sexta-feira, 15 de maio de 2015

Recordar é Viver: "A emoção dos palmeirenses na visita ao Allianz Parque"









Por Wanderley `Tico´ Cassolla


No último sábado, juntamente com um grupo de 23 palmeirenses de Garça, estivemos visitando a nova arena palmeirense. E voltamos impressionados com a beleza a grandeza do Allianz Parque, uma obra gigantesca e monumental.  De quebra ainda assistimos o jogo Palmeiras 2 x 2 Atlético Mineiro, que abriu o Campeonato Brasileiro deste ano.

Acompanhamos uma excursão das mais animadas, iniciativa conjunta dos palmeirenses Valmir Marini, Nezinho Bonfim e Marco Antonio Morais. Confesso que, como esportista, já participei de várias outras, também marcantes. No dia 09 de outubro de 1977, o corintiano Marcelo Nassif Avelar, levou 40 garcenses para assistir o segundo jogo da final do campeonato paulista entre Corinthians x Ponte Preta. Num Morumbi lotado, com 150 mil torcedores (recorde de público), a Ponte Preta ganhou por 2 a 1. Depois no jogo seguinte, o Timão venceria a mesma Ponte (gol de Basílio), quebrando um tabu de 20 anos sem títulos. Daquele jogo só guardo com muito carinho, o ingresso. Naqueles tempos fotos nem pensar. No final do ano de 2.001, em outra excursão, organizada pelo corintiano Enéas Filho, fomos ver a final da Copa do Brasil, novamente no Morumbi: Corinthians 1 x 3 Grêmio (campeão).

Mas a visita no tempo palmeirense foi demais. A modernidade está presente. Desde a chegada, entrada, acomodação e saída, é tudo de primeiro mundo. O torcedor palmeirense quando entra pela primeira vez na arena não tem como não “arrepiar”, principalmente na hora que da de cara como o tapete verde. É tudo muito lindo, um verde de encher os olhos.

Com o ingresso na mão fomos recebidos pelos atendentes com um cordial “boa tarde”. Para chegarmos aos nossos assentos, fomos de escada rolante. Isto mesmo. Parecia que estávamos entrando num shopping. Nossos lugares reservados, sem nenhum intruso. Local coberto, sem sol e sem chuva. Banheiros limpos e higiênicos. E uma visão privilegiada do campo de jogo. Um telão com imagem em “HD”, transmitindo o jogo ao vivo. Bom quanto ao jogo, acreditamos que ficou até num segundo plano. A emoção de conhecer pela primeira vez a arena superou tudo.

A delegação garcense (foto) que jamais esquecerá este dia, com muitas histórias e lembranças para contar: Valmir Marini, Paulinho do SAAE, Zé Becão, Edinho, Milton, Miltinho Mancera, Michel, Augusto, Rodrigo, Zé Renato, Pablo, Zé Roberto do Despachante Líder, Zetão Modesto, Adolfo, Rodrigo `Agrião´, Cadu, Marquinhos Teodoro, Bertão, Magal, Nezinho Bonfim, Marcão e Bruninho Morais. Motorista: Jairo.

A ARENA:  A inauguração oficial do Allianz Parque foi no dia 19 de novembro de 2014, como o jogo entre Palmeiras e Sport, pela trigésima quinta rodada do Campeonato Brasileiro de 2.014.  O Palmeiras perdeu por 2 a 0 pelo clube pernambucano. O primeiro gol oficial da arena foi marcado pelo atacante Ananias, do Sport, aos 31 minutos do segundo tempo.

Batizada como Allianz Parque, a arena tem 43.600 lugares cobertos, 178 camarotes privativos de 12 a 21 lugares, um restaurante panorâmico, lanchonetes, lojas, centro de convenções com estrutura modular para até 1.500 visitantes, centro de mídia para até 1.000 profissionais da imprensa, um memorial com espaço multimídia com registros da história do clube e estacionamento coberto contíguo para até 2.000 carros, com vagas exclusivas para motocicletas e bicicletário. Eventos múltiplos, como shows e concertos, podem receber até 55 mil espectadores. 

De acordo com a construtora, na arena há 889 espaços para cadeirantes, 778 assentos para pessoas com mobilidade reduzida, 122 assentos para obesos, 63 banheiros acessíveis e exclusivos, distribuídos em todos os setores das arquibancadas inferior, superior e camarotes. Além disso, há 15 elevadores, 26 escadas rolantes, rampas de acesso e bilheterias especiais. No estacionamento, há 49 para portadores de necessidades especiais (PNEs), localizadas próximas aos elevadores e 78 vagas para idosos. Dois astros da música popular já realizaram show na arena: Paul McCartney e Roberto Carlos, para um público de 50 mil pessoas. No próximo dia 07 de junho será a vez da Seleção Brasileira enfrentar o México, em jogo preparativo para a Copa América 2.015. A Arena é decorrente de um consórcio entre o Palmeiras e a empresa WTorre Properties/Arenas, do Grupo WTorre, numa parceria de 30 anos.