sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Recordar é Viver: "Paschoal Martucci, o famoso artilheiro do Garça"









Por Wanderley `Tico´ Cassolla

Hoje a coluna recorda um atleta que marcou época no futebol profissional do interior, e que inclusive envergou a jaqueta do tradicional “Garça Esporte Clube”, que antecedeu o Garça Futebol Clube, no início dos anos 50.

Trata-se de Paschoal Martucci, que nos meios futebolísticos ficou consagrado como “Pavão”, justamente por sua forma inteligente e garbosa de atuar, que, infelizmente, está cada vez mais escasso de se ver nos dias atuais.

Pavão nasceu na cidade de São Manuel aos 26 de outubro de 1927, onde em 1948, com 21 anos, já se despontava na famosa e forte “Sãomanuelense”. Depois fez sucesso em várias equipes, principalmente no Rio Claro e no Cornélio Procópio, no norte do Paraná, além do Garça Esporte Clube.

Em Garça, “Pavão” atuou em 1950, considerado o “Ano Santo”, em virtude da expectativa da vitória da Seleção Brasileira, na Copa do Mundo realizado no Brasil, o que também infelizmente não ocorreu diante do revés para o Uruguai por 2x1, no Maracanã.

Atuando como “ponta de lança”, Pavão jogou ao lado de várias outras “feras” que também marcaram de maneira inesquecível suas passagens por nossa cidade, como os estrangeiros Villalba e Martin Carvalho. Veja o Garça da época. Em pé da esquerda para direita: O dirigente Augusto “Alemão” Andreta, Fordinho, Máximo, Ferreira, Martin Carvalho, Dias e Moura; agachados: Ferrari, Carlito, Paschoal, Ceci e Villalba. O treinador era o Bilé.

Além de funcionar como um verdadeiro “garçom”, servindo seus companheiros de ataque após desconcertantes dribles e jogadas de classe, “Pavão” entrou definitivamente para a galeria dos grandes goleadores ao assinalar, entre seus tentos com a camisa do GEC, o primeiro gol de bicicleta. Um lance raro,  imortalizado  por Leônidas da Silva, o “Diamante Negro”, artilheiro do São Paulo Futebol Clube nas décadas de 1930/40. 

O golaço de bicicleta de Pavão foi marcado no antigo Estádio de Vila Williams, que ficava defronte a atual Santa Casa de Misericórdia de Garça, e justamente diante do maior rival do Garça: o São Bento de Marília, para delírio do grande número de torcedores que acompanhavam aquele autêntico clássico do interior paulista na época.

No  mês de dezembro de 2011, numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Garça, através da Secretaria de Esportes, “Pavão” foi o convidado de honra nas festividades de encerramento daquele ano esportivo em nossa cidade, sendo recepcionado pelas autoridades locais que lhe conferiram um belíssimo troféu, entregue no palco do Teatro Municipal, onde o mesmo foi ovacionado por todos os esportistas que participaram daquele emocionante evento.

Paschoal Martucci é casado em segundas núpcias com a sra. Ana Luíza, sendo que de seu primeiro casamento com a sra. Maria Mercedes, já falecida, nasceram as filhas Rita de Cássia, Tina, Mônica e o filho Chico Martucci, todos residentes em São Manuel, onde goza de merecida aposentadoria como oficial de cartório. Com excelente memória no auge de seus 87 anos, não cansa de contar suas peripécias e malabarismos que fazia com a bola em seus pés, principalmente do gol de bicicleta contra o São Bento de Marília, envergando a honrosa jaqueta do Garça Esporte Clube, na década de 50. No flagrante Pavão aparece sentado no chão, no meio de dois “becões” adversários, olhando a bola encobrindo o goleiro.  

Na outra  foto veja recente encontro do ex-presidente do Garça Futebol Clube e ex-prefeito de Garça Cornélio Marcondes com o artilheiro Paschoal “Pavão” Martucci, ladeado por suas filhas Mônica e Tina, em São Manuel, onde o mesmo foi contemplado com uma réplica da camisa “Azulão”.