sexta-feira, 22 de maio de 2015

Recordar é Viver: "Livro conta a história do Garça"









Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Como faço todas as manhãs de sábado dou uma passada na loja de esporte do corintiano Enéas Filho, para colocar o papo em dia, especialmente sobre o futebol. É ali que se reúne um grande numero de esportistas para dar aquela “corneteada” do que aconteceu durante a semana e o que vai rolar no final. Quem quiser ficar bem informado é só passar por lá.

No último sábado quando cheguei, logo veio o Enéas de encontro, com um livro na mão, e pergunta: você já viu? Respondi, que não. Então foi o Luiz Maurício Teck que escreveu. Aí ele já dispara um monte de escalações e curiosidades do Garça. Não me restou alternativa senão sentar no sofá e querer ler o livro inteiro. Confesso que dei uma verdadeira volta no passado e pude ver muitas coisas que não imaginava.

Meus parabéns ao amigo Luiz Maurício Teck de Barros pela belíssima idéia. Um trabalho de fogo e de muita pesquisa. Vale ressaltar que a quase totalidade das informações foram compiladas nos arquivos do nosso Jornal Comarca.  Um livro que resgata toda a trajetória do futebol profissional, no período que vai de 1.950 à 2.004, distribuída em 597 páginas.

No livro você poderá ver dados da fundação do Garça Esporte Clube e depois do Garça Futebol Clube. Jogadores que vestiram a tradicional camisa do “Azulão”.  Número de jogos. Estatísticas dos confrontos contra todos os adversários. Títulos e principais conquistas. Qual foi a maior goleada que o Garça aplicou, assim como a maior goleada que sofreu. Em qual jogo ocorreu a estréia do goleiro Waldir Perez, a maior revelação de nosso futebol. Quando foi a estréia do famoso ponta esquerda Rinaldo, que jogou na famosa academia do Palmeiras e também na seleção brasileira. Quem foi o goleiro que marcou um gol no goleiro adversário (e não foi de pênalti não, foi com a bola correndo). O dia que o Garça disputou dois jogos num mesmo dia e horário. Quando foi a primeira vez que o Garça participou da Loteria Esportiva (quem não se lembra da zebrinha da TV), e etc. 

O leitor poderá ver estas e muitas outras informações. Para adquirir o livro é só entrar em contatos com o próprio autor, ou dar uma passada na Enéas Esporte, que irá disponibilizar alguns exemplares para quem quiser saber mais do futebol profissional garcense.

Veja como estão ex-jogadores do Garça, que foram lembrados, até porque marcaram época. Da esquerda para direita: Davi, Agamenon, Tuta e Abegar.  O Agamenon teve o privilégio de jogar no Garça Esporte Clube (anos 50) e depois do Garça FC (anos 60). Já o Davi, Tuta e Abegar integraram o memorável esquadrão do Garça FC do início dos anos 70. Um dos melhores times montados na cidade.  Na outra foto, Nelsinho (esq) e Jacó, que defenderam o Garça, no ano de 1.965. Há!!! Voltando as curiosidades que relatamos acima, vamos revelar uma. A maior goleada da história do Garça (EC ou FC) foi no dia 23 de abril de 1978, quando o “Azulão” massacrou o Olímpia pelo elástico placar de 11 a 0. Quem quiser saber as outras é só adquirir o livro.