sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Recordar é Viver: "Pedro Falcão e as fotos do Brasil na Copa de 58"







Por Wanderley `Tico´ Cassolla


A seleção brasileira deu o pontapé inicial para a Copa do Mundo da Rússia (2.018). Só que deu um chute contra. Na última quinta-feira os comandados do técnico Dunga tomaram um chocolate do Chile e 2 a 0 no placar, em jogo válido pelas eliminatórias sul-americanas. Na próxima terça feira (13) às 22 horas, contra a Venezuela, na Arena Castelão, em Fortaleza, vai acontecer o outro “pega”.

10 países compõem o grupo: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Todas se enfrentam em turno e returno em grupo único. Os quatros primeiros colocados garantem vaga para a Copa do Mundo Rússia 2.018, enquanto o quinto lugar disputa um play-off intercontinental.  No total o Brasil cumprirá 18 jogos (ou 20) para selar o passaporte rumo a mais um mundial. Importante ressaltar que a Seleção Brasileira é a única que participou de todas as edições da Copa do Mundo. E também é a maior vencedora, a única pentacampeã mundial: Suécia (1.958), Chile (1.962), México (1.970), Estados Unidos (1.994), Japão-Coréia (2.002).

E falando na maior competição esportiva do planeta, nesta semana encontramos algumas preciosidades da Copa da Suécia (1.958), quando da primeira conquista brasileira. Tudo porque o palmeirense Pedro da Silva Falcão guarda com muito carinho algumas fotos da preparação da seleção brasileira daquela copa. Sem falar que todas as fotos estão devidamente autografadas pelos craques da seleção, dentre os quais Pelé, Gilmar, Pepe, Djalma Santos, Mazola, o massagista  Mário Américo, Beline, Zito e até mesmo o chefe da delegação, Paulo Machado de Carvalho, o “Marechal da Vitória”. 

Ao que tudo indica os autógrafos são verdadeiros. Convenhamos uma relíquia de valor inestimável. Na época o “seo” Pedro Falcão trabalhava como policial militar em São Paulo, e um colega de farda, foi reforçar a segurança da seleção brasileira em Poços de Caldas e lhe presenteou com algumas fotos (todas autografadas) pelos craques brasileiros. Seo Pedro (83 anos), um paraibano apaixonado pelo futebol, vai identificando os jogadores, recordando a grande fase do futebol brasileiro. Um acervo de fazer inveja a qualquer um.

Você sabia que a seleção fez a pré-temporada na cidade de mineira de Poços de Caldas (foto)? Tudo começou ali e foi muito bem planejado pelos dirigentes brasileiros.  Dos 33 convocados na lista inicial, o médio Zizinho, já com 37 anos, foi a ausência reclamada por parte da imprensa. O elenco se apresentou no dia 7 de abril e iniciou os treinamentos nas cidades mineiras de Poços de Caldas e Araxá. Para fechar a lista de 22 jogadores, a equipe fez quatro jogos preparatórios – dois contra o Paraguai (5 x 1 e 0 x 0) e dois contra a Bulgária (4 x 0 e 3 x 1). Houve ainda um jogo-treino contra o Flamengo (a seleção perdeu por 1 x 0) e outro contra o Corinthians, a três dias da viagem para a Europa. 

O Brasil goleou por 5 x 0, com gols de Pepe (2), Garrincha (2) e Mazzola. Mas aí veio o drama: Pelé recebeu uma entrada violenta do lateral corintiano Ari Clemente e sofreu torção de tornozelo. Pelé corria o risco de ser cortado (Almir Pernambuquinho entraria em seu lugar). Só que a comissão técnica decidiu levar Pelé mesmo machucado, pois estaria apto a entrar na terceira partida.

Antes de desembarcar na Suécia, o escrete nacional passou na Itália para dois amistosos: 4 x 0 contra a Inter de Milão e 4 x 0 contra a Fiorentina. Neste amistoso, o ponta direita Garrincha foi sacado do time por causa de uma molecagem nessa partida. Ele driblou os adversários, passou pelo goleiro e, em cima da linha de gol, ficou esperando a chegada de mais outro defensor antes de tocar de calcanhar.