sexta-feira, 3 de julho de 2015

Recordar é Viver: "Nelson Ichisato, da Quintadinha e das Cerejeiras"









Por Wanderley `Tico´ Cassolla


A atração deste final de semana fica por conta de mais uma `Festa das Cerejeiras´, que neste ano chega a sua 29ª edição. Por isto a coluna da um tempo pra bola e homenageia o Sr. Nelson Kosche Ichisato, o “Pai das Cerejeiras”. 

Segundo o santista Celso Luiz Ramos, radicado em São Paulo, hoje Garça é reconhecida nacional (e até internacionalmente) como um grande polo da indústria eletroeletrônica. No futebol é a cidade onde nasceu o ex-goleiro Waldir Perez (ex-São Paulo) e o ex-lateral-esquerdo Roberto Carlos. Para completar a `Festa das Cerejeiras é outro carro chefe em termos de divulgação e promoção da “Sentinela do Planalto”. 

Vale ressaltar que é o maior evento paulista voltado para a cultura oriental, além de fazer parte do calendário estadual de eventos desde o ano de 1.992. O grande responsável pelo bosque das cerejeiras  é o imigrante japonês Nelson Kosche Ichisato, natural da cidade de Oshima-Yamagutiken, garcense nato por adoção.  

Tudo começou no ano de 1.979, quando ele começou a plantar as primeiras cerejeiras (foto). No início foram  110 mudas  adquiridas na cidade de Campos do Jordão e distribuídas estrategicamente ao redor do lago. Naquela época chegou a ser questionado, pois o clima garcense não seria propício. Porém, todas as manhãs ele estava lá, acreditando numa florada. Com um balde pegava água no lago e com a mais pura paciência oriental regava planta por planta. As árvores foram crescendo. Uma forte chuva quase pois tudo a perder. Mas ele não desanimou. Adquiriu mais plantas e não cansava de afirmar: logo virá uma florada, pode acreditar. O principal adubo: o amor que ele nutria pelas cerejeiras (sakura). Bem o resto não precisava falar mais nada. Hoje são aproximadamente 500 árvores da espécie `Serrula Tamque, que dão um brilho todo especial a festa.  Em outro flagrante veja como era o lago artificial professor “J.K. Williams”, onde fica o bosque das cerejeiras.´

Agora voltando ao âmbito esportivo, no mesmo ano de 79, o “seo” Nelson teve outro motivo para comemorar, tudo porque o time de futsal da Quitandinha, que comandava juntamente com o filho Nao Ichisato, ganhava o título municipal da modalidade. Recordamos a ótima equipe de “futebol de salão” da Quitandinha, quando de mais um jogo disputado no Ginásio Wilson Martini, em pé da esquerda para direita: Micuim, Tulio Calegaro, Joatan, Mario Funakawa, Tico, Nao Ichisato e Vilson Cirilo; agachados: Ridê, Carlinhos Gino, Nôzinho, Hélio Tercioti e Rola.

E quem não se lembra da Quitandinha, hein? Foi a mais famosa lanchonete de  vitaminas e sucos de outrora. Ficava localizada no interior da antiga estação rodoviária, próxima à Farmácia São Judas Tadeu, do João Vizoto. A moda era tomar uma vitamina, comprar  balas ou chocolate e depois assistir um filme no Cine São Miguel, do outro lado da rua. Como grande esportista, além da Quitandinha, “seo” Nelson tem outra paixão: o Corinthians. E saudades do Garça FC, onde era fervoroso torcedor  e jamais perdia um jogo no “Frederico Platzeck”.