sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Recordar é Viver: "O mestre Tulio `Bem´ Calegaro"









Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Esta semana a cidade ficou mais triste. O esporte garcense perdeu uma de suas bandeiras, com o falecimento do santista Antonio Tertuliano Calegaro.  O “Túlio  Bem Calegaro”, do Garça FC, o Túlio do futebol amador, o Túlio do futebol suíço e do master. O Túlio do Juventinho, o Túlio professor da garotada, com seu brilhante trabalho social. Enfim o Túlio Bem Calegaro, amigo de todos e admirado por todos. Para mim que convivi com ele por mais de 40 anos, fica difícil escrever algo. 

Então a coluna hoje é de autoria de um dos seus eternos alunos, o sãopaulino João Marcos Roldão. Ninguém melhor do que ele para dizer quem é ou quem foi o Túlio Bem Calegaro. Professor, amigo, batalhador, padrinho, conselheiro. Poderia citar mais um milhão de sinônimos para Túlio, você tanto batalhou com um sorriso no rosto e alegria no coração mesmo sendo oito horas da manhã e tendo que treinar centenas de crianças por quase vinte anos sem receber ou desejar NADA em troca. 

Você fez muito mais do que isso, mostrou há um garoto de 15 anos de idade e para uma cidade inteira que a vida só é bela se lutarmos para isso, que nada é impossível quando se tem fé em Deus e sei que você desempenhou com o maior êxito possível a missão que Ele te deu em terra. Você acumulou muito mais do que as meras riquezas humanas, você acumulou amor e o deu da mesma forma, não mediu esforços para manter os sonhos vivos de tantas crianças e adolescentes da minha idade, formou muito além do que atletas, formou cidadãos de caráter.

Seus ensinamentos ultrapassaram os limites das quatro linhas, muitas pessoas deveriam seguir teu exemplo, meu amigo, e lutar até o último instante independentemente das adversidades físicas, econômicas, sociais e qualquer outro tipo de barreira que temos que enfrentar de frente, assim como você fez. 
Muito obrigado por ter aceitado o meu convite, por ter o privilégio de ter você como o padrinho de Crisma, meu terceiro sacramento, justamente pelo fato de você ser tão forte aos meus olhos e confiante nas obras de Deus.

Não consigo achar mais palavras para tentar descrever o quão grande e presente você é em minhas atitudes, só queria agradecer pelos refrigerantes tubaínas depois dos treinos, pelas dicas nas reposições de bola, por me falar como estar na comunidade me ajudaria (e como tem me ajudado), que nada me derrubaria estando junto a Deus, por ter sido este homem digno do respeito de todos da cidade, por ter resgatado e impedido jovens seguirem por caminhos obscuros através de um esporte até ter mostrado a todos que a fé e a humildade de um indivíduo pode dar a ele conseqüências muito maiores do que dinheiro ou visibilidade. 

Você partiu, foi ao encontro do Pai, ao lado do seu irmão, Mazolinha. Com certeza estarão no colo de Maria. Mais uma estrelinha estará brilhando no céu e para sempre em minha memória. Obrigado, Túlio. Do seu afilhado, goleiro, amigo e profundo admirador, João Marcos”. 

Nos flagrantes, Túlio e esposa Ione, numa das campanhas do Juventinho entregando doações aos Vicentinos de Garça. Túlio e seus “pupilos” com o material de treinamentos. Na outra recebendo merecida homenagem do ex-prefeito Júlio Marcondes de Moura (Julinho); Túlio defendendo o Garça FC; Túlio com os futuros craques da Escola Juventinho; Túlio com a Comissão Organizadora do futebol suíço e os troféus; Túlio “Cidadão Benemérito Garcense”.