5.000 metros, com 13min59seg, em Seul. 

Foi o primeiro brasileiro a vencer uma etapa de cross do circuito da IAAF, no ano de 1.996, e Amendoeiras (Portugal)No ano seguinte a consagração na carreira, e a vitória da São Silvestre, superando os favoritos Paul Tergat, o equatoriano Silvio Guerra, os sul-africanos Hendrick Ramaala e John Morapedy, além do brasileiro Vanderlei Cordeiro. No ano de 2.007 encerrou a carreira, após enfrentar problemas de contusão (tendinite nos dois calcâneos). Ainda continua envolvido com o esporte, participando de eventos relacionado ao pedestrianismo. No flagrante Portellinha, Émerson, Milton  e Alex Lobo, quando da 2ª Corrida Gran Villagio. Na outra foto, Emerson cruzando a linha de chegada da São Silvestre, no ano de 1.997, com o tempo 44 minutos e 41 segundos, para espanto de todo o mundo.