sexta-feira, 20 de maio de 2016

Recordar é Viver: "Rui Bonini completa 80 anos sendo homenageado pelo GRUP"








Por Wanderley `Tico´ Cassolla


Na noite da última quinta-feira (19/05) o GRUP – Grêmio Recreativo União Planalto -, se reuniu para aquele tradicional bate bola semanal e também para homenagear um dos seus mais ilustres atletas: O palmeirense Rui Bonini, que estava comemorando aniversário 80 anos, completados no último dia 16. Uma coisa é certa: cada ano que passa continua esbanjando saúde e vitalidade. E batendo um bolão. 

Participou ativamente dos jogos que aconteceram no campo de futebol suíço GRUP, sempre com aquela categoria que lhe é peculiar. Nós não só presenciamos suas jogadas, como tivemos a oportunidade de atuar ao seu lado, formando a dupla de ataque no time de camisas amarelas.

O GRUP (fundado no dia 19/08/1.999), tem como lema “muito mais que um clube”, numa alusão ao grande Barcelona, entregou uma camisa padronizada do clube, com o número 80 (foto). Nivaldo Gianezi  saudou o aniversariante, um exemplo de pessoa e esportividade, que foi aplaudido de pé. Assim como o diretor Ari Beguine, representando os amigos do GRUP, entregou um cartão de prata (foto) com os seguintes dizeres: “Parabéns ao Sr. Rui Bonini, pelos seus 80 anos. Agradecemos pela amizade, simplicidade e honestidade”.  Veja nos flagrantes: Nelson Fontes, Nivaldo, Rui Bonini e Ary Beguine, e a camisa comemorativa do evento. No outro flagrante o Sr. Rui Bonini ao lado do atleta e amigo Carlos.                          

A CARREIRA: Rui Bonini nasceu na Fazenda São Carlos, na vizinha cidade de Gália. Como bom brasileiro, a paixão pela bola começou cedo. A diversão  preferida na infância era jogar bola com as crianças, filhos dos moradores da fazenda. Devido os estudos foi para Marília, depois para Campinas. Mesmo estudando não largou o futebol. Até que foi para Piracicaba, frequentar a renomada Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiróz”. Participou de várias competições esportivas, sempre com destaque, até porque era polivalente, jogava tanto de quarto zagueiro como centroavante. Terminada a faculdade, retornou no ano de 1.960, para a sua Vera Cruz, e começou a jogar no Municipal, na 3ª divisão de profissionais. Como o Municipal parou um certo tempo com o futebol, Rui Bonini jogou em vários times varzeanos. Famoso na região defendeu o Gália (aspirantes), onde formou uma grande dupla de zaga com o Silvio “Goiano” Perez. Em Vera Cruz jogou com o garotinho Pedroso (beque central), em início de carreira. Até que se casou com a Dona Leila, e resolveu “pendurar as chuteiras” momentaneamente, mas continuou sempre ligado no futebol.

No ano de 1976 retornou com tudo aos gramados, agora no futebol society, na Chácara dos Amigos, em Garça, que depois se tornaria o GRUP. Não parou mais. No início o futebol era só nos domingos, depois no GRUP, jogos nas noites de quinta-feira e domingo de manhã. Dificilmente perdeu um jogo em todo este tempo. Segundo o “Seo” Rui “o futebol é uma verdadeira terapia”, uma pratica salutar para a saúde. Para manter esta invejável forma, mantém uma intensa atividade física na sua rotina diária. E mandou um recado para os amigos do GRUP: “vocês ainda vão ver muitas jogadas e gols saindo dos meus pés. Até os 88 anos no mínimo,  vou estar aqui correndo atrás da bola ”.