sexta-feira, 13 de maio de 2016

Recordar é Viver: "Lions Club homenageou Nilson Bastos Bento"
















Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Os 50 anos da Copa Lions já entraram para a história da Taça Cidade de Garça. Segundo o presidente do clube de serviços, Abílio Sasso, foram  arrecadados em torno de 600 quilos de alimentos. Além da solidariedade, também destacamos as homenagens que o Lions Club de Garça fez para três esportistas garcenses, dando o nome nos troféus. Uma forma de reverenciar em vida pessoas que colaboraram de alguma forma com o nosso esporte. Este ano os três escolhidos foram: Nilson Bastos Bento (futebol suíço), Antonio Manoel Parreira (suíço master) e Antonio “Cobra” Roldão (futebol amador). 

Inegavelmente grandes personalidades esportivas, todas completamente engajadas em nossa comunidade. Pudemos notar a alegria e emoção de cada homenageado quando da premiação dos campeões. Veja o Nilson com os ricos troféus, um deles inédito, da primeira edição do ano de 1.966. Neste embalo a coluna hoje destaca o esportista e palmeirense Nilson Bastos Bento, o qual consideramos o “Pelé’ dos microfones garcense. 

A carreira do Nilson começou bem cedo, com apenas 12 anos, já era locutor no Serviço de Alto Falantes “A Voz de Garça”, na antiga Estação Rodoviária. Aos 15 anos foi convidado por Antonio Constantino Neto e Badu Barros para trabalhar na Rádio Clube de Garça. Com 16 anos, em 1.963, foi levado por Moacir Teixeira Pitta e Wilson Mattos para a Rádio Clube de Marília, na época uma emissora referência no rádio interiorano. Só que dois anos depois retornava a Rádio Clube de Garça, então de propriedade de Roberto Espíndola, para fazer história.

Atuou como locutor, repórter, apresentador de rádio jornal, até que em meados de 1.968 assumiu a gerência e dois anos depois passou a integrar o quadro de sócios da emissora. No flagrante Nilson como repórter cobrindo mais um jogo do Garça no “Platzeck”, entrevistando o zagueiro Tuta. Dezenas de jovens iniciaram-se no rádio a seu convite e muitos fizeram do rádio a sua profissão: Zancopé Simões, Zé Nello Marques, Renato Leal, Marcelo Guimarães, Jô Fabiano Pires, José Henrique e Carlos César Brito, Paulo Pereira, Tadeu de Brito, José Abrão Basso, Marcos Fidêncio, Valter Garcia, Roberto Dias e tantos outros.

Das grandes lembranças, destaca a participação de Garça no programa “Cidade contra Cidade”, em 1.969, na antiga TV Tupi, onde representou Garça “ao vivo” durante 4 horas e meia ao lado de Sílvio Santos, culminando com uma vitória inesquecível que rendeu, além das alegrias e da projeção da cidade, uma ambulância para Santa Casa local. Paralelamente, a rádio montou no ano de 1.970, um time de futebol suíço, graças a dedicação do inesquecível Clodoaldo Serzedelo. Foi Clodoaldo que deu ao time o nome Expressinho RCG (de Rádio Clube de Garça). No começo era formado somente pelos funcionários da rádio. O futebol suíço engatinhava na cidade, surgia o time da Eletrônica, Café São João, Prefeitura, Kosminho. Os jogos aconteciam no campo que havia no bosque municipal. Veja o time do Expressinho. Em pé da esquerda para direita: Jota Mara, Omar, Clodoaldo, o goleiro Nilson, Zé Abrão, Roberto Fior e Murilo. Agachados: Zento, Luiz Armando, Toninho Marques, Zé Nello e Sidnei Sampaio 

No ano de 1.989 mudou-se para a cidade de Ribeirão Preto, deixou o rádio, e montou uma empresa de segurança. Entretanto voltou para a sua querida e adorada Garça, em 2.010, e foi trabalhar na Rádio Universitária (foto). Atuou no jornalismo da Emissora e, aos sábados, lançou o programa “Porque hoje é sábado”, revivendo aquelas que considera as mais belas canções de todos os tempos. Atualmente ocupa o cargo de Secretário Municipal de Indústria e Comércio na Prefeitura de Garça por convite e nomeação do Prefeito Faneco. É formado em Ciências Econômicas pela Unimar, e se orgulha do diploma de Professor do Ensino Fundamental e possui os registros profissionais de Jornalista e Radialista junto ao MTPS. O Nilson é casado com a Professora Márcia Eloísa. Tem os filhos Alexandre casado com Morgana. Fernando casado com Martha e Eloísa casada com Beto de Souza. E os netos Milena, Henrique, Otávio e Luiz Felipe.