segunda-feira, 23 de maio de 2016

Coluna Bate Pronto (24/05)


Hibernin, time alviverde da Escócia, que não era campeão desde 1902

Torcida suportou 114 anos de tabu
O conhecido trio de ferro do futebol paulista não teve um fim de semana positivo no Brasileirão/16. O Palmeiras perdeu a invencibilidade de oito jogos, ao ser batido pela Ponte Preta, em Campinas, na abertura da rodada, no sábado, 2 x 1. No domingo, de virada, após estar vencendo por 2 x 1, o Corinthians acabou superado pelo Vitória - não vencia o alvinegro pelo Brasileirão há 20 anos -, no Barradão, 3 x 2. E no Morumbi, o São Paulo perdeu para o Internacional, 2 x 1.

O Santos, de virada, bateu o Coritiba no domingo pela manhã, 2 x 1. Demais resultados da 2ª rodada: Fluminense 2 x 2 Santa Cruz; Cruzeiro 2 x 2 Figueirense; Grêmio 1 x 0 Flamengo; Atlético-PR 1 x 1 Atlético-MG; Sport 1 x 1 Botafogo e Chapecoense 3 x 1 América-MG. Lembrando que, após duas rodadas apenas, nenhuma equipe tem 100% de aproveitamento, fato não ocorrido desde 2003.

Um dos mais longos tabus da história do futebol mundial foi quebrado no fim de semana. Pela Copa da Escócia, o Hibernian, atualmente na 2ª divisão, bateu o Glasgow Rangers, 3 x 2, tornando-se campeão após 114 anos. Foram 1.368 meses com o grito de campeão engasgado. Desde 1902, o planeta viveu duas guerras mundiais, mudanças ocorreram em quase todos os países existentes, gerações nasceram e morreram, ditaduras caíram, descobertas aconteceram e a festa da torcida alviverde não acontecia. Mas tudo acabou nos acréscimos, quando os `Hib´s´, como são conhecidos, fizeram o gol histórico.

Outra grande escrita, esta com meio século de duração, encerrou-se em Portugal. O Braga, após empate em 2 x 2 com o Porto, derrotou o oponente nos pênaltis, 4 x 2, tornando-se campeão da Copa de Portugal. Tal fato não acontecia desde 1966.

Ainda futebol internacional, com uma notícia difícil de acreditar. Mas vamos a ela: “O Pelileo massacrou no domingo por 44 a 1 o Indi Native em partida da Segunda Divisão do Campeonato Equatoriano de futebol, na vitória com placar mais elástico registrado nesta categoria, na qual o jogador Ronny Medina marcou 18 gols. O jogo foi disputado em Pelileo, nos Andes, na presença de cerca de 300 torcedores, testemunhas do fato insólito. A partida aconteceu com as duas equipes completas, mas com a superioridade do time local que marcou 24 gols no primeiro tempo e os outros 20 na segunda etapa, conforme publicou o jornal "El Comercio". O artilheiro da partida foi Medina, mas Carlos Manzano marcou seis e Joel Soto cinco. Os outros gols foram feitos pelos demais jogadores do Pelileo, com exceção do goleiro.”

O basquetebol garcense desperdiçou uma enorme oportunidade de classificação à final estadual dos Jogos Abertos da Juventude. Pelas semifinais do torneio da fase regional, no ginásio Jairão, em Assis, o sub/19 de Garça foi batido por Tupã, 73 x 54 (25 x 28). O mais interessante é que a equipe venceu os dois primeiros quartos e empatou o último. Porém, no terceiro, sem qualquer explicação lógica, perdeu por 22 x 3, justamente a diferença final do confronto. Tudo foi tentado, de substituições até pedidos de tempo, mas o time não se encontrou e depois não reuniu condições de recuperação. Estiveram em quadra: Carlinhos Siman (18), Cauê Gomes (10), Marcelo Mattos (7), Maurílio Santana (6), João Martins (4), Samuel Barros (4), João Cocão (2), Keven Luca (2) e Teóts (1).

Pela primeira vez em 2016, o futsal de base garcense perdeu os três jogos numa única rodada da fase de classificação dos campeonatos organizados pela LMFS, sediada em Marília. O fato aconteceu no domingo, quando as equipes da SEJEL estiveram atuando em Promissão. No sub/10 e sub/12, os locais venceram pelo mesmo placar: 4 x 3. Na partida de fundo, no sub/14, Promissão quebrou a invencibilidade dos garcenses, superados por 7 x 3 (Renan, Gustavo e Matheus Pieretti foram os marcadores). Os próximos confrontos, os últimos desta etapa das competições, serão em cinco de junho, no ginásio João Gonzáles, diante de Paraguaçu Pta..

De Flávio Ricco, no ‘Uol’: “A todo instante aparecem contratados da Globo carregando a tocha olímpica. Mas só os da Globo. Entende-se que os da Band e Record, que também têm os direitos de transmissão, não estão bem preparados fisicamente. Sandra Annenberg, Glenda Kozlowski, Isabela Scalabrini, Marcos Uchoa e Renato Peters foram alguns deles. E a fila ainda tem outros nomes bastante conhecidos. Todos da Globo.” 

Com a presença de muitos garcenses, aconteceu no sábado, em Marília, a primeira partida da série decisiva do Novo Basquete Brasil, entre Bauru e Flamengo, que venceu por seis pontos de diferença, 83 x 77. A segunda partida acontece na quinta-feira, 16h30, no Rio. Quem alcançar primeiro as três vitórias se consagrará campeão nacional.

Fonte: Jornal Comarca de Garça