segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Coluna Bate Pronto (10/11)



O Corinthians manteve os 11 pontos de vantagem sobre o Atlético-MG, a quatro rodadas para o encerramento da temporada/15 do Brasileirão. O time de Parque São Jorge venceu o Coritiba, 2 x 1, no Itaquerão, com gols de Jádson, cobrando pênalti, e Lucca, no final da partida. Por sua vez, o Galo mineiro, com Dátolo, adiou a comemoração alvinegra para a próxima rodada.

Demais resultados: Atlético-PR 2 x 1 Avaí; Fluminense 2 x 3 Chapecoense; Internacional 1 x 0 Ponte Preta; Palmeiras 0 x 2 Vasco da Gama; Joinville 0 x 0 Santos; Cruzeiro 2 x 1 São Paulo; Sport 1 x 0 Grêmio e Flamengo 4 x 1 Goiás. O Corinthians segue liderando, com 76 pontos, 11 a mais que o Atlético-MG. O Grêmio segue em terceiro (59), seguido do Santos (54). O São Paulo é o quinto (53). Os outros paulistas: Ponte Preta (50) e Palmeiras (48). Estariam caindo para a Série B: Goiás (34), Coritiba (34), Vasco da Gama (33) e Joinville (31).

O elenco do simpático Santa Cruz-PE talvez não esperasse por essa. Após vitória de virada sobre o Bahia, fora de casa, que o recolocou no G-4 da Série B, 2 x 1, o time foi recepcionado na volta ao Recife por centenas de torcedores, no aeroporto dos Guararapes. Considerada uma das `massas´ mais fiéis do país, a torcida está ensandecida com a possibilidade de retornar à Série A, após passar por todas as divisões do futebol nacional. Com 55 pontos, o `Santinha´ está em quarto lugar e joga hoje à noite no Arruda, frente ao Oeste de Itápolis. Depois vai ao Rio de Janeiro para enfrentar o Botafogo e a Mogi-Mirim para medir forças contra o rebaixado Sapão da Mogiana. Na última rodada, em casa, o oponente será o Vitória da Bahia.

Aliás, o Botafogo carioca lidera a Série B, com 65 pontos, cinco à frente do América-MG, que é o vice-líder. Em terceiro aparece o Vitória-BA, também com 60 pontos, porém, perdendo nos critérios de desempate. Já estão com o rebaixamento definido: Mogi-Mirim e Boa Esporte. O ABC (28 pontos) está com a corda no pescoço. A última vaga está entre Macaé-RJ e Ceará, ambos com 38 pontos e quatro atrás de Criciúma e Oeste de Itápolis.

O esporte garcense ficou mais pobre ontem com a notícia do falecimento de Antonio Tertuliano Calegaro, o Túlio. Ao lado da esposa Ione, ele participava de uma excursão a Santa Catarina. Passou mal e acabou internado em hospital de Joinville, na Unidade de Terapia Intensiva. Após breve melhora, ele voltou a ter o seu quadro piorado, vindo a falecer, para tristeza da comunidade de Garça.

Um dos mais respeitados esportistas da história, Túlio se destacou como um grande atleta amador, defendendo os maiores times de nossa várzea, entre os quais, Rodoviáriao, Frigus, Casa Ipiranga, Ipiranga, Guanabara, Salec, Guarani e Flamengo, entre outros. Também atuou pelo GFC entre os anos de 1977 a 80. Passou ainda pelo Salão Carter no suíço e Dinos, no máster, agremiação onde conquistou o municipal de 2011. Também foi um dos nomes mais conhecidos do futsal, quando à época, a modalidade era conhecida como o “esporte da bola pesada”.

Foi dirigente esportivo municipal, comandando a extinta CCE – Comissão Central de Esportes e, ao lado dos amigos Galdino de Almeida Barros (in memorian) e Tico Cassolla, organizou o futebol suíço desde os idos do `terrão´. Em 1994 fundou a escolinha Juventinho, que ficou em atividade por 21 anos, participando de competições e ações sociais, das quais tinha muito orgulho. Treinou mais de mil atletas, todos com passagem pelo seu projeto voluntário, que funcionou durante mais de duas décadas no Toyotão, em vila Rebelo.

Um dos momentos mais emocionantes de Túlio Calegaro ocorreu no dia 20 de março de 2014, quando recebeu o título de `Cidadão Benemérito´ garcense. O autor da propositura foi o vereador José Aparecido da Silva, o Zelito, sendo aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal, que recebeu um grande público na ocasião.

Recentemente, na semana anterior à viagem, Túlio ainda comandou a sua equipe na decisão do municipal sub/13, diante do CHG. Participou da premiação e se mostrava bastante satisfeito com mais uma geração de atletas revelada por ele. Túlio deixa um legado de respeito, amizade, carinho e exemplo, que o transformou num dos maiores nomes da história do futebol garcense em todos os tempos.

 Fonte: Jornal Comarca de Garça

Atualização 1 - O SPFC anunciou a dispensa de Doriva, um mês após a sua contratação. Milton Cruz assume e ficará até o fim do ano à frente da equipe;

Atualização 2 - dois atletas do Internacional foram flagrados no exame antidoping: Nílton e Wellington. Os exames foram realizados em jogos contra Corinthians e Palmeiras;

Atualização 3 - Após Messi e Aguero, agora foi Carlito Tevez a ter confirmada a sua ausência pela seleção argentina diante do Brasil. Ele está contundido e acabou cortado.